Os livros de Culinária e o meu atual queridinho

quarta-feira, 19 de maio de 2010

Hoje quero falar um pouco a respeito dos livros de culinária. Sou uma apaixonada por eles, na verdade colecionadora obssessiva, daquelas que vão à praia carregando não uma revista de fofocas ou um romance daquele autor que está fazendo sucesso no momento, mas sim um livro de culinária, um bom livro de culinária, de preferência com receitas diferentes e com muitas fotos. No momento nem tenho onde colocá-los pois as pilhas são grandes e vão ocupando os cantos do quarto. Mas em breve me mudarei e no novo lar terei um lugar todo especial pra eles. Já falei aqui que não sou chef de cozinha, não tenho cursos na área mas amo cozinhar, sou curiosa, teimosa, vou tentando uma receita até dar certo. E é aí que entram os livros, ah os livros, quando passo por uma livraria é como se um íman me atraísse para perto da banca de gastronomia, e por ali me perco no tempo, folheando, apreciando, namorando cada página e fica quase impossível sair da loja sem algum deles debaixo do braço.
O meu queridinho do momento é o Jamie’s America, que eu ganhei do love de Natal junto com um outro livro da Nigella. Ainda não lançado em português o livro é lindo, bem grandão, cheio de receitas incríveis de várias partes dos Estados Unidos, separadas por Estados e regiões, cada um seguindo sua cultura culinária. Todas as receitas têm fotos e acompanham uma nota com dica de um vinho para harmonizar com o prato. Mais uma vez o chef Jamie Oliver nos apresenta uma obra espetacular, com qualidade máxima! Recomendo muito!
Os livros de culinária são muito esclarecedores e podem nos ajudar a desvendar alguns “mistérios” até então desconhecidos. Aquela receita que você já ouviu falar mas não tem noção de como preparar, aquele ingrediente novo que está bombando no mundo foodie mas que você mal sabe a pronúncia correta, abra um bom livro e nele encontrará as respostas que necessita, e mais, quando o livro é um livro de qualidade ele ainda lhe mostra outras coisas, ele abre sua imaginação para criar, arriscar, inventar, é um aguçador dos sentidos, e se você der sorte de encontrar um livro daquele autor que “fala a sua língua”, e com o qual você se idenfica agarre-o e faça dele um guia para aprimorar seus conhecimentos culinários. Pode apostar, um livro de culinária é capaz de enriquecer seus conhecimentos na cozinha de uma forma geral, com o tempo você perceberá a evolução e a diversidade de receitas que saberá reproduzir.
Enfim, pra mim não tem nada melhor do que folhear um bom livro de receitas e a cada página virada ter uma nova idéia, um novo horizonte, uma nova viagem, aliás, melhor do que folhear um bom livro só “pilotar” um bom fogão, não é mesmo?

Um beijo,

Fabiana Pinfildi

21 Comentários para “Os livros de Culinária e o meu atual queridinho

  1. …seu love não é nada bobo, né cumadi?! o tanto de receitinha boa purdimais que prendada do jeito que cê é…vai fazer… penso que ele vai passar bem =D
    …ainda bem que cê fala inglês…daí aprende e ensina, né?
    Um bejim e um dia lindo, viu Fah?!
    Vinni

  2. pois é…rsss..eu tambem sou assim..todo dia digo aqui em cvasa se eu conseguri viver até os 100 anos..não terei oportunidade de fazer todas as receitas de livros,apostilas.. e receitas impressas que tenho!amo..é compulsão comigo..se entro nas livrarias de algum shoping..e se me perderem!!!..tenham certeza..que estarei na parte de livros de culinaria..fico imaginando você..tão menina ainda..quando chegar a minha idade!terá uma livraria em casa!!kkkk..mas..não me arrependo dos meus tesouros..amo..amei os seus livros novos..bjus..otimo dia…li

  3. Não chego a colecionar livros, tenho alguns, mas que eles são uma tentação, não tenha dúvida.
    Ganhei um da filha no Dia das Mães e ainda não preparei nada dele. É só sobre doces, minha preferência.
    As fotos são imprescindíveis para um livro de culinária, são o primeiro atrativo.
    Imagino seu cantinho de livros de culinária na casa nova!
    Bjs.

  4. Nossa Fabi eu amo livro de culinária também, nem tenho mais onde guardar, meu quarto também está cheio, meu noivo tá até bravo, kkkk… Estou praticamente dormindo entre livros, kkk… Um grande problema que tenho em casa é que o povo é muito chato para comida, quando faço alguma coisa nova, todos torcem o nariz, é muito complicado, fico um pouco frustrada, affff… Deixa eu te fazer uma pergunta, vc mora sozinha??? Bjinhos

  5. CONCORDO EM TUDO,RSRS
    TB AMO LIVRO DE RECEITAS,TENHO ALGUNS,AGORA TO QUERENDO COMPRAR O DA ANA MARIA BRAGA,PENA QUE OS LIVROS DO JAMIE E DA NIGELLA NÃO TEM NA NOSSA LÍNGUA…
    PRA VC UMA ÓTIMA QUARTA,BEIJINHOS.

  6. Que bom que muitas de vocês dividem a paixão pelos livros comigo! Assim me entendem né?!

    Paula, meus pais moram no interior de SP, e eu moro sozinha aqui já há alguns anos. Daqui a pouquinho vou pra minha casinha de casada, e vou levar os livros comigo! Claro!

    Regina, o Jamie e a Nigella já tem sim vários livros traduzidos para o português, dá uma olhadinha no site da Livraria Saraiva.

    Moranguita, eu também adoro os programas dele, mas agora a GNT mudou os horários e está complicado de assistir. São tão bons os programas que deveriam passar na TV aberta, fariam o maior sucesso!

    Beijinhos à todas e obrigada pelos comentários :)

  7. Pois então, eu também sou consumidora de livros e não só os de culinária, mas de todos os tipos.
    Mal compro um, já quero ter o outro…rs…
    Esse livro do jamie eu já vi para vender aqui, mas como meu inglês é péééééssimo, vou ter que esperar chegar o traduzidinho…rs.
    Beijos

  8. ADORO LIVROS DE RECEITA PEGO RECEITA ATÉ EM JORNAL DE DOMINGO!KKKKKKK
    AQUI QUANDO QUEREM ME ME VER FELIZ ME DÃO LIVROS DE RECEITAS ADORO!
    TENHO O MESMO PROBLEMA DA PAULA AQUI O POVO SÓ COME BIFE,ARROZ BRANCO E BATATA FRITA 2 RODELAS DE TOMATE!!!
    ISSO PARA MIM É UM CASTIGO QUERIA UMA CASA CHEIA DE GENTE COMILONA!!
    BJIM

  9. Minha querida Fabi,

    Imagino a correria nos tempos pré casamento, mas é uma época deliciosa, que depois vai deixar muita saudade…

    Agora falando dos livros de gastronomia…acho que é sim uma paixão de todos nós, food bloguers…é uma mania sim,a gente se perde no meio deles, e é uma delícia, né?

    É bom estar aqui no meio das suas delícias e dos seus livros,

    Abraço,
    Re Boechat

  10. Eiii Fá,
    tudo bem}???
    Nossa menina eu tbm amo esse moço loiro aí, acho que ele além de fofo dá muitas dicas boas, receitas divinas, e é uma pessoas super bacana e humilde…
    Tbm amo ler livros de culinária tbm sou = a vc vou no setor de culinaria nas livrarias…
    Não é atoa que vc tem tantas receitas deliciosas e tantas dicas boas né?
    Bjocas

  11. Meu marido costuma perguntar.para quê tanta receita e eu só respondo,não posso fazer colecção,hihihihi,jinhos amiga

  12. Parece que temos muita coisa em comum…. ;)
    O problema é o tempo, tenho muitos livros que ainda não pus em pratica uma única receita.
    Beijo

  13. O Jamie é meu queridinho também, rsrsrs. Sou igualmente apaixonada por livro de culinária! Ando tentando me controlar porque teria que viver pelo menos três vidas para fazer 10% das receitas dos livros que eu tenho em casa… Mas uma coisa é certa, quando entro em uma livraria, vou reto para seção de gastronomia… Ô vicio! Beijos, Ju

  14. Fabi, também sou fãzona de livros de culinária!! Adoro todos, aliás, nem as revistinhas vagabundas me escapam! Com certeza um dos melhores tipos de leitura!!

    Beijos!

  15. FAbi…
    acho que todas nós que temos um blog de culinária temos essa paixão né?!?!
    Ontem meu love também me deu de presente 2!!!
    amanhã farei o post deles e hoje mesmo vou preparar algo dos livros!!!
    DELICIOSOS e perfeitos!!!!
    Bjos

  16. OI Fabi, obrigada pelo comentário carinhoso no meu blog, que loucura essa correria de casório né, aproveite bastante, cada momento….
    Tbm AMO livros e revistas, aprendi muito com livros e dicas….Jamie tbm ou fãzona..ai ai ai rsrsrs
    Bjo Amiga até mais =)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *