Receita do Leitor – Frango ao Cúrcuma e Couscous de ervilhas da Juliana

quinta-feira, 15 de julho de 2010

(Foto: Juliana Lins)
Oi pessoal, tudo bem? Hoje eu trago pra vocês mais uma receita de uma talentosa leitora do Figos & Funghis na coluna “Receitas do Leitor”. É a Juliana Lins Costa, de São Paulo que me enviou esta receita MARA de Frango ao Cúrcuma. A Jú também tem um blog de receitas que se chama Quitutes da Jujú, vale à pena visitar e seguir porque a Jujú tem receitas tão deliciosas quanto esta por lá. Vejam que fofa a mensagem da Jujú: 
“Essa receita na verdade não veio de lugar nenhum. Num dos programas da Nigella ela preparou um Stew de carneiro e eu me inspirei na mistura de temperos. Da receita original eu só aproveitei a adição de açucar mascavo e o cúrcuma. Cada vez que eu faço mudo alguma coisa. Todas as versões sempre foram muito elogiadas. Mas parece que finalmente cheguei a uma versão final. Servi com cuscus marroquino com ervilhas. Um espetáculo!! Espero ver a minha receita publicada no seu blog!”
Pronto Jú, sua receita deliciosa está aqui!
Frango ao Cúrcuma
(para 4 pessoas)
Ingredientes:
2 peitos de frango
1 e ½ copo de vinho branco
1 bandeja de cogumelos de paris frescos (aprox. 300 gramas)
500 gramas de cebola para conserva (aquelas pequeninas)
2 colheres de sopa de açúcar mascavo
3 colheres de sopa de azeite de oliva
Cúrcuma à gosto
Farinha de trigo
Sal e pimenta a gosto
Modo de Preparo: Corte os peitos de frango em cubos de aprox. 3 cm. Envolva-os com a cúrcuma e depois na farinha de trigo.
Numa panela funda coloque o azeite e frite os pedaços de frango. Não coloque todos de uma única vez. Vá fritando aos poucos e reservando. Na mesma panela adicione um pouco mais de azeite e coloque o açúcar mascavo. Quando ele estiver todo derretido adicione o vinho. Mexa bem para aproveitar todo o fundo da panela.
Acrescente o frango, a cebola (descascada) e os cogumelos (limpos) e deixe cozinhando em fogo médio com a tampa aberta para secar bem o vinho por no máximo 30 minutos. Prove o sal e a pimenta
Se após este tempo o molho ainda estiver com a consistência muito líquida, dissolver 1 colher de chá de farinha em ½ copo de água e acrescentar apenas o suficiente para o molho ficar com o aspecto mais cremoso.
Sirva com o cuscuz marroquino ou arroz branco.”

E você, quer ver sua receita aqui? Então envie para o e-mail: figosefunghis@terra.com.br

Bom Apetite!

Fabiana Pinfildi

8 Comentários para “Receita do Leitor – Frango ao Cúrcuma e Couscous de ervilhas da Juliana

  1. Oi Fabiana, gostei da receita da Juju, acho que deve ficar ótima, vou passar lá para uma visita, e acho legal essa sua iniciativa,bjs
    Maura

  2. A Maura tem razão, essa sua delicadeza com leitoras que te seguem é muito legal!
    Tenho certeza que a Juliana ficou muito feliz ao ver a receitinha dela aqui!
    De minha parte fiquei curiosa em relação ao couscous marroquino…mas não faz mal, vou fazer uma visitinha para ela e procurar lá…rs!
    Bjuss!!!

  3. Maura e Rachel,
    Eu criei esta coluna aqui no blog porque achei que seria gostoso os leitores poderem mostrar para outros leitores que também são capazes de fazer belas receitas. Não precisa ser cozinheiro profissional, chef de cozinha ou blogueiro para saber cozinhar, basta ter amor e dedicação, e isso muita gente tem de sobra né?!

    Muito obrigada a vocês pelo apoio!

    Beijos,
    Fabi

  4. Oi Pessoal! Que bom que gostaram dessa receita! Ela é ótima mesmo, bem diferente!
    Se tiverem qualquer dúvida é so me perguntar!
    Beijos,

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *