Minestrone com Cevadinha e Amaranto

segunda-feira, 09 de agosto de 2010

As minestras ou minestrones são sopas tradicionais italianas que levam diversos tipos de legumes e permitem utilizarmos a criatividade para criar novos tipos de fusões de ingredientes. A mais tradicional e conhecida das minestras leva batatas, cenoura, mandioquinha, abobrinha, chuchú, pedaços de carne e macarrão curto, mas não há uma regra para as minestras, quer dizer, com exceção da regra de ter que ficar deliciosa e bem quentinha! Desta vez eu fiz um minestrone bem nutritivo, aproveitei para usar cevadinha e amaranto no caldo da sopa e também usar vários legumes perdidos na minha geladeira para evitar o desperdício. Eu adoro usar grãos diferentes em sopas, acho que valoriza esse tipo de alimento. O amaranto é um grão semelhante à quinoa, mas bem pequenino, não contém glúten, é rico em fibras e em proteínas e está sendo considerado a nova quinoa. Por enquanto eu só consumi em grãos mesmo, mas existe a farinha de amaranto, flocos de amaranto e outras formas de apresentação deste grão disponíveis em lojas de produtos naturais. Quanto ao sabor é quase imperceptível, e a textura depois de cozido semelhante ao trigo de kibe, só que ainda menor. Eu achei delicioso, e ficou ótimo na sopa.
Minestrone com Cevadinha e Amaranto
(rende 6 porções)
 
Ingredientes:
3 batatas médias descascadas e picadas
2 cenouras descascadas e fatiadas
3 mandioquinhas descascadas e fatiadas
2 xícaras de chá de abóbora em cubos (sem a casca)
1 abobrinha italiana bem lavada e picadinha
150g de espinafre picado
1 espiga de milho debulhada (ou 1/2 lata de milho verde escorrida)
1/2 xícara de chá de cevadinha
1/2 xícara de chá de amaranto
2 litros de caldo de legumes
1 cebola pequena picada
3 dentes de alho picados
1/2 xícara de chá de salsa picada
pimenta à gosto
sal à gosto
1 fiozinho de azeite extra virgem
 
Modo de Preparo: Leve o caldo de legumes para ferver e junte a cevadinha e o amaranto. Depois de 15 minutos adicione as batatas, as cenouras, as mandioquinhas, a abobrinha, a abóbora e cozinhe até que fiquem al dente. Então acrescente o milho, o espinafre, a pimenta e o sal. Em uma frigideira pequena refogue a cebola e o alho em um fiozinho de azeite até ficarem dourados. Passe a cebola e o alho refogados para a sopa e ajuste a pimenta e o sal se precisar. Desligue o fogo e salpique a salsa fresca picada. Sirva bem quentinha e aqueça suas noites de inverno.
 
Bom Apetite!
 
Fabiana Pinfildi

14 Comentários para “Minestrone com Cevadinha e Amaranto

  1. Fabiana, muito obrigada pelos elogios lá no blog, você é muito querida!
    Como sempre uma receita inusitada, com um toque pessoal especialíssimo. Confesso que não conheço o amaranto, apesar de já ter visto em alguns blogs… se você diz que é bom, acredito.
    Tenha uma linda semana!
    Bjuss!!!

  2. Em casa as minestras imperam! Meu pai e eu amamos, comemos quase todos os dias no jantar, e quando está muito calor tomamos um vitamina e pronto! O seu minestrone ficou super chique, bem diferente, super saudável e a foto ficou linda! Parabéns! Bjokas Fabi

  3. Fabiana, que receita mais criativa e linda. Seu blog sempre me surpreende, estou sempre aqui. Já fiz seu curry apimentado de legumes e fez o maior sucesso na minha casa.
    Grande abraço!
    Tânia de Jesus

  4. Amei a receitinha e o blog inteiro, ainda por cima figos e funghis são minha perdição!!! rsrrsrs
    É claro que virei seguidora. Me visite tb, vou adorar…
    Bjs
    Cae

    caefernandes.blogspot.com

  5. É uma ótima idéia adicionar ingredientes saudáveis nas sopinhas…eu sempre dou um jeitinho de colocar quinua e ração humana. Meu marido que é chatinho p/ comer às vezes nem percebe!
    Adorei!
    Bjs

  6. Rachel, os elogios foram sinceros querida, não precisa agradecer viu!

    Paulinha, neste inverno não há nada melhor que um minestrone né?!

    Fuat, Tânia e Cae, sejam bem vindos ao blog e voltem sempre!

    Flá e Dani, o amaranto é super fácil de preparar, comprem e experimentem, tenho certeza que vão gostar.

    Tati, eu uso muito os grãos nas sopas porque além de gostosos são nutritivos mas não são calóricos como o macarrão ou o arroz, então tornam-se uma alternativa mais light.

    Beijinhos,
    Fabi

  7. Olá Fabi!

    Voce como sempre nos trazendo novidades na área dos alimentos funcionais!

    Não conheço o amaranto, e a quinoa só provei faz pouco tempo…como tenho adolescentes em casa, é dificil agradá-los com essas ditas comidas naturebas…mas acho que vale a pena provar, me pareceu bem gostoso!

    E a geléia aí de baixo…fiquei curiosa…vou procurar por aqui! Que legal, aproveite bem seu premio!

    Um abraço pra voce
    Tenha uma ótima semana!

  8. OLA ACHEI VC EM OUTRO BLOG…ADORO SOPAS, CALDOS E ESSA TA COM UMA CARINHA BOA HEIN RSRS….PASSEI AKI E JA ESTOU SEGUINDO RS…BJOS

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *