Arroz de Grão-de-bico total comfort

sexta-feira, 04 de junho de 2010

Gente, é isso mesmo, este arroz é a fórmula infalível para se esquentar e se confortar nos dias frios. E é o meu novo amor deste inverno. Acabei descobrindo meio por acaso, naqueles dias em que nem se imagina o que está com vontade de comer e a idéia surge ao abrir a geladeira. Meia lata de grão-de-bico em conserva acabaram com a minha falta de idéias. Como está fazendo muito frio por aqui resolvi que usaria aquele grão-de-bico em um pratinho bem quente e simples, até porque alguém estava morto de fome e não queria esperar muito tempo. Acabou saindo este arroz delicioso, muito fácil de fazer, simples e rápido. E para a alegria dos apreciadores de comida vegetariana a receita não leva um único ingrediente de origem animal.

Arroz de Grão-de-bico
(rende 4 porções)
Ingredientes:
1 copo americano de arroz branco crú
1/2 lata de grão-de-bico escorrido
2 copos de água
1 copo de molho de tomates com pedaços
1 cebola picadinha
2 dentes de alho fatiados
1 colher de sopa de óleo de girassol
3 colheres de sopa de salsinha picada 
pimenta branca moída na hora à gosto
sal à gosto
fio de azeite
Modo de Preparo: Aqueça o óleo de girassol e frite a cebola e o alho até começarem a dourar. Junte o arroz e frite por alguns segundos. Acrescente a água e o molho de tomates. Cozinhe por aproximadamente 20 minutos, sempre em fogo baixo. Depois desse tempo junte o grão-de-bico escorrido e cozinhe por mais 5 minutos. O ponto certo é quando o arroz já estiver cozido mas bem molhadinho ainda. Desligue, adicione a salsinha, tempere com pimenta e ajuste o sal. Regue com um fio de azeite e sirva imediatamente, fumegando.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Bom Apetite!

Fabiana Pinfildi

12 Comentários para “Arroz de Grão-de-bico total comfort

  1. senhordaglória! que delícia. vou copiar sua dica. é de babar. bom final de semana. ah ía me esquecendo, parabéns pela publicação de sua receita. é realmente maravilhosa

  2. Maravilhoso Fabi!!!, fiquei pensando nesse arrozinho assim quentinho nesse friozinho, aí amiga tudo de bom e + um pouco, um lindo fim de semana p/ vc e família, bjkas, ;)… ♥

  3. Fabi,
    Há algum tempo atras, vi uma reportagem falando da importancia de comer grão de bico, mas a falta de opção de receitas com o tal, vai fazendo com que ele deixe de entrar no meu cardapio.
    Mas como respondi na sua enquete, adoro ver as maravilhas que vc faz com o prato do dia a dia.
    Essa é uma delas….vi outras 3 receitas suas com grão de bico, e adorei.
    beijos

  4. Fiz esta receita e adorei! Prática, 2 em 1 rss e gostosa! Na próxima vez que fizesse acho que irei acrescentar mais grão de bico do que a receita pede. rs
    o meu ficou mais vermelhinho que o seu!
    Obrigada!

    Ah, estou amando o seu site. Estou começando a cozinha agora, não sei fazer quase nada e o seu site tem receitas fáceis (para quem está començando), simples e gostosas! Parabéns!!

    • Iris, esta receita é uma das minhas preferidas no mundo! hahahaha. Eu amo grão-de-bico com arroz e este molhinho de tomate fica tudo de bom na receita né?
      Eu fico muito feliz em saber que o blog está ajudando você nesta aventura de iniciação na cozinha. Cozinhar é uma paixão e com certeza logo logo você estará uma especialista!
      As receitas fáceis sempre estarão por aqui para te ajudar nisso :)
      Beijos!

  5. Finalmente fiz esta receita….mudei somente o copo de molho de tomate pedaçudo por um copo de tomates cereja cortados ao meio….e ao invés de meia lada de grãos de bico coloquei uma inteira….simplesmente MARAVILHOSOOOOOOOOOOO, refeição completa… ninguém quis acompanhamentos….PARABÉNS MAIS UMA VEZ!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *