Salmão Embrulhado em Presunto de Parma e Salada de Lentilhas com Agrião do Jamie Oliver

segunda-feira, 30 de agosto de 2010

Já fazia um tempo que eu tinha visto esta receita em um episódio do programa de Jamie Oliver (Canal GNT) e foi uma das últimas vezes em que assisti a um programa de receitas em que tivesse gostado de tudo, ou seja, do cardápio todinho. Quem gosta de cozinhar sabe que a gente sempre pensa em trocar uns ingredientes de uma receita por outros, modificar o tempero, as ervas, enfim, acho que é justamente esta a graça de cozinhar, cada um ter a liberdade de fazer suas próprias experiências. Mas isto não quer dizer que não seja delicioso poder reproduzir (quase) fielmente uma receita daquele seu chef preferido, fazer como ele fez, comer exatamente o que ele comeu, é muito interessante isso: pensar que uma mesma receita pode ser reproduzida de forma idêntica em vários lugares do mundo, unindo as pessoas que a provam por uma mesma experiência ainda que nunca tenham se encontrado. Não é muito louco isso?! 
Mas voltando à receita, quando ví Jamie Oliver embrulhando filés bem gordinhos e cor de laranja de salmão em fatias finíssimas de presunto de parma pensei: porque é que eu nunca pensei nisso antes? Por que eu devo esperar mais para fazer este prato perfeito? Não consegui fazer a receita de imediato, e nem na mesma semana, nem na outra….quem cozinha sabe que fazer uma determinada receita também envolve oportunidade e sorte. Sorte de encontrar aquele ingrediente especial que nem sempre tem à disposição, como um bom presunto de parma italiano cortado tão fino quanto uma folha de papel e oportunidade de ter na sua geladeira um maço lindo de agrião hidropônico. Isso acontece com muitas receitas, é como querer comer panetone longe da época de Natal, a oportunidade que temos de encontrá-lo é justamente nesta única época do ano, fora desta época, só contando com a sorte mesmo.
Gente, mas chega de conversa. Fato é que eu fiz esta deliciosa combinação de Jamie e mais uma vez não me arrependi com o resultado, muito pelo contrário, o sabor que o presunto de parma derretido escorre para o peixe é indescritível e a salada de lentilhas não poderia ser o acompanhamento mais perfeito! Nem precisa de arroz para acompanhar. Nosso queridinho nunca decepciona, ele realmente entende do assunto e sabe o que faz. A única coisa que tive que substituir na receita, seguindo orientação do próprio Jamie Oliver, foi trocar espinafre baby por agrião, já que é impossível encontrar espinafre baby por aqui. Pra quem quiser experimentar:
Salmão Embrulhado em Presunto de Parma e Salada de Lentilhas com Agrião
(receita de Jamie Oliver)
 
Ingredientes para o salmão:
6 filés altos e grandes de salmão fresco limpo
12 fatias de presunto de parma fatiado muito fino
suco de 1/2 limão siciliano
pimenta-do-reino moída na hora
sal marinho moído (ou sal grosso)
1 fio de azeite
6 raminhos de alecrim
 

 
Modo de Preparo: Tempere os files de salmão com o suco de limão, a pimenta, o sal e o azeite. Esfregue bem o tempero dos dois lados do peixe. Cubra cada filé com um raminho de alecrim e em seguida enrole duas fatias de presunto de parma em cada um deles. Leve o peixe ao forno mádio pré-aquecido a 220º por 20 minutos, ou até perceber que o presunto de parma está bem dourado e crocante.
 
Ingredientes da Salada de Lentilhas:
200g de lentilhas 
3 copos de caldo de legumes
3 dentes de alho
sal à gosto
azeite extra virgem à gosto
1 maço de agrião bem lavado (compre as menores folhas que encontrar)
1 xícara de hortelã fresca rasgadinha (ou picada)
1/2 talo de alho poró fatiado bem fino
Molho de iogurte, limão, pimenta e sal para acompanhar
 
Modo de Preparo: Cozinhe as lentilhas no caldo de legumes com os 3 dentes de alho até ficarem al dente. Desligue, regue com azeite e deixe esfriar. Refogue lentamente o alho poró em um fiozinho de azeite e reserve até esfriar. Misture o agrião com as folhas de hortelã e as lentilhas frias delicadamente e regue com bastante molho de iogurte. Sirva com o salmão assado embrulhado no presunto de parma. 
 
 
 
Bom Apetite!!!

Fabiana Pinfildi

30 Comentários para “Salmão Embrulhado em Presunto de Parma e Salada de Lentilhas com Agrião do Jamie Oliver

  1. Fazinha,
    Eu estava gostando da conversa amiga…:) vc contando sobre a receita, e como encontrar o ingrediente estava me distraindo…ri muito do panetone, pois meu cumpadi ama somente um e fica esperando setembro chegar para encontrá-lo nos mercados em sampa…
    E prá ele vale ouro como o presunto e o agrião…rs
    Confesso q nunca fiz salmão…mas esse colorido me encheu os olhos, amei!
    Um bejim no seu coração e que tenha uma semana cheia de vitórias!

  2. Nossa… Que refeição maravilhosa Fabi, que espetáculo, fiquei aqui tentando imaginar o sabor dessa salmão, vou ter que fazer, receita anotadinha. Para mim poder fazer essa belezura vou ter que ir para cidade vizinha comprar os ingredientes! Aqui não acho nada! kkkk… Bjos e uma ótima semana!

  3. Só pra variar um pouco eu degustei este salmão, gente, simplesmente não tenho palavras, o sabor é incrível!!! Recomendo de verdade!!! MARAVILHOSO!!! Beijos Juli.
    P.S. a combinação com a salada de agrião também foi perfeita!!!

  4. Ah que prato lindo!!! Vi um video do uol que era feito um pargo enrolado no parma, mas agora acho que preferi o salmão! Maravilhoso!!!
    Quando vc quiser panetone me fala que eu te mando :))
    Na padaria Real (famosa pela coxinha) tem o ano todo!
    Bjs

  5. Hummm Fabi, deve ser uma combinação deliciosa essa salda com o agrião.
    O salmão com o sabor do presunto impregnado deve ficar divino.
    Já está tudo anotadinho para ser usado no próximo salmonzinho…rs!
    Bjuss!!!

  6. Oi Fabiana! Adorei teu prato ,assim como todos com um certo charme só teu…mesmo as receitas reproduzidas…concordo que a graça de cozinhar está no mudar , inovar, mas qto ao reproduzir sempre acho q mesmo fazendo com os mesmos ingredientes, temperos, e tudo mais ainda fica diferente!até pq a mão muda ;)acaba sendo nosso , de alguma maneira… beijos

  7. Sou super fã de Jamie Oliver! E sim, também me acontece o mesmo: acabo sempre por modificar, nem que seja um pouco, as suas receitas! Quem conta um conto, acrescenta um ponto, não é? Gostei da sua sugestão pois salmão é um dos meus peixinhos predilectos! Beijo

  8. Seu prato é muito fino bem elaborado e parece estar deliciooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooso. bjin bjin tchau !

  9. Eu fui de salmão nesse final de semana tambem … amei a sua receita o proximo salmão vou fazer assim…

    bjs

    Daniel Moura

    feitonahora.blogspot.com

  10. OI FABIANA,QUE DELICIA DE SUGESTAO!!
    COMO SEMPRE VENHO AO SEU BLOG ME INSPIRAR E HOJE ADOREI ESTE SALMAO,JÁ ESTA NA MINHA LISTA DE COMPRAS !!
    UM GDE ABRAÇO.

  11. Fabi! Tudo bem?

    Que prato mais chique! Se tivesse visto há alguns dias, teria sido o prato do meu jantar…perfeito!

    Beijos Querida!

  12. Botei a mão na massa e preparei o salmão embrulhado no presunto parma. Ficou muito bom… Variei um pouco no molho da salada de lentilhas. Em vez de molho de iogurte fiz um vinagrete com limão, azeite, sal e wasabi.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *