Arroz com Frango

quarta-feira, 01 de setembro de 2010

 

Quem me acompanha sabe da minha paixão por arroz! Sim, eu não conseguiria viver sem estes grãozinhos branquinhos e deliciosos. Arroz com tudo me agrada, com carne, com legumes, com feijão, com molho e com frango, é claro! Por isso hoje eu trago pra vocês a minha receita de arroz com frango. Sou um pouco fresca pra comer frango, a carne de frango pra mim tem que estar bem limpinha, sem nada de gordura e nem pensar em encontrar um “ovni” no meu prato. Então, por conta disso o meu arroz com frango não é com aqueles pedaços inteiros de frango com osso e tudo mais, é só com cubinhos de filé de peito de frango cortados depois de examinados analiticamente. Minha mãe e minha avó fazem o Arroz com Frango tradicional, com pedaços inteiros, mas neste caso eu caço uma sobrecoxa ou um pedaço de filé do peito e como muito mais o arroz (que na verdade é a melhor parte né gente?). Desta vez eu temperei o frango com o tempero indiano tandoori que comprei no Mercado Municipal. Não fico sem este temperinho, pra mim é o tempero ideal para frango, aromático, saboroso, colorido, tudo de bom! Se você nunca usou o tandoori compre, experimente e depois me conta!  
Arroz com Frango do meu jeito
(rende 6 porções)
 
Ingredientes:
1 copo bem cheio de arroz agulhinha lavado
400g de filé de peito de frango cortado em cubos médios
1 pimentão verde em fatias finas (ou abobrinha ralada)
1 cebola grande picadinha
3 dentes de alho picadinhos (se você não gosta de alho pode diminuir a quantidade)
3 copos de caldo de frango (ou 2 cubos de caldo de galinha diluídos em 3 copos de água quente)
1 colher de chá bem cheia de tempero tandoori
1 pitada de curry
3 colheres de sopa de vinagre de mel (usei o da marca Borges)
azeite quanto baste
pimenta-do-reino moída à gosto
sal à gosto
cheiro verde à gosto (no meu caso muito)
 
Modo de Preparo: Faça uma marinada para o frango bem limpo e já cortado em cubos. Em um saco plástico ou em um pote com tampa coloque os cubos de frango e regue com o vinagre de mel, o azeite, o alho picadinho, o tandoori, o curry e o sal. Tampe o pote ou feche o plástico e deixe marinando na geladeira por 2 horas. Depois deste tempo aqueça um pouco de azeite e refogue a cebola picada até ficar douradinha. Acrescente o frango e o caldo da marinada. Frite bastante o frango até ficar bem dourado. Junte o arroz lavado e misture bem. Em seguida acrescente o pimentão verde fatiado e o caldo de frango (ou os 3 copos de água quente com cubos de caldo de galinha diluídos). Cozinhe em fogo alto até começar a ferver. Assim que ferver abaixe o fogo e dose a pimenta e o sal, se precisar. Deixe a panela semi tampada e cozinhe em fogo baixo até secar toda a água do arroz e perceber que está bem cozido. Desligue, salpique o cheiro verde, regue com um pouco de azeite e sirva. Fica MARA!!!
Dica: Se você não gostar de pimentão substitua por abobrinha ralada, eu já fiz várias vezes com abobrinha e fica delicioso também!

Bom Apetite!

Fabiana Pinfildi

20 Comentários para “Arroz com Frango

  1. Arroz de frango e uma delicia, mas tambem prefiro da mesma maneira que voce, so com o filet do frango, carne bem sequinha e limpinha.

    Beijinhos

  2. Fabi, quando cheguei em Sorocaba percebi que muitos restaurantes serviam "arroz com frango". Descobri que é um prato típico daqui porque era a comida dos tropeiros. Um dia perguntei: "mas o que vai nesse arroz com frango?" e a mulher do restaurante:
    "Ué? Arroz e Frango!"
    Achei aquilo tão engraçado, porque não vai NADA no prato além de arroz e frango! Como isso pode ser servido em restaurante?
    O pior é que o danado é bom!!!
    Mas não é nada comparado com esse seu!
    :))

  3. Fabizinha, voltei… Depois a tempestade… Querida seu prato está um deslumbre. Anotadézimo!
    Beijinhos,
    Dani
    P.S Passa lá no lfglace.blogspot.com

  4. Menina adorei a sua ênfase no bichinho bem limpinho…risos… também tenho pânico de coisas estranhas do frango no meu prato.
    Adorei seu arroz!
    Beijos

  5. Oi Fabi,

    Adoro os toques "orientais" que voce dá na sua comida!

    Um arroz com frango de inspiração indiana…chiquérrimo!!!

    E digo: eu também só como o peito do frango…fazer o quê…rsss…

    Abraço!

  6. Eu nunca experimentei esse tempero mas fiquei curiosa, vou procurar, eu também adoro arroz de frango acho bem delicioso,bjs
    Maura

  7. Fabi também sou aficcionada por todo tipo de arroz, este está como eu gosto bem condimentado.
    Só não conheço tandoori, oque é?
    bjs e bom feriado.

  8. Fabi também sou aficcionada por todo tipo de arroz, este está como eu gosto bem condimentado.
    Só não conheço tandoori, oque é?
    bjs e bom feriado.

  9. OI FABIANA,SERÁ QUE VOCE PODERIA PASSAR A RECEITA DE GELEIA DE FIGO?

    EU VI SUA POSTAGEM DO BOLO DE AIPIM E VOU TENTAR FAER, ADOREI, E GOSTARIA TBEM DE EXPERIMENTAR COM A GELEIA DE FIGOS, ISTO SE NAO FOR MUITO INCOMODO PARA VOCE OK? UM GDE ABRAÇO .
    JUSSARA.

  10. OI FABIANA, EU NOVAMENTE, ACHEI A RECEITA SUA DE GELEIA DE FIGOS COM MAÇA, RETIRO MINHA SOLICITAÇAO ACIMA , VOU TENTAR FAZER TEBM. UM GDE ABRAÇO
    JUSSARA.

  11. Oi Neireme, o tandoori é um tempero indiano muito aromático e saboroso que é composto por: sal, cominho, canela, mostarda, gengibre, alho e pimentas. Ele tem cor avermelhada e pode ser encontrado em grandes mercados. Aqui em SP eu encontro no Mercado Municipal.

    Beijinhos

  12. Oi Jussara, faça a geléia e depois me conta. Eu adoro doces e geléias com figo, acho que eles ficam até melhores assim do que in natura.
    Beijinhos,
    Fabi

  13. Fabi, eu adooooooro arroz com frango, uns chamam de Galinhada, ontem mesmo saiu uma aqui em casa, não tão requintada como a sua, mas q rasparam a panela tbém…rs

    Bjo gde, Dani :)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *