Salmão Marinado no Whisky e Grelhado com Molho de Cogumelos

quarta-feira, 13 de outubro de 2010

Gente, daqui a pouco vocês vão começar a dizer por aí que gosto de uma “pinguinha” pois ela sempre aparece nas minhas receitas, mas a verdade é que eu adoro o sabor que o álcool confere a alguns pratos, e fazem toda a diferença na sua receita. Gosto de testar novas combinações para descobrir novos sabores, mas uma das combinações que eu sempre repito é o salmão com whisky. Quem me ensinou a marinar o peixe no whisky e depois assar ou grelhar neste mesmo molho foi um japonês amigo meu que é um cozinheiro de mão cheia, conhecedor de carnes em geral. E desde que aprendi, há alguns anos atrás a receita é sempre sucesso, todo mundo gosta e pergunta o que foi que coloquei no tempero. É uma receita light, que não vai fazer você sair da dieta, coma sem culpa!
Salmão Marinado no Whisky e Grelhado com Molho de Cogumelos
(rende 2 porções)
 
Ingredientes:
500g de salmão dividido em dois filés altos
1 dose de whisky
3 colheres de sopa de azeite
pimenta-do-reino à gosto
sal marinho moído à gosto
2 xícaras de cogumelos paris fatiados
5 colheres de sopa de salsa fresca picada miudinha
1 colher de sopa de molho shoyu
 
Modo de Preparo: Em um recipiente fundo acomode os filés de salmão e regue-os com o whisky, o azeite, a pimenta e o sal. Faça furos nos filés com um garfo e vire-os dos dois lados para que fiquem bem besuntados no tempero. Cubra o recipiente com filme plástico e deixe em local fresco por 1 hora, marinando. Durante este tempo o peixe absorverá todo o tempero. Após o período da marinada aqueça uma grelha e quando estiver bem quente passe os filés de salmão para a grelha. Grelhe dos dois lados até dourar e regue com o caldo da marinada aos poucos. Aqueça um fio de azeite com o molho shoyu em uma frigideira e refogue os cogumelos por 3 minutos. Desligue o fogo, acrescente a salsa fresca picada e sirva com o salmão grelhado.
 
Bom Apetite!
 
Fabiana Pinfildi

20 Comentários para “Salmão Marinado no Whisky e Grelhado com Molho de Cogumelos

  1. Fabi, sou fã tbem de uma pinguinha…rs, como vc fiz (tanto q minha ultima postagem foi flambada). Adoro flambar todos os tipos de carnes, com conhaque, whisky, etc. Pior que os doces tbém na me escapam. O sabor é único.

    Bjo gde para vc!
    Dani

  2. A verdade é que o álcool deixa os alimentos mais saborosos e até macios :) Eu gosto muito! Esses cogumelos fazem um acompanhamento excelente :)

  3. Concordo plenamente,uma dose de alcool na comida só ressalta o sabor!

    Esse salmão está divino, menina,parece que vai sair do monitor e virá direto ao meu prato!

    Um sucesso a ser experimentado sem demora!

  4. Eu sei que você recebe zilhões de comentários, mas mesmo assim, quero que saiba que ontem dei um jantar em minha casa e usei duas receitas sua.Não sou muito de cozinhar, mas gosto de uma comida chique e um bom vinho. Os pratos fizeram o maior sucesso!Então queria agradecer a noite maravilhosa, que em parte você me ajudou a promover. Sigo vc faz tempo, nunca deixo comentários mas hoje resolvi mostrar o resultado do seu trabalho.
    bjs Lais

    • Oi Maria Helena, tudo bom? Fico feliz que tenha gostado da receita, mas acho que você está me confundindo. Meu sobrenome é Pinfildi :)
      Talvez alguém com este sobrenome tenha enviado o link para a sua amiga que o enviou a você. Pode ser isso né?
      De qualquer forma obrigada pela visita e seja sempre bem vinda ;)
      Bjos

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *