Abóbora Assada com Ervas e Especiarias

segunda-feira, 05 de julho de 2010

Esta receitinha é muito prática, bem fácil de fazer e com um sabor inesquecível. Já ví receitas comm abóbora assada em muitos lugares, cada um fazendo de um jeito, e na verdade não é bem uma receita, é apenas um método de cozinhar legumes como se faz com abobrinhas, berinjelas e tomates. A receita que eu mais gostei destas abóboras foi uma que ví o Jamie Oliver fazendo em um de seus programas, mas o que conta mesmo para que sua receita seja diferente das demais é o seu toque pessoal, a sua criatividade, aquilo que você somou na base já conhecida. No meu caso cobri as abóboras laminadas com temperinhos aromáticos e de sabores bem marcantes. Aproveitei para experimentar pela primeira vez o sal negro vulcânico que eu trouxe do Hawaii, trata-se de um sal produzido lá nas ilhas havaianas extraídas de locais com uma influência muito forte de lavas vulcânicas, ele é bem pretinho e parece ter carvão na composição pois meus dedos ficaram bem sujos ao manuseá-lo, mas o sabor é muito bom, bem marcante deixando um toque de defumado na receita.  Servi as abóboras como tapas, ou seja, um belo petisco para acompanhar de cervejinha escura bem gelada neste inverno. Sucesso total entre os amigos convidados, todos saíram daqui pleiteando que a receita fosse postada logo na segunda-feira. Promessa cumprida! E você, quer anotar?
Abóbora Assada com Ervas e Especiarias
Ingredientes:
1 abóbora de pescoço de 500gs
3 colheres de sopa de azeite extravirgem
1 colher de chá de curry em pó
1 pitada generosa de pimenta calabresa em flocos
1 pitada de pimenta branca moída na hora
1 pitada de sal marinho moído (ou sal grosso, ou flor de sal)
suco de 1/2 limão
3 colheres de sopa de salsa fresca picada
2 ramos de alecrim, apenas as folhas
Modo de Preparo: Lave bem a abóbora e limpe-a por dentro, retirando todas as sementes. Com o auxílio de uma faca afiada fatie a abóbora com casca em lâminas e reserve. Unte uma assadeira antiaderente com um fiozinho de óleo vegetal e distribua as fatias de abóbora pela assadeira. Regue com azeite e depois salpique o sal marinho, as pimentas, o curry o suco de limão, a salsa e o alecrim. Cubra com papel alumínio e leve ao forno médio (240°) pré-aquecido por 15 minutos e depois retire o papel alumínio e deixe por mais 15 minutos até ficarem no ponto desejado. O ideal é que fiquem sequinhas e um pouco crocantes, fique atento(a) quando secar a água do cozimento, a partir daí o petisco atingirá seu ponto ideal. Sirva sozinha ou acompanhada de molhos de sua preferência, eu costumo usar este dip de iogurte que é bem fácil: 1/2 copo de iogurte, 1/2 lata de creme de leite light, 2 dentes de alho bem amassados, salsa fresca picadinha, azeite, 1 colher de sopa de suco de limão, sementes de gergelim torrado, pimenta-do-reino e sal.
Bom Apetite!
Fabiana Pinfildi

17 Comentários para “Abóbora Assada com Ervas e Especiarias

  1. Bem vinda novamente, sucesso e muitas felicidades na sua nova vida…parabéns!!!
    Adorei a receitinha tenho uma abobora agor ajá sei o que fazer come la…kkkk
    Bjinhus!!!

  2. Oi Fabi, seja benvinda de volta!

    Espero que tenhas aproveitado bem a viagem, e desejo muitas alegrias na vida de casada!

    Já chegou com uma receitinha pra lá de boa…abóboras e especiarias, combinação perfeita!

    Um abraço,

  3. Oi meninas, tudo bem? Que bom que gostaram da receitinha! Façam porque fica realmente deliciosa.
    Eu tenho o saquinho cheio do sal vulcânico em casa, pois abri no sábado e vai durar bastante. Vou tirar fotos dele pra vocês verem e amanhã já publico aqui ok?
    Obrigada pelas boas vindas!

    Bjinhos

  4. Fabi,
    Abóbora é boa de todo jeito, mas se podemos incrementar com umas especiarias, fica ainda melhor.
    Vejo que já voltou animada na cozinha.
    Bjs.

  5. Olá Fabi, seja bem vinda, e espero que tenha curtido bastante sua linda viagem.
    Sabe, há muito que tenho pensado em fazer essa receita, mas ficava receosa quanto a maneira certa de preparar…bom, agora já tenho todas as dicas e em breve testarei.
    Obrigada pela partilha, amiga… espero que a minha faça tanto sucesso quanto a sua fez!
    Bjuss!!!

  6. Linda, que bom que voltou!! Espero que tenha aproveitado a viagem! E seja muito, mas muito feliz nessa nova fase da sua vida! :)
    Amei a receita. Adoro abóbora e já anotei para fazer!
    Beijos,
    Thais

  7. Hummm, fala sério Fabi, sal negro vulcânico… chique demais meninas! Você ter delirado com tanta novidade que achou por lá. Agora, abóbora assim nunca vi. Adorei a sugestão e o molhinho de iogurte deve ser maravilhoso tbm!

  8. Oi queridas, que bom que gostaram!

    Dani, realmente eu fiquei maluquinha com tantas novidades para a cozinha que eu encontrei por lá. Este sal negro vulcânico é extraído lá mesmo no Hawaii e é delicioso, tem um sabor de defumado muito diferente.

    Juli, vc é suspeita né maninha, mas percebi que amaram minhas abóboras mesmo…bobinhos vcs…hahaha

    Bjos!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *