Tagliatelle ao Pesto de Espinafre

segunda-feira, 03 de maio de 2010

(Foto: Juliana Pinfildi)
Esta massa é uma das minhas preferidas! Na verdade qualquer massa que leve molho pesto faz sucesso em casa, todos adoram. Para dar uma variada na tradicional receita do pesto genovese eu costumo fazer este pesto verde com espinafre predominando, e no lugar de piñoles eu coloco semente de girassol e amêndoas. Fica realmente muito delicioso, se você quiser testar não vai encontrar dificuldade alguma para fazê-lo, e o sucesso é garantido! Até quem não gosta de espinafre vai gostar desta massinha. Além disso é uma massa cremosa e quente, que é perfeita para o inverno, e como já estamos bem perto dele achei a época ideal para prepará-la. Segue a receita:
Tagliatelle ao Pesto de Espinafre e Abobrinha em fios
(rende 8 porções)
Ingredientes:
500g de massa tipo tagliatelle ou talharim grano duro
300g de espinafre crú lavado e picado
2 abobrinhas italianas pequenas lavadas e sem as pontas
1 cebola pequena picadinha
3 dentes de alho picados
1 xícara de chá de folhas de manjericão
1 xícara de café de sementes de girassol
1 xícara de café de amêndoas em lâminas ou picadas
1 xícara de chá de azeite extravirgem
1 xícara de chá de creme de leite fresco ou 180g de creme de leite pasteurizado
2 colheres de sopa de salsa fresca picada
1 colher de sopa de manteiga sem sal
sal à gosto
pimenta-do-reino à gosto
Modo de Preparo: Cozinhe a massa até ficar al dente. Enquanto isso frite a cebola na manteiga até ficar transparente, juntamente com um fiozinho de azeite para evitar que a manteiga se queime. Fatie as abobrinhas no sentido do comprimento em lâminas finas e depois corte as lâminas de abobrinha em filetes bem fininhos. Junte à cebola na panela, abaixe o fogo e deixe cozinhar por 3 minutos. Desligue e reserve. Em um processador ou liquidificador junte o espinafre, o manjericão, o alho, as sementes de girassol, as amêndoas e o azeite. Bata até formar um purê. Leve este purê à panela onde estão as abobrinhas e torne a ligar o fogo baixo. Dose o sal, a pimenta e se estiver usando o creme de leite fresco junte-o também na panela neste momento. Mexa por 5 minutos em fogo baixo. Se estiver usando o creme de leite pasteurizado, desligue o fogo, incorpore bem o creme de leite ao restante do molho até ficar homogêneo e regue a massa já cozida com este molho bem verdinho. Finalize salpicando sementes de girassol e salsa fresca picada. 

ATENÇÃO: O tradicional pesto genovese é feito apenas à base de manjericão, piñoles, azeite extravirgem e alho, além de temperos como sal, pimenta e especiarias. A receita tradicional não leva creme de leite. Esta receita é apenas uma adaptação. Assim que possível coloco a receita original do pesto genovese aqui.

Dica de Vinho: Acompanhe este prato com um vinho tinto Cabernet Sauvignom ou Malbec, fica perfeito!

Bom Apetite!!!

Fabiana Pinfildi

19 Comentários para “Tagliatelle ao Pesto de Espinafre

  1. Fabi, vc ja deve desconfiar da minha paixão por massas….rs. Gosto muito mesmo, aqui em casa, pelo menos um vez por semana tem. Nunca fiz pesto com espinafre e que ro testar, pois o marido, não come manjericão nem com reza!

    Bjo gde e uma ótima semana, Dani

  2. Que petáculo Fabi, deve ficar delicioso mesmo, o aspecto é ótimo! Nunca comi pesto de espinafre, fiquei curiosa aqui! Vou guardar a receita! Bjinhos e uma ótima semana!

  3. Fabi,
    Alguns detalhes me chamaram atenção nesse seu relato. O pesto é um dos meus molhos preferidos e por si só já realça qualquer prato.
    Sementes de girassol foram adicionadas ao meu cardápio há cerca de 2 anos e não passo sem elas. O pão feito com elas levemente tostadas já publiquei e fica muito bom. Uma vez esqueci de tostar o girassol e fez diferença!
    Amêndoas são, de longe, minhas sementes preferidas e usá-las é sempre um toque de prazer.
    Gostei muito da sua troca de ingredientes e já vou verificar minhas massas.
    Outro detalhe: o fiozinho de azeite na manteiga também já mencionei no blog…
    Um longo comentário para uma massa que estará em breve em nossa mesa.
    Boa semana!

  4. Fá, que receitinha diferente! Também adoro pesto, mas sempre faço com manjericão. Adorei a versão com espinafre e amêndoas!
    Anotada!
    Lindo prato!
    Beijos,
    Thais

  5. sua pasta está maravilhosa..eu adoro massa com pêsto..numca fiz com espinafre..achei a ideia maravilhosa..otimo começo de semana…bjus…li

  6. Receitas com massa são as minhas preferidas!!! Nunca tinha visto um molho pesto com espinafre, adorei a ideia. Receita anotada!

  7. Que delícia Fabi. Adoro massas… podia viver só de massa, batata e chá. hahahaha. Espinafre eu gosto muito… ainda mais estou vivendo um momento light da minha vida. Quem sabe inserir creme de ricota ao invés de creme de leite…
    Beijos!

  8. Este prato realmente tem tudo para fazer sucesso, degustei, ou melhor, devorei, e ficou delicioso!!! Sempre faço o pesto normal, mas este me surpreendeu, fácil demais!!! bjossss

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *