Risoto de Cevadinha com Feijão Borlotti, Abobrinha e Rúcula

quinta-feira, 22 de abril de 2010

Quem me acompanha já sabe da minha paixão por alimnentos naturais, integrais e orgânicos. Esses alimentos me atraem não só pela beleza, pela frescura e pelas muitas vitaminas que possuem, mas me atraem também pela surpreendente versatilidade ao prepará-los. É um desafio delicioso colocar a criatividade pra funcionar e criar gostosuras com eles. É  minha velha frase: comida saudável com jeito de comida gorda…O grão da vez aqui é a cevadinha. Este grãozinho pode ser um ótimo substituto para o arroz do dia a dia, mas os especialistas a consideram ainda melhor que o arroz em se falando de nutrição, já que seus carboidratos são complexos (é quase uma proteína). Além disso, a cevadinha tem vitaminas do complexo B, e é rica em proteínas, fibras e ferro.
Eu resolvi fazer um risoto com a cevadinha para tentar tirar a prova mesmo se ela pode substituir o arroz sem que tenhamos crise de abstinência pela falta do branquinho de todo dia. A cevadinha é realmente deliciosa, com uma textura muito agradável e é fácil de cozinhar, mas apesar de ser uma opção maravilhosa para quem quer perder uns quilinhos, confesso que continuo achando que arroz é arroz, e cevadinha é outra história, não menos importante. Segue a receita que pode ser utilizada como base e preparada com outros ingredientes:
Risoto de Cevadinha com Feijão Borlotti, Abobrinha e Rúcula

(rende 5 porções)

Ingredientes:
1 xícara bem cheia de cevadinha
1 xícara de feijões borlotti debulhados (extraídos de dentro das vagens)
1 litro de caldo de vegetais
2 abobrinhas baby fatiadas
1 colher de sopa de açafrão
14 folhas de rúcula nova, bem lavadas
1 dente de alho picado
1 colher de sopa de azeite extravirgem
1 colher rasa de café de sal
3 colheres de sopa de salsinha fresca picada
1 pitada de pimenta branca moída
5 colheres de sopa de queijo cottage para servir

Modo de Preparo: Deixe a cevadinha de molho por 2 horas. Escorra a água e cozinhe a cevadinha em 1 litro de caldo de vegetais, com o alho picadinho por 10 minutos em fogo alto. Acrescente os feijões borlotti, a abobrinha fatiada, o açafrão e cozinhe por mais 20 minutos em fogo médio, mexendo sempre e acrescentando mais caldo de legumes se necessário (mesmo princípio do risoto comum). Assim que a cevadinha estiver al dente (caso precise de mais caldo e tempo, vá acrescentando até chegar ao ponto desejado) e a abobrinha cozida, acrescente a pimenta, a salsinha, o azeite. Misture delicadamente e desligue. Sirva com as folhas de rúcula por cima e acompanhados de uma colher de cottage regada com um fiozinho de azeite para cada porção. É uma delícia!
Bom Apetite!
Fabiana Pinfildi

28 Comentários para “Risoto de Cevadinha com Feijão Borlotti, Abobrinha e Rúcula

  1. Richie, a cevadinha é um cereal muito antigo, surgiu lá no Oriente há alguns séculos atrás. Ela se parece mesmo com o grão do trigo integral, e quando cozida se abre e fica parecida com o arroz integral. O sabor é muito bom. É facilmente encontrada em lojas de produtos naturais e em hortifrutis ou mercados municipais.

    Oi Flá, obrigada!

    Bjinhos

  2. Fabi, adorei este prato! São tão poucas as receitas de cevadinha, que vou aproveitar esta ideia…
    Acho que não conheço esse feijão, mas outro ficará bem com certeza…
    Uma delícia saudável! :)

  3. Fabi, seu risoto esta espetacular, só acrescentaria uma coisinha: um mignonzinho grelhado bem suculento para acompanhar…(sou carnívora assumida!)

    Bjo gde, Dani :)

  4. Fabi, você e suas receitinhas incríveis! Que delícia isso, menina!!!
    Nunca comi cevadinha, mas confesso que fiquei com água na boca. Bela receita!
    Beijocas!
    Thá

  5. Fabi,

    Invejo sua capacidade de preparar pratos tão incríveis com ingredientes inusitados!

    Pra ser sincera, integro o rol dos que confessam não saberem o que é cevadinha…também nunca vi…ou será que vi e não dei a merecida atenção? Uma pena, mas acho que ainda tenho como remediar…rsss…

    Um prato saudável, chic e saboroso! Parabéns!

    Boa noite!
    Um abraço,

  6. Oi Fabi! Nossa, que prato apetitoso!! Fiquei com água na boca! Quanto ao feijão, nunca tinha ouvido falar… coisa que não se vê aqui no interiorrrr (aff!)
    Bjinhoss

  7. Só via agora este post mas adorei os cereiais são a parte mais importante da minha alimentação. Por isso adoro sempre que vejo receitas novas e com tão bom aspecto.

    Obrigada!
    Sandra

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *