Creme de Ervilhas Light

sexta-feira, 09 de julho de 2010

Esta sopa é uma das preferidas daqui de casa. Eu que desde pequena via minha mãe preparando e amava quando chegava o inverno porque sabia que ia ser festival de sopas em casa, posso afirmar que é deliciosa. Inclusive, até hoje a minha estação do ano preferida é o inverno e sempre fico aguardando que ele chegue para que eu possa me deliciar com sopas, cremes e caldos diversos. Esta sopa é presença confirmada algumas vezes no ano na minha cozinha, e o fato de ser muito fácil de preparar conta pontos. Além disso é uma sopinha light porque não leva uma única gota de óleo ou azeite e nenhum outro tipo de gordura (ao menos nesta receita). Acho que esta sopinha é uma boa pedida para hoje à noite, não acham?
Creme de Ervilhas Light
(rende 6 porções)
Ingredientes:
250gs de ervilha seca partida
2 litros de água
500ml de caldo de legumes concentrado (sem óleo)
5 dentes de alho descascados
pimenta à gosto (gosto mais da branca)
sal à gosto
Salsa fresca picadinha
Modo de Preparo: Deixe as ervilhas de molho por 1 hora em água fria. Escorra e passe a ervilha para uma panela de pressão grande (para deixar espaço na panela quando a ervilha ferver e levantar espuma). Cubra com a água e junte o caldo de legumes e os dentes de alho descascados. Tampe a panela de pressão e quando começar a chiar conte 20 minutos em fogo alto. Desligue o fogo, aguarde que a pressão saia e abra a panela. Abaixe o fogo e cozinhe por mais 40 minutos, ou até que perceba que a sopa ganhou mais consistência. Quando as ervilhas estiverem bem amolecidas bata a sopa na panela mesmo com um mixer até que se torne um creme liso e homogêneo. Finalize com salsa fresca picadinha. Sirva bem quente com croutons. Delícia pura!
Bom Apetite!
Fabiana Pinfildi

11 Comentários para “Creme de Ervilhas Light

  1. Fabi!! Sou fã de creme de ervilha! Que coincidência, esta é uma das melhores lembranças culinárias que tenho do tempo que morava com minha mãe! Tua credita que faz 5 anos que estou casada e ainda não tenho panela de pressão?! Toda vez que começa o inverno penso: "tenho que comprar para fazer creme de ervilha!", mas ainda não botei em prática. Boa lembrança! Se este final de semana eu for ao shopping vou comprar minha panela! Beijos e um ótimo findi, Ju

  2. Juliana e Bibi,
    adoro tbem sopa de ervilha, mas como não tenho panela de pressão fervo as ervilhas em uma panela normal mesmo, depois que esfria coloco no liquidificador. Fica uma delicia tbem e é uma boa opção para quem não tem panela de pressão!
    Bjsss
    Clau

  3. Você e suas fotos lindas, heim! Muito linda mesmo!
    Menina, esse creminho deve ser muito bom, ainda não fiz creme de ervilha, confesso que tenho um certo receio com as ervilhas, mas já copiei sua receita e vou tentar!
    Bjuss!!!

  4. Oi meninas, podem fazer sim que eu garanto, não há quem resista. Eu mesma que não sou muito amiga das ervilhas amo esta sopa por ser à base de ervilhas secas, e na minha opinião o sabor muda muito de uma pra outra.

    Clau, dá mesmo pra fazer na panela normal, só que demora mais tempo, a vantagem da panela de pressão é cozinhar mais rápido. Na minha opinião o resultado é o mesmo, depende do tempo que tiver disponível na cozinha.

    Oi Rachel, obrigada! Eu estou treinando bastante. Quanto à sopa pode fazer sim que fica deliciosa, um belo creminho para os dias frios.

    Bjinhos,

  5. Como vc sabe eu amoooo sopas, de qualquer tipo e espécie!!! Acho que vou me aventurar com esta!!!
    Torça por mim rsrsrs, beijcas, Juli.

  6. Bom dia Fabiana, faz tempo q procuro na net uma receita de creme de ervilhas q se encaixe com meio perfil meio “natureba”,pois não gosto de nada gordo e a maioria das receitas vai bacon e eu não come nada de carne de porco. Sua receita me caiu como uma luva vou fazer hoje mesmo p/esperimentar. Estou de ferias do meu trabalho e achei seu blog, como tb adoro cozinhar vou visitar sempre. Sucesso.

  7. Poço fazer com ervilha enlatada, nunca trabalhei com a ervilha seca, tbm não tenho muito tempo p/ estar na cozinha, estou super afim de eliminar alguns kg, se vc puder me ajudar c/ mais receitas vou adorar.
    Seu blog é muito lindo e criativo
    Bjs

    • Oi Sonia, obrigada.
      Nunca fiz esta sopa com ervilha de lata, então não sei se o sabor e a textura ficam iguais. Mas cozinhar com ervilhas secas não tem erro, é só seguir direitinho a receita que você vai acertar! É fácil!
      Quanto às receitas de baixa caloria você já deu uma olhada na categoria “LIGHT” que tem lá na coluna lateral do blog? Tem muitas opções para te ajudar na dieta!
      Beijos

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *