Manjar de Côco com Calda de Ameixas

sexta-feira, 08 de outubro de 2010

Gente, depois de fazer dieta a semana toda acho que merecemos um docinho no final de semana, concordam? E não precisa ser light não, pode ser a sua receita preferida, pode ser uma receita nova, enfim, o que vale é se recompensar da dieta com um pedaço do paraíso! Sendo assim, ofereço pra vocês a minha sugestão para o final de semana, uma das minhas sobremesas preferidas: O manjar de côco com calda de ameixas. Existem muitas receitas desta sobremesa por aí, mas a minha eu copiei do livro de receitas da minha avó, uma delícia de livro! A receita é simples e bem fácil de fazer, tenho certeza que vão adorar!
Manjar de Côco com Calda de Ameixas
(rende 12 porções)
 
Ingredientes:
Manjar
1 litro de leite
2 frascos de leite de côco
1 e 1/2 xícara de chá de açúcar 
150gramas de côco ralado 
2 colheres de sopa de amido de milho
 
Calda de ameixas:
1 xícara de chá de ameixas sem caroço
1 xícara de chá de água
2 colheres de sopa de açúcar
1 cravo da índia
 
Preparo da calda: Deixe as ameixas de molho na água por algumas horas. Depois junte o açúcar, o cravo e leve ao fogo até ferver. Aí então reduza o fogo e mexa até engrossar ao ponto desejado. Deixe esfriar até o momento de servir, se possível guarde em geladeira.  
 
Preparo do manjar: Deixe o côco ralado hidratando de um dia para o outro no leite. Se estiver usando côco fresco pule esta etapa. Em uma caçarola misture o leite com o côco hidratado, o leite de côco o açúcar e o amido de milho. Mexa em fogo baixo até levantar fervura. Aí então despeje o manjar sobre uma forma de buraco passada na água gelada e leve à geladeira por no mínimo duas horas. No momento de servir retire-o da forma e sirva bem gelado coberto com a calda de ameixas.

Bom Apetite!

Fabiana Pinfildi

29 Comentários para “Manjar de Côco com Calda de Ameixas

  1. Este é o doce favorito da minha mãe! Bateu saudade! Adorei sua versão cheia de coco ralado!! Babei até no monitor, também meio-dia, hora cruel!!! rsss
    Bjss

  2. Que manjar mais prático e delicioso!!
    Me lembrei aqui quando eu e minha irmã erámos adolescentes, inventamos fazer um manjar desses que vem a receita nas caixinhas. O manjar deve ter ficado umas 3 horas no forno assando e não pegou consistência, ficou igual leite kkkkkkk
    Ficamos traumatizadas…
    Mas com esse seu, não tem como não dar certo.
    Abraços, Daniana
    http://cozinhasemdrama.blogspot.com/

  3. Oi Fabi, que manjar é esse?…maravilhosooo!!!
    Amiga mandei hoje o seu prêmio, vou te mandar por email o número para o rastreamento no site do correio.
    Beijoss!!!

  4. È dos deuses mesmo esse manjar afff!!!
    sabe que tenho uma receita muito parecida mas faz algum tempinho que não faço!! quem sabe esse findi?!
    beijokas
    e passa no blog tem sorteio!
    ótimo sábado

  5. O seu manjar tá com uma cara super boa! Fiz um uma vez, daquelas embalagens prontas, mas não gostei muito não. O seu tem pedaços.. hummmm
    Beijocas

  6. Fabiana fiz esse manjar e ficou completamente liquido. Fiz exatamente como pedia a receita. A quantidade de de amido de milho como pede a receita(2 colheres) esta correta para 1 litro e leite e 2 frascos de leite de cooc?Obrigada

  7. Fabi,queria fazer de novo essa receita,mas qdo fiz,ficou muito liquido,quanto eu precisaria aumentar do amido de milho?? a receita pede 2 colheres para 1 litro e leite e 2 frascos de leite de coco. Mto obrigada!!!

    • Oi Vivian, são 2 colheres bem cheias de amido sim. Nesta receita é só esta quantidade porque como tem bastante coco ralado ele ajuda a “segurar” a consistência. Mas não basta somente colocar a quantidade certa de amido, é necessário deixar o creme levantar fervura, pois se o amido não cozinhar ele não vai fazer o efeito que o manjar precisa para firmar.
      Espero que você consiga da próxima vez.
      Beijo

  8. Olá Fabi queria uma ajuda sua referente a essa receita. Fiz ela ontem e não deu certo. O creme ficou cinza (penso que pode ser porque não usei o leite de coco sococo e sim um mais barato) pode ser isso??
    Também não endureceu o suficiente, será que foi porque as colheres de maizena que coloquei foram mais rasas??
    O sabor ficou maravilhoso, porém o aspecto não agradou.
    Aguardo seu Retorno.

    • Oi Denise, quanto ao manjar ter ficado cinza eu não faço a menor ideia do que pode ter acontecido, mas talvez seja a forma que você usou ou o bowl que usou para preparar. Alguns materiais reagem assim em contato com alguns alimentos, e pela sua descrição parece que o manjar oxidou. Quanto à solidificação certifique-se de que deixou o preparo com o amido levantar fervura antes de desligar, e eu costumo usar 2 colheres de sopa bem generosas de amido. Espero que dê tudo certo na próxima tentativa.:)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *