Picanha Aperitivo com Manteiga e Alho

quarta-feira, 15 de setembro de 2010

(A foto ficou ruim, mas a carne ficou deliciosa!)
A receitinha de hoje é uma ótima dica para quem adora uma carne, principalmente se esta carne for uma picanha. Costumo fazer este aperitivo de picanha quando fazemos churrasco e sobra um pedaço inteiro de picanha na grelha. Desperdiçar está fora de cogitação, reaproveitar é a palavra de ordem sempre, e comer algo que te dá imenso prazer é sempre um deleite não é mesmo? Mas esta receitinha também pode ser feita com uma peça de picanha ainda crua que fica igualmente deliciosa. E não é preciso ter churrasqueira em casa não para matar a vontade de comer picanha, pois ela pode ser feita na panela mesmo, e no caso desta receita, em pequenos pedaços, ideais para beliscar como aperitivo acompanhado de uma cerveja bem gelada e pão. Quer coisa melhor?
Picanha Aperitivo com Manteiga e Alho
 
Ingredientes:
500g de picanha com gordura
2 colheres de sopa de manteiga sem sal
2 colheres de sopa de azeite
4 dentes de alho fatiados bem finos
sal à gosto
sal grosso (se necessário)
pimenta calabresa à gosto
 
Modo de Preparo: Se você estiver usando a sobra da picanha do churrasco apenas fatie a picanha em fatias muito finas e depois divida estas fatias ao meio e reserve. Se você estiver usando uma peça de picanha crua, tempere-a com sal grosso e deixe descansar por 1 hora. Após este tempo aqueça bastante uma panela de ferro e regue com um fio de óleo vegetal. Tire o sal que ficou grudado na picanha e deite a picanha sobre o óleo vegetal já bastante quente, selando a carne de todos os lados, até que esteja douradinha por fora (ela ainda estará rosada por dentro). Desligue o fogo, retire a picanha da panela, fatie em lãminas muito finas e depois cada fatia ao meio. Agora retornando à receita para quem estiver usando a carne do churrasco e também a carne crua. Torne a aquecer a panela de ferro até que esteja bem quente, adicione a manteiga, o azeite e o alho. Misture bem e quando perceber que o alho está começando a ficar amarelinho junte as iscas da picanha e mexa bastante, em fogo ainda alto, por aproximadamente 5 minutos. Assim que perceber que a picanha está no ponto desejado desligue o fogo, ajuste o sal, polvilhe pimenta e sirva com pão. Uma delícia!
 
Dica: Se estiver usando carne de churrasco, é importante lembrar que ela não deve estar muito passada, pois assim a carne não ficará macia. O ideal é retirar a carne da grelha da churrasqueira logo que perceber que vai sobrar, e a carne ainda estiver rosada no centro.
Dica2: Para o sucesso desta receita ser garantido utilize uma boa faca, muito afiada para fatiar a carne. Quanto mais finas forem as fatias, mais macia ficará a carne.
 
Dica 3: Não desperdice o incrível molhinho que se forma no fundo da panela, molhe o pão nele e depois me conta o que achou!
 
Bom Apetite!
Fabiana Pinfildi

20 Comentários para “Picanha Aperitivo com Manteiga e Alho

  1. Cumadi…
    Dessa rodada vou ficar só com o pãozin, viu…=) …mas aceito passar no fundin da panela…assim deve ficar bom demais!
    Um bejim procê!

  2. Fabi, se meu marido estivesse aqui agora, se atiraria na tela do meu computador para pegar esta picanha…rs. Ele adoraaaaaa, eu gosto mas procuro evitar pelas calorias…rs. O sabor dela é inigualável.

    Bjo gde para vc! Dani :)

  3. Fabi,
    Puxa, você acredita que ontém fiz a picanha do Beto(receita passo a passo), e se tivesse visto o seu post antes, as sobras de hoje, ficariam muito mais saborosas.
    beijos

  4. Fabi, você sempre com receitas criativas e deliciosas com ingredientes fáceis de encontrar. E eu que achava que só poderia matar minha vontade de comer picanha em churrasco. Como não tenho churrasqueira em casa sua receita vai virar aperitivo frequente na minha casa para receber os amigos, amei!
    Beijos pra você querida!
    Ana Cavalcanti

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *