Pudim de Leite Muito Fácil

terça-feira, 14 de setembro de 2010

Esta receita é a melhor receita de pudim de leite que eu já provei na vida. É da Claudete, que trabalha na família desde que eu tinha apenas 5 anos de idade! Como não sou lá muito boa com doces, este foi um dos primeiros que eu aprendi a fazer e por sorte o marido, enquanto ainda era namorado amou o tal pudim, e desde então sempre me pede pra fazer. O que faz desse pudim delicioso é a quantidade de leite que ele leva na receita, que o deixa muito leve e bem molengo, bastante aerado, e não aquele pudim super consistente que encontramos em alguns lugares. É claro que pudim de leite não é novidade pra ninguém, e cada família tem sua receita predileta, mas não é porque estamos diante de uma sobremesa comum que eu iria deixar de trazê-la pra vocês como mais uma opção de preparar este doce que é um dos queridinhos da mesa brasileira. Ah, já ia me esquecendo de dizer a melhor parte desta receita: leva apenas 4 ingredientes! ;)
Pudim de Leite da Claudete
(rende 1 pudim grande)
 
Ingredientes:
1 litro de leite integral
2 latas de leite condensado
6 ovos inteiros
1 e 1/2 xícara de açúcar para a calda

Modo de Preparo: Bata em um liquidificador o leite, o leite condensado e os ovos. Enquanto isso pré-aqueça o forno em 280º e prepare a calda colocando o açúcar na forma do pudim e levando para derreter na boca do fogão, até formar um caramelo. Distribua este caramelo por toda a forma do pudim. Derrame dentro da forma e sobre o caramelo a mistura do liquidificador. Leve ao forno em banho maria (coloque a forma do pudim dentro de uma assadeira com água até a metade) pelo tempo de 1 hora e 30 minutos ou 2 horas, dependendo do seu forno. Você perceberá que o pudim está pronto quando a superfície ficar douradinha e você colocar um palito e o palito sair limpo (assim como quando fazemos bolo). Aí então desligue o forno, espere esfriar e leve à geladeira por no mínimo 3 horas. Ao final desse tempo passe uma faca pontuda em toda a borda do pudim cuidadosamente para que ele se solte e só então desenforme e sirva.
 
Dica: Pelo tempo de geladeira eu gosto de preparar o pudim de um dia para o outro, pois assim ele passa a noite toda na geladeira e fica mais firme para ser desenformado.
 
Bom Apetite!
 
Fabiana Pinfildi

15 Comentários para “Pudim de Leite Muito Fácil

  1. Vamos combinar que pudim de leite é o melhor doce que existe. Se deixar, eu devoro um em questão de horas hehehehe
    Adorei essa receita, deve ficar muito gostosa.
    Beijos!

  2. …uai cumadi…5 anos…então Claudete começou cozinhar um dia desses =D
    Acho que pudim é uma das melhoras sobremesas criadas…talvez pq eu não seja muito de doce… E esse bem molin…é o mió!
    Um bejim bem grande procê!

  3. Fabi,
    Eu adoro pudim!
    Mas sempre faço a mesma receita, muito parecida com essa.
    Agora, vou tentar fazer pudim de pão.
    ah, quanto as favas de baunilha, estou na expectativa do meu extrato ficar pronto, ainda falta 1 mês.
    beijos

  4. Fabiana, fiquei fã do seu blog e agora estou viciada no Figos & Funghis. Você tem receitas muito variadas, desde as básicas até as mais sofisticadas, e isso completa a rotina de quem gosta de cozinhar. Meus parabéns.
    Vânia Escobar

  5. Fabi,
    Você acredita que eu nunca fiz um pudim?! Essa receita me pareceu muito fácil. Ultimamente eu ando uma negação para doces, meu último bolo foi pro lixo, mas vou tentar fazer este aí!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *