Receita do Leitor – Sopa de Beterraba

quinta-feira, 05 de agosto de 2010

(Foto: Juliana Pinfildi)

Gente, a receita desta sopa e a foto são da minha maninha. Tadinha, ela sempre diz que é uma injustiça com ela as receitas dela não aparecerem aqui na coluna Receitas do Leitor só porque ela é minha irmã. E acho que ela está certa, pois afinal de contas ela é sim uma leitora assídua do blog, inclusive comentando em praticamente todos os posts. Acho que ela foi a primeira a comentar aqui e a primeira seguidora do Figos & Funghis. Então o que faltaria para que ela fosse considerada leitora? Nada né, ué! Jujú fez uma sopinha lindona e PINK, do jeito que eu gosto, bem pink! Segue um trecho do e-mail dela:

“ontém não sabia o que fazer no jantar, por outro lado tinha um monte de beterrabas na geladeira e estava com medo de que estragassem. Fui ver na internet se existia uma receita de sopa de beterraba. Realmente tinham várias receitas, mas nenhuma delas me agradou muito, umas eram demoradas e complicadas; outras continham ingredientes que eu não tinha na geladeira; outras ainda, eram muito calóricas. Resumo: fiz um mix de receitas e inventei minha própria receita, rezando para não ficar horrível…hahahaha. Resultado: foi muito fácil e rápido de fazer, ficou uma delícia e bem quente para o frio de ontém.”

Sopa de Beterraba da Jujú

Ingredientes:
2 beterrabas bem grandes (com casca)
1 batata (descascada)
1/2 cebola picada
1 tomate picado
2 caldos de galinha ou legumes
1 copo de leite
1 colher de chá (bem cheia) de farinha de trigo
sal a gosto
pimenta calabresa a gosto
alho triturado (se quiser)
1 litro de água

Modo de Preparo:
1 – Lave bem as beterrabas, pique-as (com casca); pique a batata e o tomate; coloque tudo junto com 1 litro de água e os dois caldos de galinha ou legumes em uma panela de pressão. Depois de pegar pressão deixe mais uns 20 minutos no fogo. Desligar o fogo e deixar esfriar um pouquinho.
2 – Pegue uma outra panela e refogue a cebola com o alho (se quiser) e um pouquinho de sal (pois o caldo de galinha já deixa temperado) – reserve.
3 – Depois de alguns minutos pegue a panela de pressão que estava esfriando e triture com um triturador manual (sabe aquele mixer??) tudo o que tem dentro dela (beterraba, batata, tomate e água). Atenção: quem não tem mixer pode bater no liquidificador.
4 – Com tudo já triturado acrescente à panela: a cebola refogada, a pimenta, e a farinha de trigo dissolvida no leite, deixe mais algum tempo no fogo, até ferver, sempre mexendo, e ESTÁ PRONTO.

Então aí está a receita da Jujú. E não é que minha irmã está ficando especialista em sopas boas?
Parabéns Jú!

E você, quer ver sua receita publicada aqui na coluna RECEITAS DO LEITOR? Então envie já sua receita com foto para o e-mail: figosefunghis@terra.com.br

Bom Apetite!

Fabiana Pinfildi

10 Comentários para “Receita do Leitor – Sopa de Beterraba

  1. Fabi,
    Minha irmã caçula se chama Juliana…kkkkk
    hummm….adoro beterrabas.
    vc acredita que já usei a agua que cozinhei a beterraba e fiz gelatina de morango.
    Agora, essa sopinha me deixou com agua na boca.
    Juju, adoramos a receita!
    bjs

  2. Amei a receitinha da Juju! Vou fazer certo, só vou tirar a calabresa e os cubos de caldo pra ficar mais light por causa da minha dieta! Já recebeu a geléia? beijos, Ju

  3. Meninas, a Jú vai ficar feliz da vidsa com os elogios de vocês. Mas ela está se saindo muito bem na cozinha.

    Jú (Sem Pressa), eu recebi a geléia ontem e TIVE qie abrí-la ontem mesmo. Menina, que coisa mais incrível, obrigada!!!! Eu e marido comemos muita geléia ontem, depois vou postar aqui o que eu aprontei com ela.

    Beijinhos,
    Fabi

  4. Nossa Bibi amei ver a minha sopinha no blog, estou me esforçando….hahaha. Queridas leitoras muuuuito obrigada por todo o apoio e por todos os elogios!!! Tomara que eu esteja conseguindo evoluir…rsrsrs.
    P.S. a hora que vi a cor da sopa logo pensei: "nossa é a cor da sopa dos sonhos da Bibi" rsrsrs
    Beijossssssssss

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *