Sopa de Alcatra com Cerveja e Bolinhas de Trigo

quinta-feira, 10 de junho de 2010

(Foto: Juliana Pinfildi)
Gente, esta sopinha de alcatra em tiras com bolinhas de trigo é realmente perfeita para o inverno. Ela fica bem encorpada, nutritiva e muito, mas muito saborosa! Aquece até aqueles dias em que nada parece amenizar o frio, nem mesmo cobertas e aquecedores. Além disso é muito fácil de fazer, quer ver só?
Sopa de Alcatra com Cerveja e Bolinhas de Trigo
(rende 6 porções)
Ingredientes:
800g de alcatra cortada em tirinhas bem finas
2,5 litros de caldo de carne (ou 2,5 litros de água e 2 cubos de caldo de carne)
2 cenouras grandes descascadas e cortadas em rodelas
4 batatas descascadas e picadas em cubos médios
4 mandioquinhas (ou batatas baroa) descascadas e cortadas em rodelas
250ml de cerveja clara
2 xícaras de trigo para kibe já hidratado em água quente
2 ovos inteiros
4 colheres de sopa de farinha de trigo
1 fiozinho de óleo vegetal
1 cebola grande picadinha
2 dentes de alho picadinhos

pimenta à gosto
sal à gosto (lembrando que eu gosto de usar o sal marinho, mas você pode usar o que tiver)

salsa fresca picada à gosto
Modo de Preparo: Em uma panela de pressão refogue bem a cebola e o alho no óleo vegetal até ficarem douradinhos. Junte a alcatra em tirinhas e refogue até dourar. Junte o caldo de carne e tampe a panela com pressão. Cozinhe por 30 minutos na pressão e então desligue, aguarde que a pressão se dissipe e então abra novamente a panela, acrescente a cerveja, as batatas, as cenouras e as mandioquinhas e cozinhe por 10 minutos em fogo baixo. Enquanto os legumes cozinham junto com a sopa, prepare as bolinhas de trigo misturando o trigo hidratado, os ovos, o sal e a farinha. Amasse bastante para que todos os ingredientes incorporem bem e então passe a fazer bolinhas do tamanho de almôndegas. Junte as bolinhas à sopa e cozinhe por mais 10 minutos em fogo baixo. As bolinhas cozinham rápido, mas o ponto certo é quando elas estiverem maiorzinhas e com aspecto de bolinhas compactas mesmo, e não “esfarelentas”, se é que me entendem. Quando as bolinhas estiverem cozidas e os legumes macios (a mandioquinha provavelmente irá se desmanchar) desligue a panela, ajuste o sal e salpique bastante salsa fresca picadinha. Sirva com queijo parmesão ralado na hora e torradinhas. É delicioso!
Bom Apetite!
Fabiana Pinfildi  

10 Comentários para “Sopa de Alcatra com Cerveja e Bolinhas de Trigo

  1. Nossa esta ficou realmente muuuuito boa!!! Até no dia seguinte ela ainda esta perfeita!!! Recomendo principalmente para aqueles que não gostam de "sopa rala" rsrsrs (como meu marido…rsrsrs).

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *