Penne ao Funghi

segunda-feira, 13 de setembro de 2010

Esta é uma das minhas massas preferidas. Aliás, pelo nome do blog vocês já imaginam que tudo o que leva funghi me atrai imensamente. Esta massinha é simples de fazer e é muito deliciosa, como o sabor do funghi seco é bem forte não precisa nem de carne para acompanhar. Já com relação ao preço, o funghi costuma ser caro nos supermercados, mas no Mercado Municipal Central aqui em São Paulo eu encontro 300g de funghi seco chileno, da melhor qualidade por R$ 8,00. Em outros lugares geralmente é bem mais caro que isso. Vamos à receita então:
Penne ao Funghi
(rende 6 porções)
 
Ingredientes:
500g de penne cozido al dente para servir
2 xícaras de chá de funghi seco
2 xícaras de água fervente
1 cebola grande picada
1 colher de sopa de manteiga sem sal
500g de creme de leite fresco
1 colher de sopa de farinha de trigo
pimenta-do-reino moída na hora à gosto (porque moída na hora é sempre mais saborosa)
pimenta verde desidratada moída à gosto
sal à gosto
fiozinho de azeite para finalizar
3 colheres de sopa de salsa fresca bem picadinha para polvilhar
 
Modo de Preparo: Comece hidratando o funghi deixando-o descansar por 15 minutos na água fervente (fora do fogo, em uma vasilha). Enquanto isso derreta a manteiga em fogo baixo em uma panela e junte um fiozinho de azeite para evitar que a manteiga se queime, e refogue a cebola até ficar transparente. Junte uma colher de sopa de farinha e mexa bem até dissolver e virar uma pasta. Depois que o funghi estiver hidratado escorra-o, reservando a água escura em que ficou de molho e pique-o em pedaços pequenos, leve-o à panela onde foi refogada a cebola e em fogo baixo mexa por alguns minutos. Some o creme de leite fresco e continue mexendo até ferver. Conforme o molho for engrossando pingue aos poucos um pouco da água em que o funghi ficou de molho, até chegar na consistência de molho cremoso. Depois que o molho ferver, continue cozinhando por mais 10 minutos em fogo baixo e desligue. Ajuste o sal e a pimenta. Regue a massa já cozida al dente com este molho e finalize regando um fio de azeite e polvilhando a salsa fresca picadinha.
 
Bom Apetite!
 
Fabiana Pinfildi

25 Comentários para “Penne ao Funghi

  1. Querida Fabi
    Falando em funghi, olha ele ai'! Que delicia de pasta. Gostei da tua ideia de comer polenta com um creme de funghi por cima – hummmmmm…
    Espero em breve retornar por aqui novamente, pois ja' deixei meus futuros posts preparados, pois agora terei que estudar muito para algumas provas muito importantes no final desse ano.
    Bjo grande
    Léia

  2. Oi Fabiana, tb gosto de um bom prato.. sempre estou me aventurando!!!! Ainda tenho muito o que aprender… Estarei em São Paulo em breve e com certeza vou dar aquela passadinha obrigatória no mercado central!!! O bom dos cogumelos secos é que duram bastante tempo… super beijo
    Sabrina Napoleão

  3. Eu adoro funghi, mas p/ variar meu marido chato não é muito fã,então uso pouco.
    Essa massa tá com uma cara ótima, fiquei com vontade!!!
    Boa semana!!
    Bjs

  4. Que delícia de massinha, adoro funghi, que bom que você acha por esse preço, por aqui são bem mais caros!

    Ah…assisti inteirinho o programa, você foi perfeita…estava linda, centrada…uma verdadeira "chef"…Parabéns!
    Bjuss!!!

  5. Fabi,
    grata pelo comentário lá no pitangas.
    quem esta hospitalizada é uma blogueira amiga,a Dolly, minha mãe, apesar dos sustos que de vez em quando me dá, esta bem apesar de ter quase 80 anos, ela foi muito amiga da Ninninha e da Totinha!
    sua massa esta divina.
    grata mais uma vez pelo carinho. bjs

  6. Cogumelos são mágicos mesmo. Eu também tenho um fascínio por eles. Eu gosto deles até em conserva . E também dos frescos…E dos secos…ahahah..Eu preciso me controlar quando os vejo salpicados num prato por que tenho a vontade de pegar todos pra mim!

    Um beijinho e uma linda semana para você!

  7. Eu engrosso o time dos funghi lovers!!!Pena que são caros pra caramba por aqui…mas deixa pra lá…valem à pena!

    São perfeitos, né? Ennriquecem qualquer prato.

    Essa sua massa está perfeita, deliciosa!

    • Fernanda, dá certo sim, mas aí o legal é você ir acrescentando aos poucos para conferir a consistência e sabor desejados, e deve acrescentar o creme de leite no final da receita, na verdade o ideal é logo após desligar o fogo.
      Beijos

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *