Couve-flor Gratinada com Molho Bechamel

sábado, 19 de junho de 2010

Esta é outra receitinha fácil fácil, que todas as já iniciadas na cozinha sabem fazer, cada uma tem seu toque especial, seu temperinho secreto, mas a base é a mesma. Couve-flor gratinada com molho branco ou molho bechamel. Esta receita me lembra a infância, já que minha mãe sempre fazia em casa. De vez em quando ela ainda faz, quando ficamos pedindo estas comidinhas de criança, e é sempre muito bom! Amigas iniciantes, podem anotar a receita e pegar os apetrechos que esta receita eu garanto que vocês vão acertar!
Couve-flor gratinada com Molho Bechamel

(rende 10 porções)

Ingredientes:
1 pé grande de couve-flor lavada e escorrida
1/5 litro de leite
2 colheres de sopa de manteiga sem sal
1 cebola média picadinha
2 dentes de alho picadinhos
2 colheres de sopa cheias de farinha de trigo
pimenta-do-reino à gosto
1 pitada de noz-moscada
sal à gosto
1 fiozinho de azeite extravirgem
queijo parmesão ralado para gratinar

Modo de Preparo: Cozinhe a couve-flor em vapor até ficar al dente. Reserve. Em uma frigideira de bordas altas derreta a manteiga, refogue a cebola e junte a farinha de trigo. Mexa bem para desfazer os grumos, até que se forme uma pastinha lisa e homogênea. Acrescente o leite aos poucos e continue mexendo sempre, em fogo baixo. Quando o creme ficar mais amarelinho tempere com a noz-moscada, a pimenta e o sal. Se perceber que o molho está muito líquido acrescente mais farinha para engrossar e mexa até ficar bem cremoso, sem grumos. Quando atingir o ponto desejado desligue. Num refratário acomode a couve-flor já cozida e cubra-as com o molho bechamel. Regue com um fiozinho de azeite, polvilhe o queijo parmesão ralado e leve ao forno em temperatura média por aproximadamente 20 minutos, ou até que a superfície esteja douradinha. Sirva com arroz integral e salada verde.
Bom Apetite!
Fabiana Pinfildi

13 Comentários para “Couve-flor Gratinada com Molho Bechamel

  1. Oi Fabiana :)

    Ando dia para dia para gratinar uma couve-flor e ainda não consegui. Mas adoro este acompanhamento.
    Valeu a lembrança.
    Deliciosa sua receitinha.
    Beijinhos.

  2. Oiiii Fabi, perdoe minha ausência….
    É um dos meus pratos prediletos, minha "mamis" que faz e eu amooo, vou pedir faz tempo que ela não faz rsrsrs
    Fiz um novo BLOG do meu Canil, estou falando sobre isso lá na minha cozinha quando puder dá uma passinha por lá ta…Bjooss Doces

  3. Eu fiz, eu fiz, eu fiz! Achei a sua tão linda que fiquei inspirada. Usei a mesma receita, mas substituí o parmesão por pecorino, mas só porque era o que eu tinha a mão. Ficou divino.

    bjs

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *