Medalhão de Mignom alla Vodka e Spaghetti com Cogumelos e Salsa

segunda-feira, 12 de julho de 2010

Gente, esta receita foi uma das primeiras receitas de carne que me arrisquei a fazer. Acho que tinha uns 15 anos quando pedi pra minha mãe comprar medalhões de filé porque eu tinha visto uma receita apetitosa em um programa de culinária daquela época mas não tinha conseguido anotar e não me lembro o motivo. A receita do programa de TV era com vinho branco seco, mas como naquele dia minha mãe não tinha o dito cujo em casa resolvi recorrer ao bar do meu pai (meu pai sempre teve bar em casa com muitas opções de destilados, um deleite para quem cozinha) e encontrei uma garrafa de vodka que estava bem no começo. Lí o rótulo, ví que era russa e segui em frente. Apesar de não ter muita experiência na cozinha naquela época algumas coisas eu sabia de ser curiosa, como essa história de saber que as vodkas russas estão entre as melhores do mundo. Dei uma arranjada no modo de preparo da carne (que eu não tinha visto a receita toda) e fiz um molho de mostarda escura pra ela. À noite servimos com arroz branco e batatinhas sauté, ficou uma delícia e todos pediram a receita. Fiquei me sentindo adulta….hahahahha. Hoje eu trouxe esta minha receitinha do coração pra vocês conhecerem, deata vez eu dei uma modificada no molho e servi com massa com bastante cogumelo e salsa fresquinha, “dilícia!”. Foi a primeira refeição preparada a quatro mãos depois de casados, então o maridinho tem crédito também! Espero que gostem:
Medalhão de Mignom alla Vodka e Spaghetti com Cogumelos e Salsa

(rende 6 porções)

Ingredientes:
Para a carne:
6 medalhões altos de filé mignom
1 e 1/2 dose de vodka (use a melhor que tiver. Quanto melhor a qualidade da bebida melhor ficará sua receita)
1 pitada generosa de sal marinho moído na hora
1 pitada generosa de pimenta-do-reino moída na hora
1 fio de azeite extravirgem
2 ramos de alecrim
5 raminhos de salsa crespa
1 colher de sopa de manteiga
1 cubo de caldo de carne
1 xícara de café de água filtrada

Para o Spaghetti:
250gs de massa tipo spaghetti
2 colheres de sopa de manteiga sem sal
300g de cogumelo de paris fresco cortados em fatias grossinhas
5 colheres de sopa de salsa fresca picada
2 colheres de sopa de molho de soja picante
1 fio de azeite extravirgem
2 colheres de sopa de queijo parmesão ralado
1 pitada de sal marinho moído
1 pitada de pimenta-do-reino moída

Modo de Preparo: Em um refratário médio prepare a marinada com os medalhões. Deite os medalhões no fundo do refratário e salpique a pimenta e o sal. Regue com azeite, acomode as ervas sobre a carne e regue com a vodka. Cubra o refratário da marinada com um pano seco e deixe descansar por 2 horas. Enquanto isso cozinhe a massa do spaghetti até ficar al dente e reserve. Em uma caçarola grande aqueça duas colheres de sopa de manteiga e junte os cogumelos, o molho de soja picante, a pimenta e o sal. Tampe, conte 2 minutos e desligue. Passe a massa já cozida para a panela deste molho de cogumelos e some também a salsa e o azeite. Misture delicadamente com um garfo para os sabores se fundirem bem e finalize polvilhando o queijo parmesão. Em outra caçarola aqueça uma colher de sopa de manteiga e dissolva o caldo de carne. Retire o líquido da marinada e some ao caldo de carne. Em fogo baixo junte a água filtrada e continue mexendo até reduzir o molho. Quando estiver bem encorpado desligue e reserve. Aqueça uma frigideira de ferro e grelhe os medalhões em fogo alto, durante 3 minutos de cada lado. Após este tempo e quando a carne estiver selada e dourando por fora, junte o molho reduzido da marinada na frigideira e abaixe o fogo. Deixe cozinhar por 5 minutos e desligue. Sirva bem quente com a massa de cogumelos. Fica booooom!
Bom Apetite!
Fabiana Pinfildi

14 Comentários para “Medalhão de Mignom alla Vodka e Spaghetti com Cogumelos e Salsa

  1. Oiiiiii Fá, tudo bem???
    Nossa ficou lindo seu prato de dar água na boca mesmo!!!
    Eu tbm sempre faço as receitas com o que tenho em casa, também fica bom demais.
    Adorei seu prato depois vou fazer para experimentar…
    Bjocas

  2. Começaste bem cedo no campo da culinária.
    Excelente receita e bem especial.
    Ainda foste desta vez visitar o bar do teu pai em casa? ♥

  3. Fabi, adoro destilados na cozinha!!rsrs…..aqui em casa um clássico é frango com cachaça! Vou fazer o filé com vodca na próxima!!
    Adorei!!
    Bjao Fe ;)

  4. Fabiii, qto tempo! Tambem né, vc casa e eu entrego trabalho final da facul..rsrs.

    Td bem com vc?
    Eu sou viciado em medalhao de filé mignon! Antes eu gastava todo meu salario em come-los num restaurante aqui perto da USP. Agora to manerando, mas q é delicioso é, né?
    Qq dia preciso preparar em casa, seguindo tua receita!

    bjo

  5. Que bom que gostaram da receita.
    Ana, comecei cedo mesmo, sempre gostei de ficar na cozinha e depois aprendi a cozinhar. Dessa vez não fui no bar do meu pai não, ele mora no interior e eu em SP :(

    Oi Richie, tudo bom querido! E vc? Já entregou o trabalho?
    Que bom que agora está manerando no filé mignom, assim sobre mais $$ pra vc fazer aqueles doces MARA pra nós lá na Cozinha Coletiva…hahaha. Mas quando vier à SP me avisa que eu faço um em casa pra vc viu!

    Bjão

  6. Oi Fabi, Tenho acompanhado um pouquinho desse seu momento casamento e lua de mel.
    Desejo a vocês uma vida de harmonia e paz.
    Cozinhar a 4 maõs além de prazeroso é também muito romântico.
    Como tocar piano, rs.

    Adorei a sujestão, deve ser mesmo uma delícia.

    Beijinho.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *