Pêras e Morangos assados ao Vinho do Porto

sexta-feira, 20 de agosto de 2010

Gente, esta sobremesa é algo de divino, as pêras se fundindo com os morangos quase derrentendo e o vinho do porto exalam um perfume inebriante, além do sabor delicioso, ou seja, é simplesmente irresistível! A idéia surgiu porque tinha pêras lindas na geladeira e várias caixinhas de morangos, já que eles estão super em alta neste mês de Agosto.
Tinha também um vinho do porto que ganhei da minha prima que foi à Portugal recentemente e ainda não tinha usado. Somei a todas essas delícias a geléia de vinho malbec que ganhei da Jú, do blog Sem Pressa e como com este frio só consigo pensar em coisas quentes levei as frutas ao forno. Apenas 10 minutos depois toda a casa já estava perfumada, a sobremesa pronta e eu muito feliz! Fácil de fazer, super rápida e econômica, por incrível que pareça, esta sobremesa apesar do estilo sofisticado não é cara, paguei R$ 1,90 em cada caixinha de morangos e R$ 5,00 na caixinha de pêras com 6 unidades. O vinho, se você não tiver porto em casa, use um outro vinho tinto, e a geléia de vinho pode ser substituída por mel de abelhas. Suas visitas vão delirar com esta sobremesa e vão ficar se perguntando como é que você fez! Se eu não fosse tão gulosa e não tivesse colocado nela a sedutora geléia de vinho, seria uma sobremesa light, mas se você substituir a geléia ou o mel por um tiquinho de açúcar mascavo ou adoçante, ela  fica light sim. 

Pêras e Morangos assados ao Vinho do Porto
(rende 1 porção – calcule uma pêra e 8 morangos por pessoa)
 
Ingredientes:
1 pêra amarela grande
8 morangos lavados e fatiados
2 colheres de sopa de geléia de vinho tinto (ou mel)
1 cálice pequeno de vinho do porto (cálice de licor)
 
Modo de Preparo: Fatie a pêra delicadamente de baixo para cima sem cortar as fatias completamente, mantenha as fatias unidas pelo topo da pêra. Em um refratário individual acomode a pêra abrindo-a como um leque e ajeite os morangos em todos os espaços livres do refratário, inclusive entre as fatias de pêra. Derrame a geléia de vinho sobre as frutas e em seguida regue com o vinho do porto. Leve ao forno médio pré-aquecido por 10 minutos, desligue e sirva. Pode acompanhar sorvete de chocolate ou creme.
 
(montagem da sobremesa)
 
Bom Apetite!
Fabiana Pinfildi

7 Comentários para “Pêras e Morangos assados ao Vinho do Porto

  1. fabiana,
    Excelente essa sobremesa. Lá em casa é sempre uma sobremesa de recurso quando há muita fruta para gastar – assada ou cozida numa calda de água, açúcar e vinho e, dependendo do momento, especiarias. É também um sucesso garantido quando é preciso improvisar para um convidado de última hora. E no Verão, morna, com uma bola de gelado? hummmmm….
    Beijinhos e bom fim-de-semana

  2. Oi Fabi, que sucesso!!!

    Super sofisticada essa sobremesa, e se voce não diz os preços…puxa…rsss…todo mundo vai pensar que custou uma fortuna, porque o visual e a apresentação ficam show!!! Eu adoro frutas com Porto, o perfume é bárbaro né?

    Parabéns!

    Um abraço, e ótimo final de semana!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *