Sopa Rápida de Lentilhas com Legumes

sexta-feira, 28 de maio de 2010

Primeiro gostaria de agradecer imensamente a todos que responderam o questionário do Figos & Funghis no post anterior por e-mail e aqueles que preferiram responder por aqui. Recebi muitas mensagens lindas e adorei todo este carinho, afinal de contas vocês leitores são o melhor motivo para que eu continue tornando públicas todas as receitas que cozinho para mim, meus amigos e família. O questionário continua valendo, e gostaria que o maior número de leitores possível respondesse a ele, pois é importante para que eu tenha este feedback da opinião de vocês sobre o conteúdo do Figos.

Mas agora vamos falar de receita, e esta receita de hoje é uma sopinha deliciosa e muito rápida de preparar. É bem fácil também pois imagino que a maioria das pessoas tem sempre os ingredientes na geladeira e na despensa de casa. Sem contar que para este frio (delicioso, pra mim pelo menos) que anda fazendo por aqui nada melhor que uma sopinha para aquecer o corpo e confortar.
Sopa de Lentilhas com Legumes
(rende 4 porções)
Ingredientes:
1 xícara de chá bem cheia de lentilhas secas
1 cenoura grande sem casca e fatiada
2 abobrinhas fatiadas
5 minicebolas fatiadas
2 dentes de alho grandes picadinhos
1 colher de sopa de azeite
1,5 litro de caldo de galinha concentrado ou 2 tabletes de caldo de galinha em 1,5 litro de água
3 colheres de sopa de salsinha fresca picadinha
1 colher de sopa de alecrim desidratado
1 pimenta dedo-de-moça sem sementes e sem filamentos internos, cortada ao meio apenas
Modo de Preparo: Em uma panela média coloque o caldo de galinha concentrado ou a água com os tabletes e deixe dissolver. Junte as lentilhas secas e mantenha em fogo alto até ferver. Acrescente então a cenoura fatiada, o alecrim e a pimenta cortada ao meio. Cozinhe por mais 10 minutos e acrescente a abobrinha. Abaixe o fogo e cozinhe por mais 5 minutos. Enquanto isso, em uma frigideira aqueça o azeite e frite rapidamente o alho e a cebola, até começar a dourar. Desligue e junte a cebola com o alho na panela da sopa de lentilhas. Desligue a panela da sopa, salpique a salsinha fresca picadinha e sirva imediatamente. É uma delícia!!!
Dica de Vinho: Acompanhe com um vinho tinto encorpado, como o da uva Cabernet Sauvignon.
Bom Apetite!
Fabiana Pinfildi

17 Comentários para “Sopa Rápida de Lentilhas com Legumes

  1. Boa pedida para o frio que anda fazendo por aqui! Sopa, sempre é bom, essa com lentilhas então… adorei!

    Faby, notícias da caneca?

    Bjos

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *