Strogonoff de Soja – mude seus conceitos

segunda-feira, 24 de maio de 2010

Ando numa fase de comidinhas natureba que estou amando!!! Há algumas semanas me apeguei aos grãos, proteínas de soja, cereais e confesso que nada me tem agradado mais. Todo ser humano tem suas fases na alimentação, é normal, já que afinal de contas não somos cães ou gatos que estão acostumados com a mesma ração sempre (e até minha gatinha às vezes enjoa da dela). O bom desta fase é que as comidinhas acabam sendo leves, saudáveis e não engordativas, pra quê melhor?!
Nunca tinha feito strogonoff com proteína de soja em substituição à carne, mas já havia experimentado algumas vezes, e em algumas ocasiões estava horrível. Aliás, muitas pessoas quando encontram um qualquer coisa de soja torcem o nariz. Até que na semana passada assistindo ao novo programa do Claude Troisgros, o “Que Maravilha!” da tv fechada GNT eu o vi fazendo um delicioso e irresistível strogonoff de soja e coloquei na lista das receitas a fazer. No fim das contas eu acabei fazendo diferente já que na receita dele o strogonoff levava legumes e palmito, e o meu acabou saindo apenas com cogumelos mesmo já que eu tinha lindos e gordinhos cogumelos frescos na geladeira. O mais curioso aqui é a fusão de temperos, que eu fiz quase igual ao da receita do Claude. Delicioso mesmo, o prato vai entrar no cardápio semanal aqui de tão aprovado! Se você é um dos que saem correndo ao escutar o nome soja, teste esta receita e mude seus conceitos.
Strogonoff de Soja
(rende 4 porções)
Ingredientes:
2 xícaras de chá bem cheias de proteína de soja graúda
12 cogumelos paris limpos e cortados ao meio (ou champignon em conserva)
1/2 lata de tomates pelados
1/2 xícara de caldo de legumes concentrado
1 cebola pequena picadinha
2 dentes de alho laminados
1 colher de sopa de óleo de girassol
3 colheres de sopa de cognac
1 colher de molho tipo catchup
1 colher de sopa de molho shoyu
1 colher de sopa de curry em pó
1 pitada de pimenta branca moída
sal grosso moído à gosto
1 caixinha de creme de leite light
3 colheres de sopa de salsa fresca picadinha
Modo de Preparo: Em uma tigela coloque a proteína de soja e cubra com água fervente. Deixe por 15 minutos até hidratar, ela vai dar uma estufadinha. Escorra a água e aperte bem a proteína de soja para sair o excesso de água absorvido. Reserve. Em uma panela aqueça o óleo e refogue a cebola e o alho. Quando ficarem transparentes Junte o caldo de legumes e em seguida a proteína de soja escorrida. Frite um pouquinho e some o curry, os tomates pelados com o suco, o cognac, o catchup, e tampe a panela. Cozinhe por aproximadamente 15 minutos em fogo baixo e junte os cogumelos, a pimenta e o sal. Assim que o cogumelo escurecer (aproximadamente 2 minutos) desligue a panela e acrescente o creme de leite. Misture bem e sirva com salsinha fresca picada por cima e acompanhado de arroz branco ou com brócolis.
Bom Apetite!

22 Comentários para “Strogonoff de Soja – mude seus conceitos

  1. Eu trabalhava em uma consultoria que ficava bem no centro da cidade e tinha um restaurante vegetariano que era maravilhoso! Tudo que eles faziam com soja era divino! O quibe então, melhor que o de carne bovina!
    Quero me aventurar na soja, só fiz uma vez aquela miudinha que parece frango, mas não ficou 100%. Esse strogonoff está com uma cara incrível!!!
    Bjs

  2. Oi Fabiana, eu acho que a questão é que a comida tem que ter sabor eu mesma fiz uma receita de Strogonoff de Soja e não gostei muito, então pretendo testar essa, é bem diferente da que eu fiz, então depois te conto, bj
    Maura

  3. A primeira vez que experimentei a proteína de soja, nãó achei lá essas maravilhas, mas o segredo está no tempero. Fui insistindo, alterando até gostar. Mas nunca incluí, de fato, a soja na minha alimenação. Também sou de fases, de tempos em tempos, compro uma PST.
    O strogonoff deve ter ficado gostoso.
    Boa semana!

  4. Oi Fabiana. Que bela receita. é muito díficil cozinhar bem a soja, parece-me delicioso.
    De vez em quando também faço uma limpeza ao organismo com umas comidinhas vegetarianas bem mais saudáveis.
    Adoro soja, seiten (uma delícia).
    Fica uma sugestão : para tornar a coisa ainda mais saudável por vezes uso Creme de leite de soja em vez do creme de leite.
    Parabéns, adorei.
    Beijos

  5. não gosto muuito de soja, mas mesmo assim, durante mais de 10 anos consumi esse grão torrado e moído diariamente. Isso refletiu no meu climatério que transcorreu de forma calma e sem maiores complicações. Hoje uso esse mesmo pó, Kinako, algumas vezes por semana. É sem dúvida uma das maravilhas da nossa mesa.

  6. Fá, nunca comi proteína de soja, mas tenho muita vontade de provar. Sua receita me deu água na boca! Adorei!
    Parabéns, querida!
    Beijos,
    Thais

  7. Eu sou super adepta da soja. Em casa a gente come, adora e sempre faço.
    Também vi essa no programa e fiquei curiosa quanto ao palmito que ele usa e eu nunca vi para comprar.
    Gostei muito da sua receita também.
    Beijos

  8. Soja era o que eu mais comia quando andava na faculdade. Aqui em casa há pessoas que torcem muito o nariz, embora a soja granulada já tenha alguma aceitação :)

  9. Oi Fabiana,
    adorei seu blog. que receitas bonitas e apetitosas. vou testar varias e depois falo como ficou.
    eu tentei achar onde seguir seu blog mas nao consegui achar. nao em essa opcao?
    parabens pelo blog bacana,
    Kalina

  10. Não acho que os animais gostem sempre da mesma comida. Nós é que não a mudamos. Eles estão sempre procurando em nossos pratos algo novo e mais apetitoso para eles.

    Coloque grão de bico da próxima vez. Fica uma delícia. Abraços

  11. Fiz e experimentei estrogonofe de soja na faculdade. O sabor me surpreendeu muuuito! Mas não me acostumo com a textura da soja… Talvez ainda seja preconceito!
    Sua receita parece ótima!
    bjs

  12. Fabi, eu sou "a" pessoa que torce o nariz para a soja! (má menina, muito má!!!) rsrsrsrs
    Será que dou conta de testar??? Oh dúvida…
    Beijos,
    Dani

  13. Fabi, eu também nutria um ódio irremediável pela soja, até o dia em que comprei para prepará-la. Acho que quando a gente mesmo faz fica diferente, parece que quando eu comia na rua era só um pedaço de isopor.. Sei que agora faz parte do cardpápio lá de casa.. O quibe feito com a proteína de soja é maravilhoso!! Agora até me animei para preparar o strogonoff!!

    Beijos!

  14. Oi meninas, obrigada pelos comentários e pelas dicas.

    Acho que é quase unanimidade que a soja é um alimento tão saboroso quanto quanto os outros, o que faz a diferença é o modo de preparo, o carinho que se dispensa no feitio da receita, os temperos, etc. Além de tudo é muito saudável!

    Kalina, a opção Seguidores está na coluna da direita, logo abaixo do LOGO do blog.

    Beijos,

    Fabiana

    Bjinhos

  15. Costumo fazer varias vezes uma receita parecida e posso dizer que e uma delicia. Subtitui muito bem a carne. E estas fotos enganam qualquer um, pois parece mesmo carne.

    Beijinhos

  16. Fabiana, sempre fui dessas pessoas que torcem o nariz para a soja, mas seu strogonoff ficou tão apetitoso que estou quase querendo dar uma nova chance à danada!

    Beijos!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *