Purê de mandioquinha gratinado com Molho de Cogumelos e Frango

quinta-feira, 20 de maio de 2010

Gente, estando de dieta é preciso colocar a criatividade pra funcionar para não correr o risco de comer apenas folhas, ainda mais neste friozinho que já está fazendo aqui em SP em que a última coisa que pensamos é salada. Esses dias eu estava querendo uma comidinha bem quentinha e aconchegante, e tinha lindas mandioquinhas na geladeira, bem novinhas. Não que as mandioquinhas sejam o legume mais “magrinho” do planeta, pelo contrário, mas a forma como preparei fez com que ela ficasse mais light do que se tivesse feito um purê comum ou uma cobertura com queijos. Resolvi fazer um purê com elas e levei pra gratinar, ficou incrivelmente delicioso e light. E olha, é uma ótima idéia servir isto para os seus amigos em ramequins individuais quando eles forem à sua casa, cada um pega o seu e come de colherzinha, são as famosas “comidinhas” de que eu tanto gosto e já falei diversas vezes por aqui. Querem ver como é?
Purê de Mandioquinha gratinado com molho de Cogumelos e Frango
(rende 4 ramequins)
Ingredientes:
5 mandioquinhas orgânicas descascadas e cozidas
1 xícara de chá da água do cozimento das mandioquinhas
1 fiozinho (inho mesmo heim!) de azeite extravirgem
sal à gosto
pimenta branca à gosto
Para o molho:
6 cogumelos paris grandes, limpos e bem picadinhos
1 pimenta dedo-de-moça sem sementes e sem filamentos internos bem picadinha
2 colheres de sopa de molho shoyu light
1 filé de frango grelhado e picado em tirinhas
Modo de Preparo: Depois de cozinhar as mandioquinhas amasse-as bem com o auxílio de um passador de legumes ou garfo. Quando já estiverem em forma de purê junte a água do cozimento e mexa bem até incorporar. Acrescente o fio de azeite, a pimenta branca e o sal. Distribua este purê em pequenos ramequins (porções individuais) e coloque-os sobre uma assadeira. Leve ao forno pré-aquecido em 220° por aproximadamente 20 minutos ou até perceber que o purê está douradinho por cima e estufadinho (impressionante, mas o purê cresce sozinho dentro do forno, sem fermento, sem ovo, sem nada!). Enquanto o purê fica no forno coloque que o peito de frango em um grill, temperado como de costume, e deixe ficar douradinho. Retire, fatie em lascas bem pequeninas e reserve. Desligue o forno e prepare o molho. Aqueça o shoyo em uma frigideira e acrescente os cogumelos picados. Cozinhe por 2 minutos e desligue. Distribua o molho de cogumelos sobre os purezinhos dando uma pequena afundada com as costas de uma colher de chá no centro do purê para que se forme uma cavidade para que o molho fique ajeitado ali e não escorra. Salpique as lascas de frango sobre o molho de cogumelos. Finalize com a pimenta dedo-de-moça picadinha e enfeite com folhinhas de salsa fresca. Um charme, uma delícia, uma comidinha leve!  
Bom Apetite!
Fabiana Pinfildi

28 Comentários para “Purê de mandioquinha gratinado com Molho de Cogumelos e Frango

  1. Fabi, que foto linda! Eu fiz desse molho pra macarrão ontem, mto bom, né?

    A receita parece ótima! Ainda mais com esse friozinho!

    bjim

  2. Que lindo ficou o prato! Eu adoro comidinhas de colher em potinhos. Gosto tanto desse cogumelo que sempre vira o ingrediente principal.
    beijos

  3. Menina eu tb tô tentando uma fase light…ainda tenho umas receitas antigas p/ postar mas logo o blog será totalmente light, e realmente no inverno é uma dificuldade porque não dá vontade de comer salada.
    Essa sua combinação ficou perfeita!!! Não vou fazer já porque não tenho o cogumelo já que me recusei a pagar para 23 reais por uma bandeja minúscula, mas sábado no Ceagesp faço a festa!
    Adorei!!!
    Bjs

  4. muito bom ficou!!!!..e..é verdade..nossos dias e nossas noites pedem cada vez mais comidas caloricas!!para o nosso friozinho!!e..essa sua versão de mandioquinhas nos ramequins..ficou muito boa..bela imaginação essa sua..amei..bjus

  5. ficou lindo, hein?

    mais lindo ainda é que embaixo, depois dessa comidinha bem light tem no 'poderá gostar também' aquele bolo ABUSO de chocolate, ganache e pistache.

    bom, eu achei que muito combina, hahaha.

    beijão!

  6. Fabi querida, ótima receita essa sua…um pure de mandioquinha é tudo de bom! e sua combinaçao de cogumelo com frango ficou perfeita!
    Adorei mesmo! Bjao

  7. Mandioquinha fica bom de tudo que é jeito. Em ramequins fica gracioso.
    Desculpe minha ausência, mas viajei de repente e aproveitei tanto, que, se pudesse, ficaria mais um pouco…
    Bjs.

  8. Na caminhada que tenho feito à descoberta da mandioca planeei confeccionar puré faz tempo, mas ainda não efectivei.

    Vendo o seu lindo puré amarelinho me deu uma vontade!!! Porque é que ficou amarelinho? Mandioca não é branca? Hummm será q não li bem a receita.

    Estãos lindas suas tacinhas de puré com salteado de frango com legumes. Amei :)
    Bjinho.

  9. Amei a receita…adoro tudo que vai nela e como tb vivo na dieta….vou fazer e te conto.

    Um super beijo e ótimo final de semana

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *