Molho de Tomate Express

quinta-feira, 16 de setembro de 2010

Gente, esta receita é perfeita pra quem está começando a se aventurar na cozinha. É muito fácil, muito prática e super rápida de fazer. Além de tudo isso o resultado final é um delicioso molho de tomates com sabor caseiro que você preparou em apenas 15 minutos e com poucos ingredientes, mil vezes melhor do que aqueles de caixinha ou de latinha! Acho que a maioria das pessoas que cozinham já fizeram molho de tomates caseiro ao menos uma vez na vida, mas “aquele verdadeiro” molho de tomates caseiro dá um pouquinho mais de trabalho e leva mais tempo para ser feito. Acontece que muitas de nós trabalhamos o dia todo, e quando chegamos à noite em casa também merecemos uma refeição deliciosa que não tome demais o nosso tempo, então este molho express é uma solução para quem gosta de massa. Este molho é realmente delicioso, fica com pedaços grandes e pequenos, não é aquele molho totalmente líquido, fica lindo mesmo. Querem ver?
Molho de Tomates Express
(para 2 porções)
 
Ingredientes:
250g de talharim ou outra massa de sua preferência cozida al dente
4 tomates bem maduros e sem sementes picados
1 cebola pequena picada
2 dentes de alho picados
1 fiozinho de azeite
1 ramo inteiro de manjericão
folhas de manjericão para finalizar
1 pitada de açúcar
sal à gosto
pimenta-do-reino preta moída à gosto
 
Modo de Preparo: Em uma caçarola aquela o fio de azeite e refogue a cebola e em seguida o alho. Assim que a cebola estiver começando a dourar acrescente os tomates e abaixe o fogo. Coloque o ramo de manjericão inteiro na caçarola com os tomates e uma pitada de açúcar e tampe, deixando apurar em fogo baixo por 10 minutos, mexendo de vez em quando. Enquanto isso cozinhe sua massa. Após 10 minutos retire o ramo de manjericão, ajuste a pimenta e o sal e desligue o fogo. Polvilhe folhas frescas de manjericão e regue sua massa com o molho bem quente. 
 
Dica: Se sobrar molho você poderá congelá-lo por até 2 meses e utilizar em outras receitas.


Dica2: Se você estiver com mais tempo, tire a pele dos tomates queimando-os sobre a boca do fogão. Depois é só colocar os tomates dentro de um saco plástico e esfregar para retirar a pele chamuscada. Aí então passe-os um a um por água corrente e pique-os para utilizar no molho.
 
Bom Apetite!
 
Fabiana Pinfildi

22 Comentários para “Molho de Tomate Express

  1. Fa não tem coisa melhor que comer uma massa com molho caseiro né??? esses molhos industrializados são uóooo de ruim! cheios de conservantes e sal. Eu prefiro perder um cadinho a mais de tempo e fazer algo bem natutal! Parabéns!

  2. Sempre visito seu blog, adoro o estilo, as dicas, as receitas.
    Parabéns por estar entre os 10 escolhidos para o livro.
    Muita sorte e muita Luz pra vc.
    bjs

  3. Achei seu blog por causa da votação, adorei, mto bom mesmo!

    Essa receita, tem como fazer mais rápida ainda, basta retirar a pele e as sementese do tomate, cortar o alho em laminas fininhas e com as mãos amassar, misturando o azeite e o manjericão. Tempere com sal e pimenta e deixe o calor da massa fazer o resto!

    Aprendi com um siciliano, é algo realmente surpreendente!

    Bjos e parabéns pelo blog e pela votação!

  4. Ai que malvadeza…. bem perto do almoço e eu vendo isso…

    Tb adoro molhos assim, bem caseiros… Mas me bateu uma dúvida: Eu tb sou contra molohos prontos. Mas sou a favor de tomates sem pele, enlatados… e vc, linda? Apela de vez em quando pra um tomatinho enlatado sem pele? :D

    Bjs!

  5. Oi Daniele, sim, com certeza às vezes eu uso os tomates pelados em lata, e acho-os muito bons inclusive, já que são tomates puros com o suco, sem sal, sem tempero.
    O que eu nunca uso são os molhos de tomates prontos pois não acho o sabor agradável e possuem muito sódio.
    Beijos,
    Fabi

  6. Pingback: Macarrão transparente com atum | Figos & Funghis

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *