Risotto de Cabernet, Abóbora e Cogumelo

quinta-feira, 06 de maio de 2010

Pois é, mais uma vez risotto por aqui. Mas não poderia ser diferente, já que dizem que um blog de culinária reflete aquilo que seu autor é e gosta, e no meu caso esta máxima está mais que confirmada pois o risotto está entre minhas paixões em se tratando de comida. Estou sempre testando novas combinações e temperinhos para dar uma variada. Este aqui eu fiz com vinho tinto, um cabernet sauvignon argentino que eu tinha em casa, já que não tinha nenhum vinho branco. E olha, algumas combinações ficam infinitamente melhores se a receita substituir o vinho branco por vinho tinto. No caso deste risotto aqui, outro vinho não ficaria tão bom! Tanto é que o vinho deixou de ser um mero coadjuvante para tornar-se um dos ingredientes principais do prato. Recomendo muito!  
Ah, a toalhinha pink que aparece na foto eu ganhei da minha amiga Samanta no sábado, dia do meu Chá Bar. Minhas amigas sabem da minha loucura pela cozinha, acompanham o blog como leitoras-fãs e me incentivam sempre a escrever e a produzir. Além das toalhinhas fofas ganhei vários presentes úteis e lindos para minha casa nova, incluindo uma vassoura com rodinho de pia inteirinha estampada de zebra, um luxo! Adorei tudo!
Bom, chega de papo e vamos à receita:
Risotto de Cabernet, Abóbora e Cogumelo
(rende 2 porções)
Ingredientes:
1 xícara de chá bem cheia de arroz arbóreo
1 xícara de chá de abóbora de pescoço ou cabotchá descascada e cortada em cubos
2 xícaras de chá de cogumelos paris frescos lavados e cortados ao meio
1 taça de cabernet sauvignon
1 cebola pequena picadinha
2 dentes de alho em lâminas bem finas
2 colheres de sopa de manteiga sem sal
1 colher de sopa de azeite
pimenta-do-reino branca à gosto, moída na hora
sal à gosto
3 colheres de sopa de salsa fresca picada
3 colheres de sopa de queijo gorgonzola esmigalhado
1 litro de caldo de legumes
Modo de Preparo: Ferva o caldo de legumes em uma panela pequena e mantenha-o caldo bem aquecido durante todo o preparo do risotto. Em outra panela, de preferência uma panela wok ou frigideira grande de bordas altas adicione uma colher de sopa de manteiga e uma colher de sopa de azeite. Junte a cebola e o alho e frite em fogo alto até ficarem transparentes. Adicione a abóbora picada e refogue por 3 minutos. Adicione o arroz e frite até parar de chiar. Nneste momento adicione a taça de vinho e com a panela destampada aguarde que o álcool evapore (você perceberá o aroma do álcool saindo da panela). Quando o vinho começar a secar adicione duas conhas de caldo de legumes e abaixe o fogo para o mínimo. Continue acrescentando uma concha de caldo por vez e não pare de mexer o arroz. Quando você perceber que o arroz está quase no ponto de “al dente”, acrescente os cogumelos e cozinhe por mais 3 minutos, acrescentando mais caldo de precisar. O ponto correto é quando o arroz estiver ainda durinho por dentro mas molinho por fora, e bem molhadinho. Desligue a panela, adicione uma colher de sopa de manteiga e mexa delicadamente. Passe o risotto para uma tigela de servir, salpique salsa fresca picada e o gorgonzola esmigalhado e sirva imediatamente.
Dica de Vinho: Sirva para acompanhar o risotto o mesmo vinho utilizado no preparo da receita, harmoniza perfeitamente!
Bom Apetite!
Fabiana Pinfildi

34 Comentários para “Risotto de Cabernet, Abóbora e Cogumelo

  1. Hummmmm Fabi, que delicia!!!
    Eu tbm sou apaixonada por risotto!!! Terei que me empenhar no fds, afinal faz mto tempo que não faço!!
    Adorei a receita e a sua visita tbm!!!!!
    Tente a receita da tilápia, fica mmmmmto boa!!!!
    Bjos

  2. oi Fabana..eu tambem amo risotos..e..como já fiz e faço..e amo!adorei essa sua versão..e como você já fiz com vinho tinto, e até com cachaça!!!e fica muito bom!parabens pela bela versão.. amei sua foto..bjus…li

  3. Também sou das tuas, eu adoro risotto e este teu ficou com um aspecto divino.
    Excelente foto, os meus parabéns pelo teu maravilhoso trabalho x

  4. Oi Fabi!! Adooooreeeiii esse risoto! Pra ser bem sincera eu gosto muito de risoto com vinho tinto, acho o sabor mto mais presente, postei nos primordios do mamão! Há quem diga que não é "correto" mas na minha sincera opinião, na cozinha a gente faz e come o que agrada, sem se importar (afinal tem gente que curte macarrão com feijão não é mesmo!!hauhauaha)
    Parabéns pela receita e presentinho!!
    Bjao Fe;)

  5. Minha nossa! Como eu queria que minha máquina fotográfica tivesse uma perfeição de zoom desses!

    Tá de espetar o garfo no ecran supondo que o risoto é verdadeiro! Que delicia!

  6. Minha filha fez um risoto no domingo, mas não tinha vinho branco. Sabe o que ela usou e ficou muito bom? Champagne!
    Seu risoto deve ter ficado delicioso.
    Também gosto demais de risoto.
    Bjs.

  7. Menina, esse risoto arrazou, tu és de um bom gosto incrível, acho incrível a sua criatividade de deixar um simples prato tão requintado e chic…rsrsr…é isso aí chic mesmo. Parabens. beijinhos

  8. Queridas amigas, muito obrigada pelos comentários, mas principalmente pelo carinho, adoro recebê-las aqui!

    Quanto ao preparo do risotto eu ainda só não usei cachaça, mas já usei vinho branco (na maioria das vezes), já usei tinto (e concordo com a Fe. de que o sabor fica mais intenso, até prefiro), já usei pro secco, e até vodka, que também fica incrível!

    Gina, tenho certeza que sua filha fez um risotto delicioso, já que o champagne realmente fica no sabor do prato.

    Rute, minha câmera não é profissional, ela é uma digital de 10.1, mas eu ajeito no modo fotos de culinária e tento caprichar no ângulo apesar de não entender quase nada de fotografia.

    Suely, obrigada querida pelos seus elogios, fico muito feliz com eles!

    Bjokas

  9. Fabiana,

    o teu risotto ficou fantástico. És cá das minhas em relação à comida italiana. Já anotei a receita.

    Beijinhos

  10. Fabi querida! Tuas receitas sempre são um charme! Esta então, é a minha cara! Com certeza vou fazer! Beijos e bom findi!!!

  11. Fá, sensacional esse risotto!
    Gosto muito de abóbora, mas nunca pensei em acrescentá-la no arroz arbório. Ótima idéia! Aliás, a combinação dos ingredientes ficou fantástica!
    Parabéns!
    Beijocas,
    Thais

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *