Salada de Trigo com Feijão e Couve à moda Nordestina

quarta-feira, 11 de agosto de 2010

Tentar manter uma dieta saudável e pouco calórica durante a semana tem sido uma diversão pra mim. Como não quero ficar repetindo os cardápios para não enjoar e acabar desistindo coloco a imaginação pra funcionar e assim consigo receitas mais criativas, convidativas, mas que continuam sendo saudáveis e pouco calóricas. Pra mim que gosto de cozinhar é uma delícia este exercício, mas se você que estiver lendo este post não gostar de cozinhar, tudo bem, eu já fiz a “pior” parte pra você, agora é só pegar papel, caneta ou clicar no ícone de impressão aqui de cima e pronto, receita arquivada. Quanto à receita de hoje é uma salada de trigo com feijão fradinho, couve manteiga e queijo branco picado, e por isso eu lhe dei o nome de “Salada de Trigo á Moda Nordestina”, já que a deliciosa e rica culinária nordestina utiliza muito estes ingredientes: o feijão, a couve e o queijo (mas no caso deles é o coalho). Na verdade esta salada poderia ser chamada de virado de feijão com couve, mas como eu não usei farinha achei mais apropriado denominá-la de salada mesmo. Achei a receita com a carinha da comida regional nordestina, que eu adoro por sinal! Pode fazer esta salada que eu garanto, é deliciosa! 
Salada de Trigo com Feijão e Couve à Moda Nordestina
(rende 4 porções)
Ingredientes:
1 e 1/5 xícara de trigo para kibe já hidratado
2 xícaras de feijão fradinho cozido em temperos da sua preferência e sem o caldo
500g de couve manteiga
1 cebola pequena picada
2 dentes de alho picadinhos
1 xícara de chá de queijo branco cortado em cubos pequenos
1 punhado de salsa fresca picada
1 colher de sopa de suco de limão
1 fiozinho (inho) de azeite extra virgem
sal à gosto
Modo de Preparo: Refogue a couve manteiga sem óleo com a cebola e o alho até murchar. Acrescente o sal e desligue. Espere esfriar um pouco e em uma tigela grande misture com trigo já hidratado, com o queijo picadinho, o feijão e tempere com o suco de limão, o azeite e a salsa fresca picadinha. Misture tudo delicadamente com o auxílio de talheres de salada ou garfos e sirva com frango ou peixe grelhado. 
Bom Apetite!
Fabiana Pinfildi

19 Comentários para “Salada de Trigo com Feijão e Couve à moda Nordestina

  1. De de regine Fá?? rsrsrs isso não me pertence mais!!! Adorei a dica da salada! eu adoro couve! Quando comecei a ler imaginei que a couve fosse crua e por isso fiquei meio triste.. mas quando vi que você deu uma refogada na couve hummmmmm ja deu vontade de fazer!
    Haaa que horas eu coloco o feijão fradinho?? não entendi essa parte!!

    bjos

  2. Amiga, adorei sua versão de salada, bem diferente e nutritiva, estou iniciando uma dieta e ja levei para o meu livro de receitas. Beijinhos

  3. Amiga, adorei sua versão de salada, bem diferente e nutritiva, estou iniciando uma dieta e ja levei para o meu livro de receitas. Beijinhos

  4. Oi Ângela, o feijão fradinho você mistura já cozido na tigela onde vai preparar a salada. Mistura-se no mesmo momento da couve refogada.

    Dani, de nada querida! Venha sempre porque eu tb estou de dieta durante a semana, ever!hahaha

    Ou Suely, esta salada é ótima sim porque o trigo é bem nutritivo e pode substituir a carne.

    Beijinhos,
    Fabi

  5. Leio seu blog desde o início e adoro todas as receitas! Estou A-MAN-DO sua vibe light, já que, como vc, tento manter uma dieta saudável pelo menos durante a semana. O problema é que não tenho a sua criatividade… Muito obrigada!!

  6. Ainda não foi desta que testei o kibe em saladas mas estou cada vez mais tentada. O problema é que só lembro quando vc publica grrrr.

    Maravilhosa esta salada. Me cativou completamente. Hummm.
    Beijinhos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *