Couscous Marroquino com Vegetais

terça-feira, 06 de julho de 2010

Tá aí uma receitinha muito fácil, bem rápida de fazer mas ao mesmo tempo também surpreendentemente deliciosa! Estou falando do couscous marroquino, um alimento típico daquela região que é feito à base de farinha de semolina grossa e cheia de charme, com uma infinidade de opções para quem quiser usar a criatividade. Receita para as amigas iniciantes que querem surpreender na cozinha, nem parece comidinha feita em casa e de preparo ultra fácil, quem não sabe o que é vai achar que você pasou horas na cozinha preparando. Além disso é bem leve e pode ser enquadrada na nossa categoria “Comidinhas de Romance”. Também fica meigo se você quiser servir em um coquetel, distribuído em copinhos individuais com mini colheres e molhos. Garanto que faz sucesso! Vamos à receita:
Couscous Marroquino com Vegetais
(rende 6 porções, se em coquetel 12 porções)
Ingredientes:
2 xícaras de couscous marroquino seco (semolina)
4 xícaras de chá de caldo concentrado de galinha ou legumes
1 abobrinha italiana fatiada
2 tomates cortados em cubos grandes
10 tomates cereja cortados ao meio
1 maço de brócolis japonês separado em bouquets
1/2 lata de grão-de-bico cozido e escorrido
1 cebola pequena cortada em meia-lua
1 colher de sopa de manteiga em temperatura ambiente
1 colher de chá de curry em pó
2 dentes de alho picados
2 colheres de sopa de azeite
1 colher de sopa de molho de soja
1 colher de sopa de molho tipo inglês
pimenta branca moída à gosto
sal marinho à gosto
3 colheres de sopa de salsa fresca picada
Modo de Preparo: Unte uma assadeira antiaderente com azeite e acomode nela todos os vegetais e o grão-de-bico. Regue com azeite, tempere com pimenta, curry, shoyu, molho inglês, alho e sal. Leve ao forno médio pré-aquecido em 220º por aproximadamente 20 minutos, tirando duas vezes do forno para mexer os legumes para que assem por igual. Enquanto os vegetais estão no forno prepare o couscous. Em uma tigela hidrate a quantidade indicada acima com o caldo de galinha ou de legumes fervendo e deixe descansar por 15 minutos. Após este tempo com o auxílio de um garfo solte os grãos da semolina delicadamente, fazendo movimentos como se estivesse cavando o centro para as bordas e depois o inverso. Quando os grãos estiverem soltinhos acrescente a manteiga e continue a misturar. Reserve. Retire os legumes do forno e cubra o cous cous com este mix. Delicadamente mexa muito bem com um garfo até que esteja tudo misturado. Salpique salsa fresca picada e sirva como prato único, com peixes, saladas, tortas e carnes de sua preferência. É uma refeição completa!
Bom Apetite!
Fabiana Pinfildi

9 Comentários para “Couscous Marroquino com Vegetais

  1. Adorei essa receitinha, realmente fácil de preparar e achei chique rsrsrs. beijinhos e um lindo dia

    PS. Menina seu blog ja foi sorteado la no culinaria do amigos e uma de suas receitas foi postada la a algum tempo e tu acho que não percebeu…passa la e confere.

  2. Oi Fabiana,

    de couscous gosto muito. Estive em Marrocos e adorava o couscous feito na tangine. Vc já ouviu falar? Um genero de panela em barro com uma tampa conica.

    Fica delicioso o couscous de vegetais que lá fazem.
    O seu tb tem um aspecto fantástico!
    Beijinhos.

  3. Oi meninas!
    Suely, já fui lá conferir. É que a receita foi publicada apenas 2 dias antes do meu casamento e só estou voltando agora com a net, mas adorei ver a cheesecake por lá.

    Dani, então corre pra comprar uma caixinha e faça porque tenho certeza que vc vai amar! Além de delicioso é muito prático e fácil de fazer.

    Oi Rute, eu já ví sim, inclusive tenho uma tangine em casa que "uso" como objeto de decoração pq é tão linda e delicada que tenho pena de usá-la na cozinha. Então faço num refratário comum mesmo. Que delícia, então vc já esteve no Marrocos, tenho muita vontade de ir pra lá.

    Bjos,

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *