Tomates Recheados Assados

quinta-feira, 30 de setembro de 2010

Sempre que encontro lindos tomates no supermercado a primeira idéia que me vem à cabeça é fazê-los bem recheados e assados, adoro! Em casa é sucesso total, o marido que é todo “natureba” come até se fartar e sempre me pede pra repetir. Mas meus tomates nunca ficaram tão lindos como dessa vez, ficavam deliciosos, mas não lindos. Então como dessa vez eles ficaram bem bonitos eu fotografei para mostrar aqui pra vocês esta receita que mais se parece com uma dica, já que tomates recheados são velhos conhecidos de todos. Amigas iniciantes, não me esqueço de vocês não e por isso esta é mais uma receita bem fácil, dá pra fazer numa boa. Dessa vez meu recheio foi de espinafre com um leve toque de cogumelos, mas a base é sempre a ricota fresca porque ela é o melhor tipo de queijo para fazer tomates recheados já que é um queijo magro e não derrete, os queijos amarelos ou cremosos costumam derreter e formar líquido dentro do tomate, o que acaba desmanchando-o na assadeira. Comidinha light, saudável e muito prática.
Tomates Recheados Assados
(rende 6 unidades)
 
Ingredientes:
6 tomates débora grandes
250g de ricota fresca amassada
2 colheres de sopa de creme de leite light 
1 xícara de espinafre cozido picado (pode usar o congelado que já vem picado, é prático)
5 cogumelos picadinhos (usei paris, mas pode ser qualquer outro)
5 folhas de hortelã picadinhas
2 colheres de sopa de queijo parmesão ralado
2 colheres de sopa de azeite extra virgem
pimenta-do-reino moída à gosto
sal à gosto
 
Modo de Preparo: Lave bem os tomates, seque-os e retire uma tampa dos tomates medindo 1 dedo de largura a partir daquele “olho” que o tomate tem. Reserve as tampas dos tomates. Aí então com a ponta de uma faca recorte em círculo a polpa que está dentro do tomate e vá retirando com cuidado para não perfurar o tomate de nenhum lado. Quando todas as polpas tiverem sido retiradas coloque os tomates com a abertura para baixo, para que todo o líquido escorra. Deixe escorrer por 5 minutos. Enquanto isso prepare o recheio misturando todos os ingredientes até que tudo esteja bem incorporado. Aí então com uma colher de chá recheie os tomates (uma média de 3 colheres para cada tomate) de forma que 1 dedo do recheio fique para fora. Recoloque as tampas nos tomates e leve ao forno pré-aquecido a 200º por 40 minutos. Assim que os tomates estiverem prontos retire do forno e sirva com salada ou um grelhado de sua preferência. 
 
Dica1: Se os seus tomates não ficarem de pé na assadeira corte a tampinha de baixo deles mas sem perfurá-los. Isso fará com que o seu tomate ganhe uma base reta e pare de pé na assadeira. Outra alternativa é usar uma assadeira ou refratário bem pequenino e acomodar os tomates bem juntinhos uns dos outros.
 
Dica 2: Eu uso o tomate débora para fazer esta receita porque são menos carnudos e soltam pouco líquido, mas se você quiser usar outro tipo de tomate fique à vontade.
Bom Apetite!
Fabiana Pinfildi

31 Comentários para “Tomates Recheados Assados

  1. olá!!fabiane!!minha nossa mas que tomates,adorei,,vou fazer ,depois te conto..
    caroliny!
    ps-estou aprendendo muito com seu blog,claro aos poucos,!!

  2. Nossa quanta coisa boa nessa semana que não apareci por aqui!!! Babei no risoto de abobrinha e cogumelos!!!!
    Fabi querida, não estive presente no dia do seu aniversário, mas como nunca é tarde para desejar coisas boas quero que receba os meus mais sinceros votos de uma vida longa e próspera! Que você continue sendo essa pessoa meiga e generosa que tenho certeza que é!
    Um grande beijo!!!

  3. menina..deve ter ficado maravilhoso!e..os tomates estão tão lindos e o preço tá otimo!!!fui no sabado no ceagesp e comprei uma quantidade enorme para fazer molho e congelar!!amo tomate!!!bjus

  4. Oi Fá!! eu fiz uma receita parecida na minha casa esses dias. Tb ta la no meu blog. Mas seus tomates são mais chiques rsrs vai muita coisa!! rsrs

  5. Amo essas receitas magrinhas! Salvo todas.
    Adorei sua visita e seu comentário lá no meu blog…volte sempre, vou amar! Beijinhos Fabi!
    Cae

    caefernandes.blogspot.com

  6. Oi Fabi…

    Amo tomate recheado, mas faço um pouquinho diferente de vc… depois passa lá no meu blog para vc ver, está em acompanhamentos!!! Que idéia boa este recheio!!! Uma dica, fazer no microondas é muito mais rápido e fica muito bom tb…
    Super beijinho (a foto ficou linda mesmo)…

  7. Olá, Fabiane: vim conhecer seu blog e dei de cara com esses tomates apetitosos! Prá mim, não precisa nem ser assado, pois adoro comê-los crus, mas esses seus dá vontade de fazer!

  8. que bonitos mesmos
    por acaso nunca fiz o que e uma pena naquela altura em que tenmos muitos na hortea era uma bela maneira de os comer
    beijoca

  9. Pingback: Gastronomia & Fotografia » Tomates recheados assados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *