Notícia: Vale dos Vinhedos quer Denominação de Origem garantida

quarta-feira, 18 de agosto de 2010

(Imagem: Getty Images)
No Brasil, há muita gente que associa qualidade somente aos vinhos importados. De olho  neste público que ainda não conhece os vinhos finos nacionais, produtores do Vale dos Vinhedos (RS) entraram no INPI com um pedido de Denominação de Origem (DO) nesta segunda-feira, dia 16 de agosto de 2010.
O objetivo é usar o certificado para valorizar os vinhos da região, já reconhecidos pela União Europeia, e atrair os brasileiros que só consomem espumantes de outras nacionalidades. Segundo dados da Associação dos Produtores de Vinhos Finos do Vale dos Vinhedos (Aprovale), os nacionais respondem por apenas 20% dos espumantes de qualidade consumidos no Brasil.
A região já possui uma Indicação de Procedência (IP) e a meta é transformá-la na DO. As duas são modalidades da Indicação Geográfica (IG), mas a segunda é mais valorizada porque dependa da comprovação de que o produto possui características especiais devido a fatores geográficos e humanos.
Com a IP desde 2002, o Vale dos Vinhedos teve um grande impulso no turismo (que cresceu mais de 300% neste período) e na produção local (o número de vinícolas cresceu de 15 para 31). Além do mercado interno, a meta é investir também em exportação, pois os vinhos vêm ganhando espaço em outras regiões.
Fonte: INPI


Fabiana Pinfildi

3 Comentários para “Notícia: Vale dos Vinhedos quer Denominação de Origem garantida

  1. Oi Fabiana! Parabéns pela divulgação da notícia! Nós gostamos muito dos espumantes nacionais, sempre temos um Moscatel na geladeira. Moramos atualmente aqui em Santa Maria-RS e já moramos em Bento Gonçalves. Ali aprendemos a valorizar o produto da nossa terra. Pena que nossos impostos não permitam uma concorrência leal com os produtos estrangeiros, os quais, muitas vezes, com qualidade duvidosa, chegam mais baratos às prateleiras dos supermercados. O vale dos Vinhedos é maravilhoso, vale a pena conhecer. Abraços!

  2. Olá, Fabiana…Moro em Bento Gonçalves e quero te parabenizar pelo post, e dizer que os vinhos da nossa região são realmente magníficos e se equiparam ( alguns)aos melhores! Realmente há a questão dos impostos, mas o pessoal daqui não é mole não, e está lutando para colocar nossos vinhos no lugar onde eles deveriam estar desde sempre! Valeu!
    Ah…acompanho seguidamente o teu blog, e gosto muito! Abraços!

  3. Jotta e Rosley, obrigada! Eu tenho muita vontade de conhecer a região do Vale dos Vinhedos, aí no RS. Sempre compro vinhos nacionais produzidos por lá e gosto muito, são uma delícia. Acho que este reconhecimento que eles estão buscando é merecido!

    Oi Ana Paula, seja bem vinda então aos comentários! Eu não poderia deixar de dar esta notícia pois fiquei muito feliz ao saber que em breve o Vale dos Vinhedos terá uma DO, acho muito justo.

    Beijos,
    Fabi

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *