Caldo de Carne, Legumes e Frango caseiros – Como Fazer?

segunda-feira, 10 de maio de 2010

Já recebi diversos e-mails de leitores me perguntando como fazer o próprio caldo de legumes, carne ou frango caseiro para ser utilizado como base de sopas, cremes e risottos. Ok, Ok, há aquelas pessoas que dirão: por que fazer meu próprio caldo em casa se eu posso adquirí-lo em cubinhos industrializados? A resposta é simples: a diferença é gritante! E olha, tenho certeza que depois de fazer seu primeiro caldo caseiro você nunca mais irá querer comprar um cubo sequer, e sua recompensa será mais sabor em todas as suas receitas. Como o inverno está batendo às nossas portas aqui no Brasil, achei muito apropriado passar as receitas dos caldos caseiros, assim já poderão preparar as sopas de inverno com seu próprio caldo caseiro como base!

Caldo de Carne Caseiro

Ingredientes:
1kg de músculo sem gordura ou 1 kg de costela bovina magra com osso
3 litros de água
3 cenouras grandes, descascadas e fatiadas (fatias grossas)
2 talos de salsão cortados em pedaços grandes
2 cebolas cortadas em pedaços grandes
2 alhos-porós fatiados (a parte verdinha apenas)
2 folhas de louro
1 pitada generosa de pimenta branca moída na hora
1 bouquet pequeno de ramos de salsa fresca amarrados com barbante de cozinha
sal à gosto

Modo de Preparo: Em uma panela grande coloque a carne, o sal e cubra com água até atingir a metade da panela, caso falte água adicione mais nesta etapa. Leve ao fogo alto até ferver. Irá se formar uma espuma na superfície do caldo, que são justamente as impurezas que estão sendo desprendidas. Abaixe o fogo e com a ajuda de uma escumadeira vá retirando delicadamente toda a espuma, e despreze-a. Após retirar a espuma da superfície você irá notar que o caldo vai ficar bem clarinho, e é neste momento que você deverá juntar a cenoura, a cebola, o salsão e o alho-poró, bem como a pimenta e o bouquet de salsa. Se quiser juntar um pouco mais de água quente este é o momento. Deixe a panela semi-tampada e vá fazer outras coisas e apenas retorne algumas vezes para confirmar que está tudo indo bem). O caldo deverá ficar fumegando na panela por aproximadamente duas horas. Passado este período desligue o fogo e retire todos os vegetais e o bouquet de salsa da panela e despreze-os, pois todo o seu sabor e propriedades já foram passados para o caldo. Retire o pedaço de carne e reserve para utilizar em sopas ou tortas. Com o auxílio de uma peneira bem fininha ou um coador de café coe o caldo várias vezes até que fique bem clarinho e limpo. Agora você separa a quantidade de caldo que vai utilizar na sua receita e o que sobrar distribua em pequenos copos descartáveis. Assim que o caldo esfriar leve os copinhos ao congelador. Depois de congelados rasgue os copinhos de plástico e passe os blocos de caldo de carne para sacos plásticos, mantendo em congelador por até 3 meses. Assim, sempre que precisar terá caldo de carne caseiro e delicioso à mão! 
Caldo de Frango
O procedimento e os ingredientes são os mesmos do caldo de carne, mas no lugar da peça de músculo utilize uma carcaça de frango inteira, devidamente limpa mas com alguns pedaços da carne, como coxas e sobrecoxas. Ao final do cozimento retire o frango, os legumes e despreze. Coe muito bem conforme explicado acima e armazene no congelador. Se conseguir reaproveitar a carne do frango desfie e use em sopas, arroz ou tortas.
Caldo de Legumes
O procedimento e os ingredientes são os mesmos do caldo de carne, mas a diferença é que no caldo de legumes que eu gosto de preparar acrescento buquezinhos de couve-flor lavados e um bouquet garni em substituição ao bouquet de salsa apenas (o bouquet garni contém ramos de tomilho, louro e salsa amarrados com barbante de cozinha – foto 2 – mas você também pode incluir talo de salsão, alecrim e sálvia se gostar). Você também poderá utilizar o método do embrulho do bouquet garni em pedaços de gaze de cozinha amarrados com barbante como trouxinhas (foto 3). Siga o mesmo procedimento dos outros caldos.
Depois me conta se caldo caseiro não é infinitamente melhor que o industrializado tá?
Fotos: Google Images
Beijos,
Fabiana Pinfildi

25 Comentários para “Caldo de Carne, Legumes e Frango caseiros – Como Fazer?

  1. Ótimo post!
    Eu costumo fazer mto caldo de frango aqui em casa..não resisto e coloco um capelleti pra cozinhar…
    Concordo com vc, o gosto é completamente diferente .. sem contar que é infinitamente mais nutritivo!

    Bjos e ótima semana, Glau

  2. Fabi, ótima dica!

    Sabe q depois q minha filha nasceu (ela completou quatro anos no mes passado), em casa só entra caldo caseiro. Os de tabletinhos não uso mais, nem para quebrar galho!…rs. O sabor do caseiro é incomparável.

    Bjo gde, Dani :)

  3. Não tem mesmo nada a ver!
    Eu faço uma versão diferente, concentrada, que depois congelo em couvetes de gelo e diluo na água apenas na hora de usar.

    Faz toda a diferença. :)

    Beijinhos

  4. Nossa Fabi eu amo o sabor dos caldos feitos em casa, nem se compara com os caldos em tabletes, a comida fico com um sabor magnífico usando caldos caseiros, mais como trabalho o dia todo só faço mesmo nos finais de semana!

  5. Acho que é sempre bom, relembrar ou ensinar como fazer caldos caseiros. Pois não dão quase trabalho nenhum a fazer e o resultado é maravilhoso.

    Beijinhos

  6. é flor, eu concordo com vc, tanto que o primeiro post do meu blog foi justamente sobre o tal do caldo de frango que eu fiz, mas vamos combinar que muitas vezes na correria não dá tempo de fazer, ou o fds que vc reserva tem imprevistos e por ai vai.. Uma pena,porque vale muito a pena!!
    Adorei o post e eu seu blog está a cada dia que passa, mais saboroso!!!
    Bjos

  7. Os caldos caseiros são os melhores não tenho dúvida o chato é fazer mesmo, precisa de um pouquinho de paciência!!
    bjs
    maura

  8. Obrigada pela postagem! Você acredita que esse é meu maior medo?! Fazer o caldo caseiro e não querer mais aqueles cubinhos tão práticos. rs
    Mas quero fazer esse sim, deve mesmo dar uma grande diferença!

  9. Vou fazer, só fiquei com uma dúvida. Em termos de diluição, depois de congelado, a utilização é igual aos cubinhos industrializados? Gracias!

  10. É, acho que é unanimidade a questão do sabor né? Todos vcs concordaram que os caldos caseiros são infinitamente mais "reais" do que os industrializados. Mas há mesmo o fator tempo, contudo, se fizermos e deixarmos congelado o trabalho será o mesmo dos caldos em cubos.

    Para quem não tiver 2 horas para esperar o caldo ficar pronto, meia horinha basta, o caldo não vai ficar tão concentrado, mas ficará igualmente saboroso.

    Jotta, para usar o caldo caseiro congelado você terá que descongelar previamente no microondas ou se na panela já tiver algum legume ou verdura você pode deixá-lo diluindo nesta mesma panela, sempre em fogo baixo.

    Para descongelar no microondas basta rasgar os copinhos ou os saquinhos plásticos onde você irá congelar o caldo e levá-lo ao microondas por 4 minutos em um refratário de vidro.

    Bjinhos

  11. Estava precisando exatamente dessas três receitas. Adorei, obrigada. Procuro usar somente ingredientes caseiros, naturais, o sabor é outro, óbvio!

  12. Uma dúvida sobre o caldo de legumes..
    vai a carne mesmo?! (eu nunca fiz caldo na minha vida) mas uma receita q eu irei preparar exige esse ingrediente…
    ai fiquei com essa simples dúvida..
    eh isso memso? mesma coisa do de carne com exceção q acrescenta a couve-flor e garni no lugar da salsa?!

    • Oi Guilherme, não é a mesma coisa não. Caldo de carne é caldo de carne, feito com pedaços de carne crua ou assados (aí tem a diferença do caldo escuro e do caldo claro), e o caldo de legumes é feito APENAS com legumes e nada mais. Talvez a receita que você tenha seja para usar caldo de legumes já pronto e depois juntar pedaços de carne, será que não é isso?
      :)

      • Eh porque aqui no site tá escrito: “O procedimento e os ingredientes são os mesmos do caldo de carne, mas a diferença é que no caldo de legumes que eu gosto de preparar acrescento buquezinhos de couve-flor lavados e um bouquet garni em substituição ao bouquet de salsa apenas (…)”
        Por isso fiquei na dúvida… então os ingredientes eh igual ao de carne.. mas sem a carne então … correto?!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>