Arroz de Braga do meu jeito

segunda-feira, 16 de agosto de 2010

(Foto: Juliana Pinfildi)
Na minha infância um dos pratos que minha mãe mais fazia e que nós mais gostávamos era o Arroz de Braga.  Uma receita saborosíssima que mistura ao arroz verduras, carnes e vagens ou ervilhas. Confesso que até resolver fazer eu mesma esta receita não sabia porque se chamava Arroz de Braga, mas fui pesquisar e descobri que o nome deste arroz surgiu porque muitos cozinheiros portugueses quando vieram morar no Brasil faziam esta receita para lembrar de sua terra natal, e o tal arroz português acabou ganhando o nome de Arroz de Braga ao longo dos anos. E outra surpresa minha foi quando percebi que este arroz não é famoso só na minha família, há muitas receitas de versões dele por aí, e quando o servi em um almoço durante o final de semana meu marido disse: nossa, me lembro deste arroz, eu também comia muito dele na infância! Não é divertido isso? Somente a comida pode nos proporcionar estas recordações gustativas, quando nos lembramos de uma receita imediatamente nos recordamos do sabor dela também, acho isto incrível!
Como minha mãe coloca ervilhas frescas na receita dela e eu não sou muito fã de ervilhas frescas, fiz um Arroz de Braga ao meu modo. Aproveitei para usar a minha panela nova MARA que ganhei de aniversário adiantado do marido. A cor que eu queria era praticamente impossível de encontrar, até que recebi um e-mail da loja que gosto que a coleção havia chegado, e como trata-se de uma edição limitada avisei o marido e ele todo bonzinho me deu de aniversário com 1 mês de antecedência. Quem cozinha vai me entender, ganhar panelas e coisas de cozinha de aniversário é o maior prazer!!! E eu não podia esperar mais para correr o risco da panela acabar né gente?! Quanto à receita, não, ela não é light (aos finais de semana pode), mas é um verdadeiro deleite para quem ama arroz assim como eu.
Arroz de Braga (adaptada ao meu paladar)
(rende 6 porções bem servidas)
 
Ingredientes:
2 copos de arroz agulhinha bem lavado
1 copo cheio de feijão branco deixado de molho por 5 horas
400g de linguiça  fininha fatiada (daquela com pouca gordura, mas você pode usar paio ou calabresa se preferir)
400g de filé de peito de frango em cubos (temperado 1 hora antes com azeite, limão, pimenta e sal)
1 pé de repolho verde fatiado bem fininho
1 cebola grande fatiada bem fininha
3 dentes de alho picadinhos
2 copos de caldo de galinha
3 pimentas malagueta inteiras (se não quiser a receita apimentada emais abra as pimentinhas e retire as sementes antes de usá-las na receita)
3 colheres de sopa de salsa fresca picadinha
sal à gosto
1 colher de sopa de óleo vegetal
fiozinho de azeite extra virgem para finalizar
 
Modo de Preparo: Deixe o feijão de molho em água por 5 horas e cozinhe-o como de costume (com 3 copos de água) até que fique al dente (não deixe amolecer demais senão ele se desmanchará na panela do arroz). Na panela que será feito o arroz aqueça o óleo e refogue nele o alho e a cebola. Acrescente a linguiça fatiada, o frango e frite bem. Quando a linguiça e o frango estiverem douradinhos junte o arroz crú lavado e escorrido. Frite por alguns minutos e some à ele o feijão branco cozido com o seu caldo. Junte 2 copos de caldo de galinha e deixe cozinhar por 10 minutos. Acrescente o repolho fatiado e as pimentas. Misture delicadamente com uma colher de pau para que o repolho se espalhe por toda a panela. Com a panela semi tampada continue cozinhando em fogo baixo até que o arroz esteja completamente cozido. Se precisar de mais água acrescente aos poucos. Quando estiver pronto regue com um fiozinho de azeite, salpique a salsa fresca picada e sirva. 
(Foto: Juliana Pinfildi)
 
Bom Apetite!
 
Fabiana Pinfildi

31 Comentários para “Arroz de Braga do meu jeito

  1. Que delícia de arroz e que panela linda! :))

    Hoje vou fazer a salada de frutas assadas, fiquei com vontade!

    Vc viu meu e-mail sobre os vírus? Menina que loucura aquilo! Os banners estavam com virus mesmo, mas felizmente já resolveram!
    Bjs

  2. Oi Tati, este arroz é mesmo tudo de bom, faça que você vai gostar! E a salada de frutas é uma opção light para fazer dieta no inverno. Eu lí seu e-mail sim, ainda bem que resolveram!

    Oi Carla, é linda né?! Procurei meses por ela, não é fácil achar esta cor.

    Débora, eu entendo, eu entendo…hahaha

    Beijinhos,
    Fabi

  3. Tudo na Panela, pois é, eu entendo a dificuldade de prestar atenção na receita, estou apaixonada pela minha panelinha nova.

    Quéroul, você sabe que em casa nós também chamamos a Le Creuset de "Creusa"!!! É uma forma de deixá-la mais à vontade na cozinha né? hahaha

    Beijos,
    Fabi

  4. Gostei da adapatação que fizeste! O paladar deve sempre orientar, não é? As receitas que conheço de arroz português com legumes são bastantes diferentes desta. Nada como o paladar brasileiro para transformar um parto de arroz banal num prato criativo! Adorei a foto da panelinha! Coisinha mais amorosa…o pior é o preço! Bjs

  5. Olá sempre visito seu blog e hoje resolvi me apresentar!
    Esse arroz deve ser muito gostoso mesmo!
    Eu adorei a salada de frutas assada!Vou fazer com certeza!
    Beijos

  6. A tua panela é linda, o arroz magnifico, as pessoas de Braga são muito queridas.

    Em relação ao blog, tenho na mesma o outro e este onde só coloco receitas com a Bimby.
    bjssssssssss

  7. Fabi, que lindo o seu blog, e esse arroz… tudibom essa panela, um sonho de consumo da minha cozinha! Essa cor tá um escândalo!
    Esse arroz vou ter de testar, a apresentação está ótima.
    Ah, obrigada pela visita no blog e já estou te seguindo
    Um grande beijo e ótima semana
    Dani Kitutando

  8. Filipa, eu andei pesquisando e existem muitas receitas de arroz português mesmo, mas originariamente elas eram feitas com pato, quando chegou no Brasil trocamos por frango. É, o preço da "creusa" desanima um pouquinho mesmo, mas é um investimento pra vida toda, é uma panela perfeita no cozimento.

    Oi Midi, seja muito bem vida! Depois me conta como ficaram as frutas assadas.

    Welze, acho que o importante mesmo é que a comida seja feita com amor né!

    Babette, nem fala menina. Procurei muito este panela por causa da cor.

    Oi Abelhinha, que bom saber que as pessoas de Braga são muito queridas, quero conhecer o lugar um dia.

    Oi Dani, seja bem vinda! Pode testar sim a receita deste arroz, se você gosta de arroz vai se apaixonar.

    Ana e Ângela, obrigada pelas constantes visitas!

    Beijinhos,
    Fabi

  9. Um arroz mara pra estrear uma fenomenal panela lilás que eu nem sabia que existia!!! Ualll, que coisa mais chic!!!

    Aproveita sim, a gente sabe muito bem como é importantíssimo ter uma panela assim!

    Um abraço,
    Ótima semana

  10. Oi Fabi! Que arroz super completo, gosto de tudo que colocou, e o melhor é que pode ser um prato único. Linda panela e a cor maravilhosa, eu entendo sim, ganhar um presente para cozinha é tudo de bom.
    Bjos, Lú.

  11. Menina nunca tinha ouvido falar nesse arroz e já fiquei fã! Risos…
    Adorei, porque eu amo arroz com várias coisas então esse pra mim é perfeito. E gostei muito da origem também.
    Sua panela é luxo fia!
    Bjs

  12. Fabi, adorei esse arroz e pode apostar que farei loguinho, pena que não tenho uma linda panela lilás como essa que achei fantastica. beijinhos e uma linda semana

  13. Tirei uma linguiça pro almoço e não sabia o que fazer com ela. Vou dar uma adaptada nesse arroz, por que não tenho frango descongelado.
    ;)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *