Mini panquecas para o café-da-manhã

terça-feira, 12 de outubro de 2010

 
Aproveitando que hoje é dia das crianças, trago como sugestão para o café dos pequeninos uma receita que toda criança adora: panquecas. Sempre vejo mini panquecas lá no Cozinha Travessa, o blog da minha amiga Dani, e acho linda a forma como ela usa as panquecas, sempre no café-da-manhã e sempre recheadas de coisinhas deliciosas como doce de leite, frutas, requeijão. Essa vontade de panqueca no café-da-manhã foi crescendo, foi crescendo até que decidi fazer, já que aqui em casa eu e o marido só paramos com tempo para tomar um gostoso café-da-manhã juntos aos finais de semana, e poderia perder uns minutinhos a mais preparando as panquequitas.
Acontece que algo saiu fora do lugar e a receita da Dani comigo não teve jeito, não dava liga, não fritava direito, grudava demais até na frigideira anti aderente, e a Dani deve ter “mãos para panqueca” melhores que a minha porque só deu certo quando mudei um pouquinho a receita, tive que acrescentar um tiquinho de óleo de girassol na massa pra fazer ela soltar da frigideira quando fritasse, e aumentar a quantidade de farinha para dar consistência. Mas desse jeito ficaram muito gostosas também, ficaram gordinhas e marronzinhas, e recheamos com queijo branco fresco e geléia francesa de frutas vermelhas, a minha preferida, com pedaços grandes de frutas e sem adição de açúcar. Não grudou nadinha e ficou pequenina como eu queria, nem precisei cortar para ficarem menores. 
Mini panquecas para Café-da-manhã
(rende 6 panquecas mini)
 
Ingredientes:
1/2 copo de leite desnatado 
2 colheres de sopa bem cheias de farinha de trigo
1 ovo inteiro
1 colher de chá de óleo de girassol
Modo de Preparo: Bata todos os ingredientes no liquidificador e frite em pequenas porções em uma frigideira pequena anti aderente. Assim que despejar uma porção na frigideira não espalhe muito, para ficarem pequenas e mais gordinhas quando cozinharem, espere levantar pequenas bolinhas na massa para então soltá-la e virá-la de outro lado. O tempo é em média 1 minuto de cada lado, em fogo baixo. Deixe dourar, retire do fogo e sirva com recheios de sua preferência. Você pode montar as panquecas em pilhas intercaladas com recheios ou servi-las sozinhas para cada um rechear como quiser. Uma delícia!!!


Dica: Seguindo a dica da Dani eu não acrescentei sal na massa, pois assim poderia rechear com recheios salgados ou doces, sem correr o risco de ficar salgado demais. Esta mesma receita faz panquecas salgadas para rechear, mas nesse caso dobre a receita e faça panquecas grandes e mais finas.
 
Bom Apetite!
 
E Feliz dia Das Crianças para os pequenos!
 
Fabiana Pinfildi

17 Comentários para “Mini panquecas para o café-da-manhã

  1. Oi amiga,que delicia ficou, achei super legal essa sugestão de faze-las pequenas para a criançada e não vejo a hora de prepara-las também, pena que ja servi meu café da manhã hoje rsrsrsrs, mais valeu mesmo. beijinhos e um ótimo feriado para voce, pq o meu, dei uma paradinha para descontrair e postar uma receitinha e ja vou trabalhar pq tenho pedidos de doces para entregar ainda hoje, feriado aqui no litoral o movimento aumenta e tenho que dar suporte para meus clientes sem medir esforços. La vou eu para a cozinha de novo.

  2. Acho que receita de panqueca é assim mesmo: cada um tem a sua!… a que melhor funciona com o nosso fogão, a nossa frigideira e as nossas mãos!…
    Lindas! aqui em portugal o dia das crianças é o 1 de Junho!
    babette

  3. Oi Fabi!
    Eu também acredito que a gente tem mão pra umas coisas e pra outras não. Tem coisas que eu sou uma negação, nem arrisco. Mas fiquei feliz com a sua solução, de acrescentar um tiquinho de óleo. Da próxima vez, tente um pouquinnho de manteiga, ao invés do óleo, acho que vai funcionar também e dar aquele sabor amantegado )

  4. Também tenho um sério problema em fazer panquecas, fiz várias vezes, mas ficaram tão feinhas, que não postei no blog. Mesmo feiosa as crianças adoram e sempre pedem, aqui o recheio preferido é a nutella.
    Vou tentar essas mudanças, e ver se da certo, até comprei outra frigideira esta semana, só pra ver se acerto.

    Bjos

  5. Bibi,
    Fiquei morrendo de vontade de comer panqueca!!!
    E quando vamos nos ver???!!!!
    Não vejo a hora de te encontrar, agora 2 blogueiras. : )
    Saudades.
    bjs grandes
    Clau

  6. Vou adaptar essa receita para comer na minha dieta de baixo carboidratos.
    Mas a receita vai dar bem mais do que eu vou consumir na hora, e queria perguntar o que você acha melhor… tem algum problema eu guardar as panquecas, já prontas, na geladeira? Ou devo guardar a massa?
    Obrigada! Beijo!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *