PINHÃO – Delícia com gostinho de inverno!

segunda-feira, 26 de abril de 2010

(Imagem: Google)
Gente, acho que todos vocês conhecem o pinhão né? Pelo menos para quem mora aqui no Brasil este fruto é bem conhecido, principalmente quando o inverno se aproxima e ele começa a aparecer. Já encontrei alguns pinhões por aí neste mês de abril, mas ele vem forte mesmo nos meses de Maio e Junho, e dependendo da safra permanece até o mês de Julho. Ah, amo quando começo a ver pinhões pelos supermercados, isto é sinal de que o inverno está chegando por aqui, e eu adoro aproveitar o inverno….as comidinhas de inverno me cativam muito!
Além de ser delicioso o pinhão proporciona muitos benefícios para a nossa saúde, entre os mais destacados estão o auxílio no controle do colesterol e do diabetes, e ainda combate a fadiga e estimula a libido. O Estado do Paraná é um dos maiores produtores de pinhão do país, e durante a temporada de pinhão fazem festas para promover o fruto.
Se você nunca cozinhou pinhões em casa, é muito fácil. Coloque os pinhões numa panela de pressão e cubra com água e sal. Cozinhe por aproximadamente 1 hora, desligue, descasque e coma com azeite e sal. O pinhão também fica delicioso no preparo de diversas receitas.
Aproveitando que estamos falando de sazonalidade, eu estou colocando aqui um link da Tabela de Produtos de Época disponibilizada no site do CEAGESP. Lembrem-se: consumir produtos respeitando sua sazonalidade é a melhor forma de aproveitar todos os seus benefícios e sabor originais. Além disso, quando estão na sua época certa os produtos tendem a ficar mais baratos do que quando estão fora da sua época.
Então vamos aproveitar e comer muito pinhão?
Fabiana Pinfildi

27 Comentários para “PINHÃO – Delícia com gostinho de inverno!

  1. Oi Fabiana!
    Sou de Santa Catarina e por aqui, é um dos "ícones" mais populares do inverno. Claro, deve ser do Brasil todo, mas quando começa a bater o primeiro frio(zão) o pessoal corre para comprar. Tipo um ritual mesmo. Tem até festa do pinhão ( se bem que qual produto típico que não tem festa no Brasil né?)! hahahaha
    Beijos

  2. Tens razão Fabi,

    Os alimentos consumidos em plena safra tem um sabor muito mais autêntico!

    Os pinhões tem sim, cara de inverno…quando eles começam a chegar é sinal que o frio vem chegando…

    Eu adoro esse tempinho, tão agradável, mas que infelizmente tem demorado a dar as caras nesse nosso país cada vez mais tropical!

    Um abraço pra você,
    Tenha uma ótima semana!

  3. Já comecei a ver pinhão, mas prefiro esperar os meses mais frios, ficam mais saborosos. Curioso que ano passado mal encontrei nos mercados, ainda bem que este ano tem!
    beijos e boa semana

  4. Fabi, o pinhão realmente tem cara do nosso friozinho. Sabe q ainda não achei aqui para comprar, digo aqueles bem gordinhos e coradinhos. Ja estou ate imaginando um Risoto de Pinhão…..hummmm

    Bjo gde, Dani :)

  5. Oiii Fabi, estamos na mesma sintonia…rs acabei de descascar pinhão pra fazer um bolo. Está chovendo a dois dias então imagina o friozinho gostoso (por enquanto) que tá fazendo aqui e concordo que o pinhão tem cara de inverno…Bjinhus e boa semana!!!

  6. Pois é, desse lado do mundo se estão preparando para o Inverno…
    Enquanto que por aqui já se adivinha o Verão, as altas temperaturas, a fruta madura, o mar, as férias…
    Gosto mais do Outono, até do Inverno…
    Embora este ano tenha sido um pouco severo, já estou sentindo saudades…
    Um beijo

  7. Fabi, nunca comi pinhão e tenho a maior curiosidade para comê-los. Concordo plenamente, acho que temos que adotar uma dieta sazona. Vou já ver ali no site que vc colocou!

    Bjs!

  8. Fabi,

    Aqui perto de onde moramos, em Cunha-SP, tem o Festival do Pinhão, acho que é em junho… genteeeemmmm…. tem cada receita!!
    É uma delícia né??!!!

    Beijinho,

    Ana

  9. Fabiana
    Eu adoooro pinhão mas faz séculos que não como !
    Por aqui não temos pinhões comestíveis!!
    Humm me deixou na vontade

    BJs

    Valéria

    Papos de Anjo

  10. Oba! E eu nem sabia que já estava chegando a época do pinhão.

    Adorei seu bloguinho apesar de achar que figos tem gosto de pó e funghis me darem enjoo.

    Abraços

  11. O pinhões são muito bons… mas cá em Portugal são MUITOOOOO caros!
    É engraçado falares que o inverno está a chegar… hoje, cá em Portugal, está um calor insuportável… de cortar a respiração… o verão está a chegar. DETESTO CALOR. Adoro o inverno… eu não era capaz de viver no brasil… as vossas temperaturas derretiam-me lol =D

  12. Fabiana, achei ótimo o site do CEAGESP, muito útil.
    Obrigada.
    Pinhão me remete a casa da minha mãe…mesa farta de comes e de gente, meus pais e 6 irmãos.
    E de gente feliz e cheia de planos.
    Que saudade!

    Beijo.

  13. Fabi, a foto dos pinhoes tá lindissima!
    Eu adoro o sabor deles, deu vontade!

    Desculpa a demora em responder, to numa correria louca com provas aqui.. bjo!

  14. Amigas portuguesas, aqui no Brasil o pinhão não é caro, inclusive quando está com safra muito farta os preços caem lá embaixo.

    Novos leitores, sejam bem vindos!

    Obrigada a todos pelos comentários.

    Bjinhos

  15. Bibi, pinhão me lembra, Copa do Mundoooo, amoooo, toda copa ficamos assitindo aos jogos e comendo pinhão, delícia!!! bjs, Juli Pinfildi

  16. AMO Pinhão!!! Mas qdo eu cozinho, dou uma temperada com um pauzinho de canela, alguns de cravo, sal e açúcar!!! Irresistível!!! ;)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *