Um pouco mais do Hawaii – Comidinhas deliciosas em Oahu

domingo, 19 de setembro de 2010

 

Como eu faço sempre que viajo, gosto de investigar e descobrir lugares diferentes para comer, de preferência lugares que não sejam assim tão turísticos, mas sim aqueles frequentados pelos moradores locais, que são quem realmente conhece a boa comida do lugar. É claro que alguns lugares “turísticos” são também passagem obrigatória, e não podem ser deixados de lado em razão de sua boa fama e tradicionalismo. Este é o caso do Shrimp Shack, um furgão muito famoso à beira da praia ao norte da ilha de Oahu que vende diversos pratos preparados com camarões orgânicos cultivados em fazendas a menos de 5km dali. A proprietária, sempre muito simpática, posa para fotos como celebridade e é também a responsável por anotar os pedidos, receber o pagamento e preparar os pratos. Confesso que quando vi o furgão amarelo me atraiu mais a aparência simpática e hippie do lugar do que a comida propriamente dita, mas como estava ali não podia deixar de experimentar um dos famosos pratos que já foram recomendados pelo Travel Channel e pela Food Network, famosa revista americana. Não me arrependi, pedimos um mahi (peixe típico local) ao leite de coco e camarões na manteiga de alho, acompanhava arroz branco. Tudo muito simples, sentamos em mesinhas de alumínio à beira da estrada, mas de frente para uma praia paradisíaca e comemos em pratinhos descartáveis de plástico. Por dentro do furgão incontáveis fotos da proprietária ali mesmo no local com famosos como John Travolta, George Cloney e Kevin Costner, entre outros. Para arrematar, sendo uma apaixonada por milho, não podia deixar de pedir o que a proprietária nomeou de “Corn Dog”, uma deliciosa e suculenta espiga de milho branco mesclado com amarelo, também cultivada a poucos quilômetros dali, que vem fumegante, em um espeto de madeira e embrulhada em um pedaço de papel alumínio. Não deu tempo de tirar foto do prato principal, tamanha era a nossa fome, mas consegui tirar uma foto da linda espiga, que também acompanhava a manteiga de alho caseira. Assim descobrimos porque este lugar já atraiu tantos famosos e críticos de gastronomia, o Shrimp Shack é de fato uma parada obrigatória para quem passa por Oahu, e um belo exemplo de que comer bem, mas sem nenhum glamour pode sim ser uma experiência inesquecível. 

Outro lugar de comidinhas deliciosas que estivemos em Oahu é a sorveteria Bubbies, da qual já falei aqui quando postei a torta de sorvete. Uma sorveteria singular, com deliciosos sorvetes com sabores inusitados e uma decoração muito cute, onde predominam o cor-de-rosa e o verde, com armários e prateleiras em madeira escura. Até os puxadores dos ventiladores são em formato de mini sorvete. O sorvete cor-de-rosa gigante da porta convida para uma foto. Experimentamos os sorvetes de crocante de macadâmia e de cheesecake de morango, ambos deliciosos e cremosos no ponto certo. É claro que depois voltamos mais 2 vezes ao Bubbies.

Outro lugar muito interessante em Oahu é a fazenda de macadâmias e café, na verdade existem inúmeras delas espalhadas pela ilha, mas nós fomos visitar a mais conhecida, perto de Kualoa Ranch, fazenda onde foram gravados diversos episódios da série LOST e também os filmes Parque dos Dinossauros e Godzila, ficam quase de frente uma para a outra. A fazenda de macadâmias possui uma grande loja onde vendem obviamente os produtos deles, tais como: macadâmias de todos os sabores (com sal, com açúcar, com mel, com café, com sal vulcânico, com casca, sem casca), frutas e legumes desidratados, café 100% kona (produzido somente na ilha de kona, no Hawaii, diferente do nosso café, um pouco mais amargo), café aromático com especiarias, e preparos em pó para fazer Haupia, pudim de côco típico da culinária havaiana muito semelhante com o nosso tradicional manjar, e até uma boa variedade de livros de receitas típicas havaianas. Compramos alguns pacotes de macadâmia, café de kona, legumes desidratados (que o marido quis comprar, mas eu achei horríveis!), frutas desidratadas (essas eram boas), e o preparado em pó para fazer a Haupia (que eu ainda não usei). O que eu digo é: nunca comi tanta macadâmia na vida, provamos todos os tipos disponíveis à venda, e até a macadâmia com café era boa.

E, por último, mas não menos interessante, vou falar um pouco sobre a fábrica de biscoitos Honolulu Cookie Company, típicos biscoitos de abacaxi, côco, baunilha, goiaba, morango, limão, chocolate, macadâmia e outros sabores, fabricados na ilha de Oahu e que são um dos orgulhos do povo havaiano. Pedi autorização para tirar fotos e a gerente da loja, muito simpática fez toda uma produção para me ajudar a capturar as fotos dos produtos. Provei diversos deles, e me lembraram muito aqueles biscoitos americanos de lata que são açucarados por fora, sabem? Mas a fofura mesmo fica por conta do formato de abacaxi da maioria dos biscoitinhos, uma marca registrada da Honolulu Cookie Company.
Por este post é só. Espero que tenham gostado, estou preparando mais posts sobre o Hawaii como prometido, e não só sobre comida, aguardem!
 
Fabiana Pinfildi

5 Comentários para “Um pouco mais do Hawaii – Comidinhas deliciosas em Oahu

  1. que delícia. excelente post, Fabi… imagino a saudade e a vontade de voltar lá pra comer os camarões, o milho, as macadâmias… hhehe. eu, que nunca fui pro Havaí, morri de saudade desses sabores que eu nem comi!
    obrigada! :)

    beijo

  2. Olá….que viagem deliciosa! Ótima dica…eu faço 3 anos de casada daqui a pouco e nós estávamos pensando em viajar denovo pra comemorar as bodas!! Vou dar uma olhadinha!!!

    E eu amooooooo macadâmia!!! biscoitinhos de macadâmia então, devem ser maravilhosos!!!

    Adorei o post.

    bjs,

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *