Bolo de Aipim com Coco

terça-feira, 31 de agosto de 2010

Quando ví este bolo no delicioso blog “Cozinha é Poesia”, da Rosana, me apaixonei! Eu amo esses bolos com jeito de comida de fazenda pois me recordo da minha infância, época em que eu passava férias inteiras na fazenda da família andando descalça, subindo em árvores, brincando na areia do rio, enfim, é muito bom poder lembrar de uma infância feliz né gente?! Sempre que vou à festas juninas e tem bolo de aipim eu me acabo de comer, mas é difícil hoje em dia encontrar este tipo de bolo nas padarias, ao menos nas padarias daqui de São Paulo. A receita original a Rosana retirou do livro: Atrás do Balcão da Padaria, da Vera Loyola, mas eu segui à risca a receita da Rosana, desta vez eu não mexi em nadinha porque achei a receita tão perfeita que se mudasse alguma coisa poderia estragar, e minha intuição estava certa, foi o melhor bolo de aipim que eu comi nos últimos tempos! Só tenho um comentário a fazer: o bolo durou menos de 24 horas! Um crime de delicioso, recomendo fortemente!
 
Bolo de Aipim com Coco
Receita original do livro Atrás do balcão da padaria, de Vera Loyola
Ingredientes:
6 ovos
3 colheres (sopa) de manteiga – em temperatura ambiente
4 xícaras (chá) de aipim (mandioca) ralado – na parte mais grossa do ralador 
1/2 copo (tipo americano) de leite de coco – 100 ml
3 xícaras (chá) rasas de açúcar 

1 xícara (chá) de coco ralado – (
usei o coco ralado hidratado em leite morno por 20 minutos)
2 colheres (sopa) de queijo tipo parmesão ralado
2 colheres (sopa) de farinha de trigo
1 colher (chá) de fermento em pó
1 pitada de sal 

 
Modo de Preparo: Unte e enfarinhe uma forma de aro de 24 cm de diâmetro. Misture e peneire juntos, o açúcar, a farinha e o fermento em pó. Reserve. Num recipiente grande misture o aipim e a manteiga. Junte os ovos um a um mexendo com uma colher a cada adição. Acrescente os ingredientes secos reservados, misture. Junte o parmesão, o coco e o leite de coco misturem mais uma vez e coloque na forma já untada. Asse no forno pré-aquecido até que a parte de cima do bolo fique bem dourada. Demora um pouco para assar, antes de 45 minutos é provável que não fique pronto. Teste inserindo um palito no bolo que deverá sair seco. Se quiser acompanhe as fatias de bolo com a sua geléia preferida e uma deliciosa xícara de chá bem quentinho! A minha é a geléia de figos, é claro…..

Bom Apetite!!!

Fabiana Pinfildi

25 Comentários para “Bolo de Aipim com Coco

  1. E você pôs mesmo a pitada de sal que menciona nos ingredientes???
    Olha, seu blog é dez, mas não imprime qdo clicamos em imprimir página!! Ao invéz de imprimir a página, imprime o blog todo e sem fotos!! Só para você saber.
    Bjs,
    Clara

  2. Oi Clara, eu coloquei o sal sim, e nem deu pra perceber.
    Obrigada por me avisar. Vou verificar o que está acontecendo, as vezes o blogger dá alguns problemas.

    Beijos,
    Fabi

  3. Fabi! Amei esta receita, amo esta combinação de aipim com côco – esses dias postei uma receita de bombocado que deve ficar parecida com este bolo. E o que é aquele salmão com parma? Perfeito!!!! Pra variar, arrasou! beijos, Ju

  4. Gostaria de te pedir que linkasse meu blog novamente. Fiz mudanças estruturais e com isto ocorreram algumas alterações.
    Se você perceber o meu link não está se atualizando automaticamente (a última atualização mostrada foi de 3 semanas atrás).
    Queria te pedir que descadastre o meu blog e depois link novamente. Vc linkando de novo acredito que resolva.
    Desculpe pelo transtorno, mas conto com você.
    Me avise que linkou para eu linkar o seu também.
    Beijos
    Patty Martins

  5. Olha só! Eu acho que conheço esse bolo!Já o vi passando lá pela minha Cozinha!..ahahahah…
    Muito obrigada por ter feito e pela gentileza Fabiana!
    beijinho

  6. ah! eu gosto tanto desse blog! as fotos, a narrativa, e as receitas tao deliciosas! também amo bolo de aipim! eu sempre pedia a uma tia q faz destes divinamente, mas ela nunca tinha tempo. agora vou fazer sempre q vier aquele friozinho para desfrutar nos fins de tarde. bj Fabi! sorte e mais muito + sucesso!

  7. Estou pesquisando sobre bolo de macaxeira ou aipim, e adorei sua receita. Mas tenho uma duvida, a macaxeira vai ralada no bolo e não triturada. Quero saber se isso não da uma textura estranha no bolo? Adoro bolo de macaxeira, mas nunca fiz. Então adoraria que você respondesse para tirar essa duvida!
    De todas as receitas que já encontrei até agora a sua é a mais interessante!
    bjs
    Adorei o blog

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *