Risoto de Abobrinha com Cogumelo

quarta-feira, 29 de setembro de 2010

Gente, este risoto está entre os meus top 10! É maravilhoso, e a combinação da abobrinha com os cogumelos resultam numa perfeição de sabores, mas sou suspeita pra falar porque no meu caso juntei duas paixões minhas: a abobrinha e o cogumelo. Ah, e o Figos & Funghis adverte: cuidado, não faça muito porque eu garanto que você não vai conseguir parar de comer enquanto não enxergar o fim desta delícia! Quer conferir?
Risoto de Abobrinha e Cogumelo
(rende 4 porções bem servidas)
 
Ingredientes:
2 copos de arroz arbório ou carnarolli (próprios para risoto)
1 copo de vinho branco seco
1,5 litro de caldo de legumes
2 abobrinhas pequenas cortadas em cubos médios
10 cogumelos de paris frescos cortados em lâminas
1 cebola pequena picada
1 dente de alho picadinho
10 folhas de hortelã fresco rasgado (não pique, rasgue mesmo com os dedos)
3 colheres de sopa de azeite
1 pitada de açafrão
1 colher de sopa de manteiga sem sal
pimenta branca moída à gosto
sal à gosto
queijo parmesão ralado para servir (prefira os ralados na hora, compre uma peça e deixe na geladeira)
 
Modo de Preparo: Em uma frigideira de bordas altas ou numa panela WOK (e não Work gente, pelo amor de Deus!) aqueça o azeite e refogue nele a cebola e o alho até a cebola ficar transparente. Aí então junte o arroz e dê uma leve fritadinha. Enquanto isso o seu caldo de legumes já deve estar fervendo em outra panela. Incorpore o copo de vinho branco e deixe todo o álcool evaporar (você vai perceber o momento que o arroz parar de “chiar”). Aí então reduza o fogo e acrescente o caldo de legumes concha por concha, conforme for secando o caldo, adicione mais uma concha, e assim por diante. Quando você perceber que o grão do arroz já está começando a cozinhar por fora (é quando fica uma película transparente por fora e branquinho por dentro) junte as abobrinhas picadas, o açafrão e metade dos cogumelos. Continue com o mesmo processo, sem parar de mexer e acrescentando concha por concha do caldo no seu risoto, e faça isso até perceber que o arroz está quase no ponto. Aí então acrescente o restante dos cogumelos, as folhas de hortelã, ajuste a pimenta e o sal (cuidado com o sal pois o caldo já contém sal, então apenas acrescente-o se realmente precisar). O ponto correto do risoto é quando o arroz ainda está levemente al dente (meio durinho no centro do grão) e bastante úmido. Por fim, antes de desligar o fogo acrescente a manteiga no centro do arroz e vá misturando delicadamente o risoto de forma que a colher que você estiver usando não encoste na manteiga, isso garantirá um bonito brilho ao seu risoto. Assim que toda a manteiga derreter desligue a panela e sirva imediatamente.
Bom Apetite!
AVISO: Pessoal, o resultado daquele prêmio que o Figos & Funghis estava concorrendo, o Blogbooks, saiu ontem, e infelizmente não foi dessa vez que nós levamos o prêmio de ter o blog transformado em livro, o que pra mim continua sendo um grande sonho e mais do que isso: uma META! Mas não estou triste não, porque eu sempre tenho em mente que o que é pra ser nosso será, então não era pra ser meu dessa vez. E vocês que torceram tanto por mim, que me apoiaram fica o meu muito obrigada! E não se preocupem, porque não foi desta forma que o F&F vai virar livro, mas certamente em breve vocês poderão ter um livro do Figos & Funghis na sua prateleira da cozinha! Sonhos são sonhos, e jamais podemos desistir deles! E fica aqui o meu Parabéns aos vencedores, os blogs ThinkFood (um espetáculo de blog gente, visitem!), e o Mesa Pra 1.
Fabiana Pinfildi

26 Comentários para “Risoto de Abobrinha com Cogumelo

  1. Tenho certeza que em breve vc vai conquistar seu objetivo…o caminho vc já traçou!!!
    Linda receita.
    Vá me visitar no meu blog…excepcionalmente postei uma receita…ia adorar sua visita e sua opinião!
    Bjos
    Cae

    caefernandes.blogspot.com

  2. Ficou o máximo amiga, eu adorei a combinação de abobrinhas com cogumelos, dois ingredientes indispensáveis na minha dispensa de tanto que gosto. Qto ao seu blog virar um livro, é isso ai, não desista não que vais conseguir, pq seu blog é dez. e pode contar com meus votos toda vez que entrar numa competição dessas. Beijinhos

  3. E se o F&F virar livro, eu compro!
    =)
    Delícia de risoto. Acho difícil achar esse cogumelo onde eu moro. Mas vou ficar atenta.
    Beijocas.
    Fla

    p.s. corri no blog pra ver se eu escrevi certo wok..hahaha e lá tá certinho, ufa! Rs…

  4. Que queridos que vocês são né?! Obrigada pelo apoio gente, fico feliz em saber que não estou sozinha neste meu sonho.

    E Diego, parabéns denovo! Fiquei feliz em saber que você também gosta daqui, venha sempre!

    Beijos,
    Fabi

  5. Fabi querida! Se não foi agora, era pq não era pra ser. Mas vc mesma já disse "não desista"!! O livro F&F está em cozimento ainda…rs e quando sair quentinho do forno eu vou querer comer!!rrsrsrs
    Fica com Deus querida
    bjs Fe

  6. Oi Fabiana,

    O Figos e Fungis é mais um blog de receitas que amei!!! Venho parabenizar você, estou percebe-se que você faz com muito carinho. Começarei a testar as receitinhas em breve hehehehe.

    Att,

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *