Limoncello Caseiro – Aprenda como fazer

domingo, 22 de agosto de 2010

(Imagem: getty images)

Certamente alguns de vocês já ouviram falar do Limoncello. Mas para quem nunca ouviu falar eu vou explicar: trata-se de um licor muito doce e saborosíssimo de limão siciliano, originário do sul da Itália, perto de Sorrento. Maravilhosos limões sicilianos com uma casca grossa e muito aromática são embebidos e macerados em álcool e depois adoçados com um xarope de açúcar, mas aqui nesta receita da Thane Prince o processo foi simplificado e o açúcar é adicionado enquanto os limões estão curtindo no álcool. O Limoncello depois de pronto pode ser utilizado para fazer brigadeiros, cremes, bolos, sorvetes, caldas e outras sobremesas diversas. Se preferir faça uso dele na sua forma original, como licor mesmo. Acabei de fazer o meu Limoncello caseiro e trouxe a receita aqui pra vocês poderem fazer também. Amo esssas preparações caseirinhas porque tenho certeza dos ingredientes que contém nelas já que fui eu mesma quem preparou. Anotem a receita e testem em casa, vocês comprovarão que é muito fácil de fazer. Assim que o meu Limoncello ficar pronto eu trago aqui pra vocês verem. Por enquanto coloquei uma foto do getty images porque o meu ainda está feinho e não dá pra ver muito bem o líquido dentro da garrafa.

Limoncello
Receita retirada do Livro Conservas e Compotas, de Thane Prince
(rende 1 litro de licor)
Ingredientes:
8 limões sicilianos bem lavados
1 litro de vodca de boa qualidade
250g de açúcar cristal
Modo de Preparo:
Descasque ou rale cuidadosamente a casca dos limões sicilianos tomando o cuidado de não ralar junto a parte branca deles. Numa tigela, pote ou garrafa de vidro misture a vodca com as cascas dos limões, cubra com filme de PVC e deixe durante 30 dias em local fresco e escuro. Acrescente o açúcar e mexa todos os dias, cobrindo sempre a mistura, até dissolver completamente o açúcar. Quando o açúcar se dissolver completamente coe o seu licor, descarte as cascas, envasilhe em garrafa vedada e rotule. Guarde no freezer e sirva sempre bem gelado. Se for utilizar em receitas retire do freezer alguns minutos antes.
É delicioso!


PS. Não se esqueçam de participar da promoção da Doural que está rolando aqui no blog e concorrer a 2 mini cocottes!!!
Fabiana Pinfildi

28 Comentários para “Limoncello Caseiro – Aprenda como fazer

  1. Fabi, obrigada por compartilhar a receita, adoro! Só me diz uma coisinha que não entendi (é que acordei um tanto lerda hj!) o açúcar mistura na hora do preparo ou depois dos 30 dias?
    Bjinhos

  2. OI meninas! Que bom que gostaram da receitinha, é bem simples mesmo de fazer. E pode ser usado em tantas receitas….
    Taís, o açúcar você adiciona no momento do preparo, mas mexe todos os dias durante os 30 dias do processo todo do licor "descansando" no local escuro. Justamente para que o açúcar se dissolva completamente ao final dos 30 dias.

    Beijinhos,
    Fabi

  3. Vou fazer o meu esta semana!!!!!!!!
    Será que depois vc pode dar alguma receitinha com o Limoncello?!
    Muitos beijinhos e obrigada por dividir conosco suas pérolas da cozinha!
    Luz

  4. Fabiana, eu e o marido não passamos o verão sem limoncello! Todas as noites, depois do jantar, nos acomodamos no sofá e apreciamos uma tacinha de limoncello!
    Também nos agrada muito um licor de limão, também italiano, que é "um limoncello com creme de leite"! Divino!
    Gostei da receita simplificada, pois já conhecia a outra!
    Beijo e boa semana!
    :o)

  5. Oi Rashmi, é claro que eu passo uma receita com o limoncello, mas pra começar você pode usá-lo na receita de mousse ligeira de limão siciliano com chocolate branco que eu já dei aqui, é só ir até a tag sobremesas e pesquisar, fica uma delícia!

    Beijinhos,
    Fabi

  6. Olá, adorei a receita
    Só uma pergunta, vc usa o limao siciliano comprado no super normal??
    Pq como a maioria è importado, vem com veneno, e aí fica limoncello com gostinho de veneno junto e aí te pergunto vc tinha pensado nisso ou é besteira ??
    Obrigada
    Ana

    • Oi Ana Carol. Na verdade eu costumo comprar orgânico, há vários produtores já hoje no Brasil.
      Mas dá pra comprar o importado sim e higienizar bem a casca com aqueles produtos próprios para alimentos. Realmente não sei se retira todo o componente químico que pode ter sido utilizado no cultivo da fruta, mas imagino que deva amenizar.
      :)

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>