Notícias do mundo foodie – Comer fora de casa está mais caro

terça-feira, 20 de julho de 2010

O preço da refeição em restaurante ficou mais salgado neste ano variando positivamente acima da inflação. No ano, até a primeira quadrissemana deste mês, o IPCA (Índice de Preços ao Consumidor Amplo) teve variação de 3,99%, enquanto a alimentação em restaurantes mostrou expansão de 5,09%.
Apesar do arrefecimento da pressão inflacionária gerada pelos alimentos no primeiro trimestre de 2010, os custos com aluguel e mão de obra reduziram as margens de lucro dos empresários, que decidiram dividir a conta com o consumidor.
 
No IPCA medido pela Fundação Ipead (Instituto de Pesquisas Econômicas Administrativas e Contábeis de Minas Gerais), a alimentação em restaurante, nos últimos 12 meses, apresentou expansão de 9,25%, para um IPCA geral de 5,41%. Na primeira quadrissemana de julho, houve variação positiva de 0,63% para alimentação em restaurante, enquanto o IPCA teve leve queda de 0,07%.
 
Pesquisa do site Mercado Mineiro indicou um encarecimento no preço da comida nos restaurantes self-service de Belo Horizonte de 2,72%, na comparação de fevereiro – quando a alimentação era apontada como a vilã da inflação -, com junho, quando os preços estavam recuando. O estudo está em sintonia com o que dizem os empresários do setor, quando afirmam que, embora a curva de preço dos alimentos não aponte mais para cima, outros custos que compõem o preço da refeição fazem o quilo da comida ficar mais caro.
Leia a notícia na íntegra no site do R7
Fonte da notícia: Portal R7
Imagem: Google Images
Fabiana Pinfildi

6 Comentários para “Notícias do mundo foodie – Comer fora de casa está mais caro

  1. Bom aqui na minha região, também está muito caro sair para comer, o noivo e eu saiamos bem mais no inicio do namoro, agora estamos pensando 2x antes de sair! Bjos Fabi

  2. Nossa aqui em Sorocaba onde moro nem acho tão caro comer fora de casa, mas quando vou a SP eu tomo um susto. O que eu gasto para ir na melhor churrascaria da minha cidade eu gasto comendo no quilo do Shopping Morumbi. Deus me livre, como é caro!
    Beijos

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *