Linguado ao Molho de Vinho Tinto e Shiitake

segunda-feira, 17 de maio de 2010

Peixe é um dos pratos preferidos sempre no “consenso de dois”, e para não ficar repetitiva gosto de usar a criatividade para fazer diferentes molhos e acompanhamentos para ele. Como peixe é muito leve mas de sabor marcante não gosto de usar no preparo da receita nada que ofusque o seu sabor original, por este motivo cebola e alho nunca entram no preparo dos meus peixes. E a companhia que acabo escolhendo pra ele é sempre a mais delicada possível, usando legumes, verduras e cogumelos fresquinhos e saborosos no ponto certo. Esta combinação aí de molho de vinho tinto e cogumelo shiitake é maravilhosa para acompanhar peixes, e eu já tinha feito outras vezes, mas é a primeira vez que tive tempo de fotografar para publicá-la aqui. Além de deliciosa e charmosa este peixinho é bem rápido de preparar. Faz e depois me conta se não é divino mesmo!
Linguado ao Molho de Vinho Tinto e Shiitake
(rende 4 filés)

Ingredientes:
4 filés gordinhos de linguado fresco
2 colheres de sopa de azeite extravirgem
1 colher de sopa de óleo de canola
suco e raspas de 1/2 limão tahiti
1 pitada de pimenta-do-reino branca moída na hora
sal marinho moído na hora
1 colher de sopa de molho shoyu

Para o molho:
1 taça de vinho tinto seco
10 cogumelos shiitake (sem os cabos) fatiados
1 colher de sopa de manteiga sem sal
2 colheres de sopa de molho shoyu
1 colher de chá de amido de milho

Modo de Preparo: Recorte um quadrado de 30×30 de papel manteiga e ajeite sobre uma assadeira com a parte brilhante voltada para cima e unte com 1 colher de sopa de óleo de canola. Pré-aqueça o forno em 200°. Enquanto isso tempere os filés de peixe com o azeite, o suco de limão, a pimenta e o sal de ambos os lados. Deixe descansar por 5 minutos. Disponha os filés de peixe sobre o papel manteiga já untado e finalize salpicando as raspas de limão sobre eles e regando com o molho shoyu. Leve ao forno por 10 minutos e desligue. Enquanto o peixe está no forno prepare o molho de shiitake derretendo a manteiga em uma panelinha e depois acrescentando o vinho tinto. Mexa bem em fogo baixo e acrescente o molho shoyu e o amido de milho. Continue mexendo sem parar em fogo baixo durante 3 minutos para que não forme nenhum grumo no molho. Acrescente os cogumelos shiitake fatiados e tampe a panela por apenas 1 minuto. Desligue o fogo e mantenha a panela tampada até retirar o peixe do forno. Distribua os filés de peixe em uma travessa e derrame o molho sobre eles. Sirva acompanhado de arroz com brócolis (Inicie o cozimento do arroz branco normalmente e antes que a água esteja seca e o arroz cozido  – mais ou menos na metade do tempo do cozimento – acrescente floretes de brócolis picados na panela e deixe cozinhar até que o arroz esteja pronto.).
Dica: Sempre que for cozinhar cogumelos NÃO lave-os pois os cogumelos absorvem muita água o que pode interferir na sua frescura e sabor. Para higienizá-los basta utilizar uma escova de legumes e passá-la levemente sobre eles.
Dica de Vinho: Sempre que uso vinho em alguma receita gosto de servir o mesmo vinho do preparo do prato à mesa, a harmonização não pode ser melhor! Se você não é um grande conhecedor de vinhos, coisa que eu também estou longe de ser, vai nessa regrinha que não tem erro.
Bom Apetite!
Fabiana Pinfildi

26 Comentários para “Linguado ao Molho de Vinho Tinto e Shiitake

  1. Fabi!!! Que delicia!!
    Não tinha pensando em peixe com vinho tinto, na maioria das vezes a combinação é peixe com vinho branco, mas adorei a sugestão! Deve ter ficado uma delícia, hein!?
    Bjos

  2. Se não fossem tão caros acho que comeria mais peixes, esse seu molho me deixou intrigada com o sabor, vou testar quando tiver uma chance.
    Bjs
    Maura

  3. Que linda foto!!! Eu amo cogumelos e confesso que nunca fiz com peixe com medo de que ofuscasse o sabor do peixe…agora me deu uma vontade!
    Uma ótima semana! Beijos!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *