Carne Chinesa com Vagens e Milho

quinta-feira, 29 de julho de 2010

Gente, a história desta receita é muito engraçada. Desde o começo do namoro nós costumamos passar alguns finais de semana na praia, mais precisamente em um trailler que a família do marido tem estacionado dentro de um condomínio de traillers aqui no litoral de SP. A primeira vez que eu fui já tinha programado de fazer o almoço no sábado e comprado os ingredientes. Seria uma carne, um cozido de legumes e um arroz. Ocorre que quando fui olhar o “inventário” das panelas do trailler haviam somente 2 panelas no armário e eu precisava de 3 panelas pra fazer aquele almoço. Problema sério mudar o cardápio na última hora, quem cozinha sabe como isso nos deixa irritados. O marido muito prático logo deu a sugestão: mistura tudo numa panela só. Achei a idéia uma caca no início, mas depois pensei que poderia misturar a carne e os legumes em uma panela e fazer apenas o arroz em panela separada. Acabou saindo um picadinho bem gostoso e sem nome, então ficamos olhando para ele por alguns minutos e batizamos de carne chinesa porque era um picadinho de carne com vários legumes dentro, molho de soja e gergelim. Depois disso a tal carne chinesa ganhou muitas variações mas vive aparecendo lá em casa. Receita prática, fácil e muito rápida, coisa de 15 minutos para o prato estar na mesa. Você coloca os legumes que preferir, nesta receita eu usei vagens e milho verde:
Carne Chinesa com Vagens e Milho Verde
(para 2 pessoas)
Ingredientes:
350g de carne magra cortada em tirinhas (usei filé mignom)
10 vagens grandes cortadas em 3 partes cada uma
1 lata de milho verde cozido e escorrido
1 cebola picadinha
1/2 taça de vinho tinto seco (use um bom vinho para a carne ficar bem saborosa)
1 xícara de caldo de carne
3 colheres de sopa de molho de soja (shoyu)
2 colheres de sopa de óleo vegetal
2 colheres de sopa de salsa bem picadinha
1 colher de sopa de gergelim preto para finalizar
Modo de Preparo: Aqueça o óleo numa panela média e frite a cebola até começar a ficar douradinha. Junte a carne e deixe fritar até que esteja bem selada de todos os lados.
Pausa para explicar como selar a carne, e isto vale para todos os procedimentos de fritar, assar ou reforgar carnes em pouco óleo: Selar a carne é um processo muito importante para manter a carne macia e suculenta. Para selar a carne basta virá-la de todos os lados até que se forme uma fina camada dourada na carne, por todos os lados, e ela se solte da panela (a carne crua dá uma grudadinha).
Após selar a carne junte o vinho tinto e aumente o fogo. Assim que o álcool evaporar acrescente o caldo de carne e as vagens picadas. Cozinhe por 10 minutos em fogo alto mexendo sempre e quando a vagem estiver amolecida junte o milho verde e a salsa picadinha. Em seguida regue com o molho shoyu, misture bem para que seja incorporado pelo restante do molho e desligue. Passe para a travessa de servir e finalize salpicando o gergelim preto. Sirva bem quente com arroz branquinho.
Bom Apetite!
Fabiana Pinfildi

17 Comentários para “Carne Chinesa com Vagens e Milho

  1. Fabi, adoro receitas práticas..(e os homens geralmente dão as soluções mais práticas, né).. em casa é assim: marido sugere e eu tenho que fazer! :)

    Bjao

  2. Fabi,
    Adorei essa receita, que na verdade deveria se chamar, "Picadinho da Fabi".
    Em situações como aquela, eu acho que ficaria tensa e preocupada, mas voce tirou de letra.
    Adorei a mistura das cores e dos sabores, e vou levar a dica de selar a carne.
    ah, Fabi, sobre o Horenso, nunca achei por aqui onde eu moro SJC.
    O feirante de Londrina, disse que lá tem em fartura, porque elas são plantadas por lá.
    Será que no mercado municipal não tem? to ensaiando uma visita por lá, para ver se encontro também as favas de baunhilha, se eu for primeiro, eu te falo.
    bjs

  3. Uma história bem engraçada e graças a Deus que só tinhas 2 panelinhas, assim deste a oportunidade de criar este delicioso prato ♥

  4. Pois é Glau, o meu marido sendo sabedor que eu amo ir pro fogão abusa também, agora deu pra folhear meus livros de receitas e escolhe o que quer comer pelas fotos, pode? E a gente querendo agradar não resiste né…

    É mesmo Ameixinha e Dani, na hora do aperto é que a criatividade aflora, mas nessa daí eu tive a ajuda do marido.

    Fabi, vou correr atrás do meu horenso! Quanto às favas de baunilha, no final de semana passado estive no mercadão central aqui de SP e tinha lá pra vender por R$ 13,00 cada favinha. É só perguntar naquelas lojinhas de especiarias que eles sempre tem.

    Bjinhos

  5. Fabi, perfeita! Eu adoro comida chinesa, e olhe q faz um tempão que não faço aqui em casa. Na verdade acho q faço mais no verão. No frio comemos mais massas, risotos, caldos e carnes. Vez ou outra sai um peixinho…kkkk

    Bjo gde, Dani :)

  6. isto um dia ou outro acaba acontecendo mesmo, é claro que a gente se ajeita e de repente percebe que ficou bom, mesmo diferente do planejado. adorei! bjs

  7. Ficou com um aspecto ótimo, além da praticidade. Meu marido que não cozinha quase nada às vezes dá uns pitacos que melhoram muito a receita.
    beijos

  8. Pingback: Carne Chinesa com Vagens e Milho | Fit & Recipes

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *