Linguado à Fiorentina

terça-feira, 21 de setembro de 2010

Está aqui um prato que quase todo mundo gosta, fácil de agradar quem ama comer peixe. O linguado à fiorentina é nada mais que um filé grelhado de linguado com creme de espinafre e queijo por cima, simples assim, mas que faz toda a diferença. Trata-se de um prato típico italiano, e lá é chamado de Sogliola alla Fiorentina, fiorentina é o termo usado para pratos que tem como acompanhamento o espinafre. Este é um dos meus peixes preferidos! Querem anotar a receita?
Linguado à Fiorentina
(rende 4 porções)
 
Ingredientes:
4 filés de linguado
2 colheres de sopa de manteiga
2 colheres de sopa de farinha de trigo
2 xícaras de leite
2 xícaras de folhas de espinafre cozidas no vapor
1 cebola pequena picadinha
2 colheres de sopa de queijo parmesão ralado
2 colheres de sopa de queijo cremoso (usei o creme de ricota tirolez, mas também fica uma delícia com catupiry que eu já testei)
sal à gosto
pimenta-do-reino preta moída à gosto
1 pitada de noz-moscada 
1 colher de chá de suco de limão
1 fio de azeite
 
Modo de Preparo: Tempere os filés de linguado com um fio de azeite, o suco de limão, o sal e a pimenta. Reserve. Aqueça metade da manteiga em uma panela até derreter, então junte a farinha de trigo e misture bem até incorporar. Tão logo esteja incorporado mexa por mais 1 minuto e acrescente o leite, pingando aos poucos e sem parar de mexer para não formar grumos. Cozinhe este creme branco por 10 minutos em fogo baixo, ajuste o sal, a pimenta e desligue. Se estiver usando espinafre in natura, lave bem as folhas e separe-as dos talos (reserve-os para outra receita ou faça caldo caseiro de legumes com eles). Se estiver usando o espinafre congelado aguarde o descongelamento para utilizar. Cozinhe o espinafre em vapor por 5 minutos apenas. Na mesma panela do cozimento à vapor refogue o espinafre rapidamente com a outra metade da manteiga e com a cebola, apenas até secar a água das folhas. Misture o espinafre ao molho branco e cozinhe por 3 minutos em fogo baixo, enquanto isso grelhe os filés de espinafre. Desligue o creme de espinafre, acrescente o queijo parmesão, o queijo cremoso que estiver usando e mexa bem até que se incorporem ao restante do molho cremoso. Desligue, ajuste o sal e a pimenta se necessário e regue os filés de linguado grelhados. Se quiser finalize o peixe polvilhando um pouco mais de queijo ralado sobre o creme de espinafre. Sirva com arroz branco e batatas sauté (batatas bolinha cozidas e depois salteadas em azeite ou manteiga com sal e salsinha fresca picada).
 
Bom Apetite!
Fabiana Pinfildi

21 Comentários para “Linguado à Fiorentina

  1. Fabi,
    Muito interessante a sua explicação sobre a preparação. Eu desconhecia o significado do termo fiorentina.
    Nunca fiz em casa, essa receita. Já havia comido na rua, porém não sabia como fazê-lo. Obrigada por mais uma receita magnífica.
    Beijos e boa semana
    Carol

  2. maravilha. mesmo para quem não gosta MUITO de peixe como eu, adorei a ideia. hoje teremos peixe aqui em casa também. Farei robalo que o bonitão pescou lá no MT . mas será bem simplinho. assado com farofa como recheio.

  3. Nossa, vc foi ao Havaí? que bacana!!

    bom, agora que meu Kit Degustação do Viva chegou, vou fazer a melhor opção pra mim.
    Escolhi o Kebab Salonu. Não que eu vá comer Kebab, pois não sou muito chegada em carnes assim.
    Mas tem outras delícias no cardápio.

    beijos

  4. Fabi, que receita perfeita! Até nos molhos mais comuns você consegue inovar e dar um toque especial. Adorei você ter colocado creme de ricota no molho em lugar do catupiry, deixa a receita mais leve e mais saborosa!
    Parabéns menina!
    Camila Braga

    Desculpa estar anônima, mas eu não tenho conta google e não podia deixar de comentar esta receita

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>