Salada de Lentilhas e Batatas Crocantes para a Páscoa

quinta-feira, 01 de abril de 2010

A Páscoa está aí, e neste feriado especial para os cristãos a tradição manda que se coma peixe em lugar de carnes, e é aí que entra uma das maiores delícias da Páscoa, e não é o chocolate, é o bacalhau! Eu amo bacalhau, todos os anos minha avó comanda as panelas e faz o melhor bacalhau que eu já comí na vida.
Eu queria colaborar com o almoço de sexta-feira e estava pensando em uma salada diferente que combinasse com bacalhau. Então conferindo meus ingredientes percebi que tinha coisinhas deliciosas que combinam super bem com bacalhau: lentilhas (que na minha opinião tem tudo a ver!), batatas, azeitonas pretas, ovos cozidos e castanhas. Cozinhei as lentilhas em caldo de galinha, cebola, alho e sal até ficarem amolecidas, mas não desmanchando.  Cozinhei dois ovos, piquei azeitonas calamata e castanhas do pará e fiz batatas crocantes (ou chips) no forno – você lava bem as batatas, e fatia em lâminas bem fininhas. Pré-aqueça o forno na temperatura máxima. Unte uma assadeira com um fiozinho de azeite extravirgem, distribua as fatias de batata na assadeira, salpique com sal marinho moído na hora e leve ao forno alto por 15 minutos, ou até perceber que estão douradinhas e crocantes. Desligue o forno, retire qualquer vestígio de azeite das batatas com papel absorvente e monte a salada com as lentilhas no centro, as batatas chips em volta, os ovos cortados no meio, e finalize com as azeitonas calamata, castanhas picadas e algumas gotas de suco de limão. Enfeite com salasa fresca picada. Muito fácil, rápido e fica um charme. Salada do almoço de sexta resolvida. Se quiser testar, fique à vontade.
Bom Apetite e Feliz Páscoa para quem já está indo viajar!
Fabiana Pinfildi

17 Comentários para “Salada de Lentilhas e Batatas Crocantes para a Páscoa

  1. Huumm, lentilhas e bacalhau? Nunca pensei nessa combinação, terei que fazer fora de qquer data comemorativa, porque a família é bem tradicional quando o assunto é bacalhau.
    boa páscoa!
    bjs

  2. Oiiiii Fá, tudo bem???
    Nossa seu pratos além de lindos, saborosos e suas receitas serem ótimas suas fotos também são perfeitas!!!
    Adorei essa receita muito boa para fazer esse fim de semana para o maridão!!!
    Feliz Páscoa pra você e toda sua família!!!
    Bjocas

  3. Gostei de tudo!!!
    essas batatinhas no forno devem ser uma perdição! e bem mais lights do que qdo são fritas!
    uma páscoa doce e feliz para todos os seus!
    babette

  4. Fabiana querida , primeiramente agradecemos por nos acompanhar.
    Seja muito bem vinda.

    Sua saladinha é linda e certamente deliciosa, lentilha combina muitíssimo bem com bacalhau.

    Tenha uma feliz Páscoa com muita paz em companhia dos seus.

    Beijinho.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *