Frango Teriaki à Moda Andina

terça-feira, 04 de maio de 2010

Este frango teriaki foi um dos melhores que já comi na vida, e o mais inusitado foi o lugar onde o provei: San Martin de Los Andes, uma cidadezinha simples mas muito charmosa localizada na Patagônia Argentina. A culinária local é muito rica, e por ser uma região montanhosa a gastronomia é um dos pontos altos da viagem. Muitos restaurantes excelentes, vinhos incríveis e sobremesas divinas por um preço ótimo! Uma viagem muito romântica e inesquecível! Estive lá em 2008 e se pudesse voltaria todos os anos de tão maravilhoso que é. Este prato eu provei no restaurante de um resort/spa que eu e minha amiga Claudinha (que hoje está morando na terrinha dos Cangurus) fomos visitar para recarregar as energias, e o grand finale do dia foi um belíssimo almoço acompanhado de um tinto argentino produzido ali pertinho. A fusão de sabores e temperos presentes na receita são bem diferentes do frango teriaki comum, e me fez mais admiradora ainda da gastronomia local. Nem nos melhores restaurantes orientais que já fui o prato foi tão delicioso quanto este. Depois dele fiz vários outros em casa, pois é bem simples e rápido de preparar e todos que comem adoram.  
Frango Teriaki Andino
(rende 2 porções)
Ingredientes:
500g de peito de frango bem limpo cortado em cubos médios
1 berinjela cortada em tiras fininhas
1 pimentão vermelho cortado em tiras fininhas
1 pimentão verde cortado em tiras fininhas
1 pimentão amarelo cortado em tiras fininhas
1 cenoura pequena em tiras
1 cebola cortada em meia-lua finas
100g de broto de feijão
100g de broto de alfafa
2 colheres de chá de gergelim tostato (preto)
1 colher de sopa de sakê
1/2 xícara de molho shoyu
1 punhado de capim santo em tiras finíssimas (opcional)
1/2 xícara de chá de óleo vegetal
1/2 xícara de cebolinha picada
3 cm de gengibre descascado e ralado
sal à gosto
pimenta à gosto
Modo de Preparo: Em uma panela do tipo wok ou frigideira de bordas altas aqueça 2 colheres de sopa de óleo vegetal com o gengibre e frite os cubos de frango até ficarem dourados. Polvilhe sal e pimenta à gosto, junte a cebolinha e reserve. Em outra panela salteie os legumes (menos o broto de alfafa) por 3 minutos apenas em 1 colher de sopa de sakê. Desligue e reserve. Em uma frigideira pequena aqueça o restante do óleo vegetal em fogo alto, até ficar bem quente. Acrescente os fios de capim santo e frite rapidamente até perceber que estão crocantes. No centro de um prato raso acomode um aro de alumínio e acrescente os legumes, apertando bem. Por cima ajeite os cubos de frango, e novamente uma camada de legumes. Regue com o molho shoyu, retire o aro e finalize com o broto de alfafa. Salpique o gergelim por todo o prato e sirva acompanhado do capim santo fritinho. É uma delícia!
Obs.: Se não tiver ou não quiser utilizar um aro para a montagem do prato apenas monte-o em camadas no centro que também fica lindo.
Bom Apetite!
Fabiana Pinfildi  

28 Comentários para “Frango Teriaki à Moda Andina

  1. Maravilhoso, posso imaginar o aroma e o sabor intenso apesar da leveza do prato!

    Me senti tentada, qualquer dia eu copio e volto pra mostrar!

    Bravíssimo!!!!

  2. Oi querida
    Esta foto parece que acabou de sair da capa de uma revista, parabéns pelo carinho!

    A receita é estupenda.
    Bjim
    Léia

  3. Puxa deve ser uma delícia pelos ingredientes e por essa apresentação tão linda!!! Vou levar a receita ( mais uma rsrs) Bjooo =)

  4. Olá Fabi

    . Adoro o frango teriaki, mas confesso q nunca fiz. Como a lista de ingredientes é grande, vou ter q anotar tudinho. Acho q vou fazer sem o aro mesmo, soltinhos. Ontem almocei num restaurante japonês e reparei como ficam gostosos pratos com o gergelim salpicado, principalmente os q tem peixe.

    A foto esta de gourmet mesmo!

    Bjo gde, Dani :)

  5. Que lindo prato Fabi, a foto ficou super linda também, fiquei com vontade de conhecer esse lugar, quem sabe um dia vou com o noivo! kkkk… Bjinhos

  6. eu amei essa sua receita!!!diferente e boa..amei a foto..a historia de sua viagem..gosto de "ouvir!" as viagens que trazem lembranças gastronomicas..obrigado por dividir…bjus

  7. Olha Fabiana, já tive oportunidade de experimentar em alguns restaurantes especializados , e confesso não ter gostado muito não, mas esse me parece tão apetitoso que vou tentar e conto depois, combinado!!

    Beijo.

  8. Fabi,
    Amei a receita e a apresentação.
    Realmente, tem pratos deliciosos, que provamos em lugares especiais com pessoas especiais, e o melhor, é quando conseguimos fazer esse prato.
    A cada garfada, passa um filme na nossa frente….
    ah, mas com uma delicia dessa, será que dá tempo de lembrar??? kkkk
    beijos

  9. Oi,
    Deve ser delicioso! Aqui por estes lados, adoramos frango. Já está na lista das próximas receitas a fazer.
    Beijinhos…

  10. Fabi, tem viagens que se pudéssemos fazíamos em todo final de semana, né?
    Gosto mto dos seus post, das suas fotos… eles mostram tanto de vc, do seu gosto pelas comidas mais (diria) exóticas, com temperos pronunciados.. mto bacana!

    Bjao, Glau

  11. Meninas, obrigada pelos comentários, sempre tão carinhosos!
    A foto fui eu mesma quem tirou, como a maioria das fotos daqui (quando não tenho a irmã fotógrafa ao lado vou no improviso), mas os pratos mais coloridos rendem as melhores fotos. Não se enganem com a fotógrafa, não sei nada de fotos, mas tento fazer o melhor.
    Quando à história, às vezes tenho vontade de escrever bem mais sobre mim, mas fico pensando que o blog ficaria cansativo para alguns leitores, então tento ser breve.
    O lugar é um paraíso mesmo, lindíssimo, quem tiver interesse em saber mais pode me escrever que eu mando fotos e maiores detalhes sobre San Martin de Los Andes com todo o prazer.

    Beijos!

  12. Oi Fabiana!
    Eu ainda não conhecia o seu blog e estou aqui bisbilhotando tudo.
    Adorei essa receita. Eu gosto muito de broto e gergelim. Minha professora e amiga de yoga, sempre compra pra mim.
    Agora, dá licença que vou bisbilhotar mais um pouquinho.
    Beijos!

  13. OLÁ, FABIANA. NÃO LI AS OUTRAS MENSAGENS, PORTANTO VOU FAZER UMA PERGUNTA QUE, TALVEZ, JÁ TENHA SIDO RESPONDIDA. ESSE FRANGO PODE SER FRIO, COMO SALADA, PARA AMIGOS, COM OUTROS APERITIVOS?
    BJ

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *