Falafel e Kebabs – Cozinha árabe

quarta-feira, 20 de outubro de 2010

Eu adoro comida árabe como vocês já sabem, e em casa sempre tenho pão sírio ou pão folha para quando dá vontade de fazer aquele lanchinho. Esses dias o marido me pediu pra fazer falafel, e eu que nunca tinha feito já pensei “uau, que trabalho que isso vai dar”, mas não consegui dizer não né, e fui atrás de uma receita de falafel, até que acabei juntando várias delas e fiz a minha. Pra quem nunca ouviu falar, o falafel é uma típica receita de bolinhos árabes feitos à base de grão-de-bico, o ingrediente principal da receita. Normalmente são feitos bolinhos com a massa e frita-se, mas eu como ando tentando reduzir as calorias preferi assá-los. Depois fizemos os famosos kebabs, esses sanduíches árabes enrolados no pão folha, a refeição foi deliciosa, saímos da mesa completamente satisfeitos e felizes! No fim das contas não foi difícil não, a parte mais demorada é cozinhar o grão-de-bico, mas como eu sempre tenho eles já cozidos e congelados no freezer facilitou.
Falafel (Bolinhos Árabes de Grão-de-bico)
Rende 12 unidades
 
Ingredientes:
2 xícaras de grão-de-bico cozido e amassado (ou processado) 
1 batata crua descascada e ralada
1 cebola picadinha
3 dentes de alho picadinhos
3 colheres de sopa de salsa fresca picada
1 colher de sopa de coentro picadinho
1 pitada de pimenta síria
1 pitada de cominho em pó
1 colher de chá de fermento em pó
1 colher de sopa de azeite
sal à gosto
 
Modo de Preparo: Amasse bem o grão-de-bico ou processe-o, mas sem deixar muito desfeito, deixe como grãos de sal grosso, por exemplo. Aí então misture ao grão-de-bico amassado a batata, a cebola, o alho, todos os temperos e misture bem. Acrescente o fermento e faça bolinhos com as mãos, redondos e achatados. Leve para assar em forno pré-aquecido em 200º em assadeira untada por 20 minutos e sirva com molho de tahine e iogurte (1 copo de iogurte + 1 colher de sopa de tahine + 1 alho amassado + suco de 1/2 limão +sal).
Kebabs
Para fazer kebabs basta colocar alguns bolinhos no centro de um pão folha. Aí cubra com tomates picados sem sementes, cebola picada, abobrinha grelhada em lâminas bem finas, folhas de rúcula e bastante molho de iogurte com tahine. Enrole o pão formando um rolinho com a borda de baixo dobrada para dentro para evitar que o recheio caia do sanduíche. É como se fosse fazer um envelope com o pão antes de enrolá-lo. 
 
Tahine: o tahine é uma pasta típica da culinária árabe feita a base de sementes de gergelim, é facilmente encontrada em empórios árabes ou grandes supermercados. É muito usada para fazer homus, aquela pasta de grão-de-bico que eu já dei aqui (dá um pulinho AQUI pra conferir), mas eu nem sempre uso quando faço, não acho assim tão essencial.
 
Bom Apetite!
 
Fabiana Pinfildi

18 Comentários para “Falafel e Kebabs – Cozinha árabe

  1. Ah, eu gosto muito de comida árabe também! Já tinha ouvido falar no falafel, mas não sabia do que era feito. Muito interessante essa receita!
    Beijos!

  2. Gosto muito de comida árabe, ainda não experimentei falafel, mas gostei da receita.
    Adorei a dica de deixar grão-de-bico cozido no freezer, nunca me ocorreu fazer isto.
    bjs

  3. olá!!fabiana!!adoro estas receitas,e adoro comidas,arábes,fico facinada,para fazer,estas receitas,as acho meio dificil,e até por que em algumas contem muito condimentos,mas ,algumas como estas em sua sugestão ficou ,e parece com ar de deliciosa,
    caroliny!!!

  4. Eu também gosto da comida árabe, mas… sempre tem um mas eu não gosto de cominho, então já viu né?! eu pulo essa parte rs, bjs
    Maura

  5. Eu sempre congelo grão de bico…acho que vou fazer o Falafel amanhã…parece fácil! Ainda mais que é assado, não como frituras!!! Adorei!
    Bjo
    Cae

  6. Tenho os falafel em lista de espera nas minhas receitas a testar. Gostei muito da tua receita por ser bem mais saudavel do que as versoes originais.

    Beijinhos

  7. Também adoro comida árabe, e hoje comi um kebab feito com filé mingnon. Você já fez assim? Estou procurando receita mas não encontrei. Abraço.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *