Brownies com Pecã e Manteiga de Amendoim

segunda-feira, 02 de agosto de 2010

Este brownie é um arraso de bom gente! A primeira vez que eu o vi foi numa revista da Martha Stewart antiguinha que tenho em casa. Ví a receita, marquei com um post it como costumo fazer com todas as receitas que gosto, mas acabei deixando pra depois, depois, depois e fiquei sem fazer. Mas há alguns dias atrás eu ví a mesma receita no blog da Glau, o super fofo e delicioso Quitandoca. A Glau fez com castanha do pará, eu usei noz pecã e uma manteiga de amendoim incrível que minha prima trouxe pra mim de Portugal e ainda não tinha usado, mas quando encomendei já tinha destino certo: brownies! Isso porque no Hawaii durante a lua-de-mel experimentei brownies com manteiga de amendoim e me rendi, ficam divinos! Aí fiquei morrendo de vontade de reproduzir em casa. Pra quem quiser testar em casa segue a receita:
Brownies com Pecã e Manteiga de Amendoim
Adaptada da receita dos Fudgy Brownies da Martha Stewart
(rende 12 pedaços grandes)
Ingredientes:
100g de manteiga sem sal
200g de chocolate meio amargo (usei um de 80% cacau)
1 e 1/4 de xícara de açúcar (usei açúcar baunilhado, mas pode ser o comum mesmo)
1/2 colher de chá de sal
3 ovos inteiros
3/4 de xícara de farinha de trigo
1 colher de chá de essência de baunilha (se você não estiver usando o açúcar baunilhado)
1 xícara de chá de noz pecã picadas
5 colheres de sopa de manteiga de amendoim
Modo de Preparo: Numa tigela refratária média derreta o chocolate em banho maria com a manteiga. Adicione o açúcar e o sal e mexa bem até incorporarem. Desligue o fogo e na tigela do chocolate derretido adicione os ovos, um a um e com o auxílio de um fouet misture bem, com vigor. Se estiver usando essência de baunilha este é o momento de acrescentá-la na receita. Por fim, adicione a farinha de trigo e as nozes. Unte e enfarinhe uma assadeira retangular (usei uma de 26×20) e distribua sobre ela a massa do brownie. Por cima da massa distribua a manteiga de amendoim em colheradas e pressione um pouquinho para que afundem. Leve para assar em forno baixo por 30 minutos e desligue. Sirva com sorvete ou deguste sozinho mesmo que é delicioso!
Bom Apetite!EM TEMPO: Com o comentário da Quéroul eu me lembrei de dar uma dica pra vocês. Aqui no Brasil é mais difícil mesmo de encontrar aquela manteiga de amendoim legítima, que é feita com amendoim puro e sem casca apenas. Nós costumamos encontrar aquela que tem açúcar que é bem diferente e tem muitos conservantes. Mas em lojas de produtos naturais costuma ter esta manteiga de amendoim à base de amendoins puros, sem açúcar.
Fabiana Pinfildi

26 Comentários para “Brownies com Pecã e Manteiga de Amendoim

  1. Fabi, nunca usei a manteiga de amendoim e tenho curiosidade pelo sabor. Vejo muitas receitas com ela. Como brownie é tentador bé…rs. A foto esta lidona!

    Bjo gde, Dani :)

  2. tenho vontade de experimentar receitas com manteiga de amendoim. mas aqui a que eu sempre acho é aquela que a gente comia quando pequenos (comia?), e todas as minhas mentoras-de-blog-de-comida EXECRAM aquela e dizem pra usar a puríssima – apenas amendoim e mais nada.
    só que eu nunca vi, sabe…

    então, ou eu faço com aquela e seja o que deus quiser, ou espero encontrar uma manteiga de amendoim presença!

    mas mesmo assim o brownie vai esperar… jurei que começo a dieta nessa semana e, bem… adeus coisas lindas e gostosas.

    beijo de segunda pra vc, querida.
    :)

  3. Dani e Quéroul: A manteiga de amendoim legítima é de fato aquela que é só amendoim mesmo e mais nada. "Aquela" que a Quéroul está se referindo tem açúcar e muitos conservantes, mas em lojas de produtos naturais dá pra encontrar a menteiga legítima.

    Quéroul: eu também só saio da minha dieta nos finais de semana, mas aí também saio pra valer…hahaha

    Bjinhos

  4. Que tentação menina essa brownies, o problemas é realmente encontrar essa legítima manteiga de amendoim, ainda mais aqui no litoral., qdo for para S.Paulo vou procurar. beijinhos e uma ótima semana

  5. Essa manteiga de amendoim pura deve ser tudo de bom. Mas confesso que eu amo aquela famosa que termina com "crem" hehehehe.
    Lindo brownie.
    Bjs

  6. Oi! Eu compro pasta de amendoim natural sem açúcar e sem conservantes na zona cerealista em SP.
    Em tempo, misturar a pasta com melado de cana faz uma pastinha doce deliciosa para inventar receitinhas ou passar no pão!!!
    Beijo e fiquei com água na boca!!!

  7. Fabi,
    não sabia dessa diferença na manteiga de amendoim.
    vou pesquisar também, porque já tinha até comprado um potinho para fazer muffins.
    adorei os seus brownies, vou anotar.
    Essa semana também fiz, foi a minha primeira vez.
    beijos

  8. Pessoal, minha sogra quando leu minha postagem de hoje sobre os brownies me ligou pra dizer que a marca Superbom tem manteiga de amendoim, da legítima.

    A amiga Pérola disse que aqui em SP ela encontra facilmente na zona cerealista, e eu indiquei as lojas de produtos naturais.

    Então agora ninguém mais tem desculpa pra não fazer estes brownies heim povo!!! hahah

    Bjinhos

  9. Fabi, devo confessa que não sou mto louca por manteiga de amendoim não…e olha que provei a "legítima"..hehehe..mas mesmo assim fiquei curiosa para provar esse brownie viu!! Ficou ótima a fotinho!!
    Bjao

  10. Fabi,
    Os brownies são deliciosos, mas nunca provei com manteiga de amendoim.
    Dei uma geral nos posts e vi aqueles salerinhos orientais que você mostrou dias atrás, minha filha iria amar.
    Você anda sumida!
    Boa semana.

  11. poxa, Fabi, você não ajuda!!!
    quem mandou dizer onde eu encontro a manteiga de amendoim de verdade, hein???
    me iluda, querida, diga que não existe, que só tem aquela, e que aquela não pode…

    droga, vou fazer brownie. :D

    beijo beijo beijo

  12. Olá Fa,

    Primeiro quero agradecer seu carinho lá no EternosPrazeres!

    E dizer que li todos os seus posts, mas parei nesse, já que sou doida por manteiga de amendoim…não podia deixar de lado…que delícia, já coloquei na minha listinha dos "to do" e em breve espero poder provar!

    Um abraço,
    com votos de uma ótima semana!

  13. Nunca usei manteiga de amendoim nos doces, mas sei que não gosto dela no pão :) Adoro pecãs, este brownie tem muito bom aspecto!

  14. Gente, vcs não vão acreditar, mas em um belo domingo minha linda irmã preparou uma "Vaca Atolada" Sensacional (AGUARDEM…) e depois de termos nos afundado no prato principal ainda "atolamos o pé na jaca" com esta deliciosa sobremesa!!! Ai gente não deu pra resistir!!! rsrsrs. Minha dica: fica perfeito com sorvete de creme…hummmm.
    Beijos, Juli Pinfildi.

  15. Acabei de fazer a receita, ficou muito bom!Não usei pecã porque é muito caro, mas nao senti falta!
    A manteiga de amendoim que usei ”e da marca Promos, fabricada no EUA, foi comprada no Paraguai.
    Beijos e obrigada!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *