Quiche de Chalotas e Cogumelo

segunda-feira, 26 de julho de 2010

Conforme a definição da nossa querida Wikipédia, a quiche é uma “iguaria feita à base de massa podre, recheio à base de ovos e creme ao qual se adiciona pedacinhos de toucinho defumado, e que não leva cobertura.”. Ok, nós sabemos que esta é a receita original da famosa quiche Lorraine, que é uma das tortinhas mais famosas e queridas dos parisienses. Mas para quem pensava (assim como eu) que as deliciosas quiches são receitas típicas francesas engana-se, pois as quiches, embora tenha se tornado um prato tradicional da culinária francesa tem sua origem na culinária alemã, mais precisamente no reino medieval de Lothringen, e mais tarde então os franceses batizaram a receita de Lorraine. Atualmente as quiches são muito consumidas no mundo todo, principalmente na Europa e América do Norte. Esta receita de quiche eu tenho há pelo menos 10 anos e nunca fiz outra massa, nem me lembro de onde veio, mas provavelmente do livro de receitas da minha mãe. Com esta massa básica você acrescenta ao recheio os ingredientes que quiser e assim poderá criar sua quiche personalizada. Sempre faço de cebolas, de cogumelos e de espinafre. Desta vez tinha chalotas lindinhas na geladeira e um tanto de shimeji dando sopa e não pensei duas vezes. Para quem quiser anotar:
Quiche de Chalotas e Cogumelo
(rende 8 porções)
Ingredientes:
Massa básica
2 xícaras de farinha de trigo
1 pitada de sal
125g de manteiga sem sal gelada e picada
1/2 xícara de água gelada
Recheio base
4 ovos
1 xícara de chá de creme de leite
150g de queijo gruyere ralado grosso (se não tiver pode substituir por queijo prato)
1 pitada de pimenta moída na hora
1 pitada de sal
Recheio personalizado
300g de cogumelo shimeji
10 chalotas cortadas em fatias finas
3 colheres de sopa de salsinha fresca picada
50g de queijo parmesão ralado
1 colher de café de molho shoyu
Modo de Preparo: Misture a farinha, o sal e a manteiga em uma tigela e mexa com as pontas dos dedos até formar uma farofa. Acrescente a água gelada aos poucos até deixar a massa lisa. Forme uma bola com a massa, embrulhe em filme plástico e deixe na geladeira por 15 minutos. Abra a massa em uma superfície enfarinhada até que fique bem fina (se sobrar massa, reserve para outra receita – pra mim sempre sobra um pouco pois gosto bem fina). Depois de aberta, acomode a massa em uma forma de aro removível e asse em forno baixo (180º) por 10 minutos (apenas a massa), antes de cobrí-la com o recheio. Assim que a massa pré-assada sair do forno cubra com o recheio e leve ao forno novamente por mais 15 minutos em forno médio (220º). Retire e sirva bem quentinha. 
Bom Apetite!
Fabiana Pinfildi

14 Comentários para “Quiche de Chalotas e Cogumelo

  1. Fabi, arrasou na quiche, ficou linda! E esse seu recheio personalizado eu amei!!! Tem tudo o que gosto aí no meio. Já estou levando a receita comigo! :)
    Beijinhos,
    Thais

  2. Ainda não experimente as chalotas, mas adoro tudo que tem cogumelo e sou fã de quiche. Este prato está a minha cara! Beijos, Ju

  3. Fabiane,
    Fui fazer compras para experimentar sua receita de quiche, contudo, tive dificuldades para encontrar chalota. Onde posso comprá-las?!
    Até
    Monica

  4. Oi Mônica, você pode encontrá-las em qualquer hortifruti. As chalotas são aquelas cebolas pequeninas e douradas que utilizamos para fazer conserva, sabe?
    Se não encontrar você pode substituir por alho poró.

    Fabiana

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *