Mignom e Mandioquinha na Cerveja Preta

segunda-feira, 19 de abril de 2010

(Fotos: Juliana Pinfildi)
Almoço de domingo é especial, é quando a família se reúne em torno da mesa de refeições para dividir o alimento, e no meu caso, na maioria das vezes, a família já se reúne na cozinha, durante o preparo do almoço. Ontem eu defini o cardápio, minha mãe fez as compras, limpou a carne, descascou as mandioquinhas e fez a farofa. Preparei a carne e o arroz. Minha irmã ajudava a mexer nas panelas e tirou as fotos da carne, que ficou muito gostosa. Os homens ficaram acompanhando de perto, lendo jornal e conversando. Momentos agradáveis acompanhados de boa comida. Tem coisa melhor?
Eu já tinha feito esta receita outras duas vezes – pausa para confessar como cheguei nesta receita: comprando a cerveja preta errada pra fazer uma picanha assada na cerveja certa vez…, no fim das contas todos gostaram – mas nunca dava tempo de tirar as fotos, pois os convidados comiam antes que eu pudesse pegar a câmera. Hoje minha irmã organizou as fotos e conseguimos registrar a receita.  Trata-se de um filé mignom assado com mandioquinha, caramelizados no forno com cerveja preta e doce. Você pode substituir o filé mignom por picanha, coxão mole ou fraldinha. Uma verdadeira surpresa de sabores, deliciosa. Façam que vale mesmo muito à pena.
Mignom e Mandioquinha Caramelizados na Cerveja Preta
Ingredientes

1 peça de 1,200kg de filé mignom limpo
6 mandioquinhas descascadas e cortadas em rodelas
500ml de cerveja preta doce
6 dentes de alho inteiros, descascados
3 colheres de sopa de azeite extravirgem
1 colher de café de pimenta calabresa desidratada
3 ramos de alecrim, separados
1 pitada de pimenta-do-reino moída
1 pitada de flor de sal ou sal grosso moído
2 colheres de óleo vegetal para selar a carne

Modo de Preparo: Em uma assadeira antiaderente tempere a carne com o azeite, o sal e as pimentas. Faça 7 cortes profundos ao longo da peça de carne com a ponta de uma faca bem afiada e coloque um dente de alho dentro de cada um deles. Separe os ramos de alecrim em pequenos raminhos, e insira um raminho dentro de cada furo recheado de alho. Deixe descansar por 10 minutos coberto com um pano úmido. Aqueça bem uma panela com o óleo vegetal e quando estiver bem quente coloque a peça inteira de carne dentro e frite de todos os lados para selar a carne. Isso evitará que a carne perda o seu suco durante o tempo de cozimento no forno. Assim que a carne estviver marronzinha clara por fora, desligue a panela e retorne a carne à assadeira. Disponha as rodelas de mandioquinha em torno do filé (foto 2) e regue com a cerveja preta. Cubra com papel alumínio e leve ao forno alto (260º) por aproximadamente 30 minutos. Retire o papel alumínio, abaixe a temperatura do forno e cozinhe por mais 30 minutos, ou até perceber que a carne está bem passada, com uma pequena crosta caramelizada e brilhante por fora, e as mandioquinhas estiverem todas cozinhas e na cor marrom. Fatie o filé em fatias grossas, regue com um fio de azeite e sirva com a mandioquinha em volta, e  com arroz branco, farofinha e salada. Esta combinação não é mesmo a cara do almoço de domingo?
Bom Apetite!
Fabiana Pinfildi

21 Comentários para “Mignom e Mandioquinha na Cerveja Preta

  1. Fabi, essa mandioquinha me deu uma idéia! Delicioso prato. Adoro a textura da mandioquinha depois de assada. E o alecrim então, carnes + alecrim = combinação perfeita!

    Bjo gde, Dani :)

  2. Hum Fabi que almoço delicioso de domingo o seu, ainda mais acompanhado da família.
    Bjus e tenha uma ótima semana =)

  3. Com mignon dá pra fazer no forno, mas as outras carnes, penso que ficam melhor na panela de pressão, não acha? Já fiz na pressão jeito, com cerveja preta amarga e ficou muito bom.
    Belo almoço de domingo, principalmente com a família reunida!
    Bjs.

  4. Nossa isso deve ser bom demais! Comprei mandioquinhas orgânicas hoje tô doida p/ fazer mas como estou naquela de muda-não-muda não tô podendo estocar muita carne p/ não perder na mudança. Tenho comprado só o que vou usar nos próximos 3 dias.
    Mas assim que comprar filé vou fazer essa receita. Ficou show!
    Bjs

  5. Almoço de domingo em família é sempre uma delícia! E o seu cardápio estava um luxo, Fá!
    Gosto muito de mandioquinha, que acompanha muito bem uma carninha bem feita! Amei a receita! Parabéns, querida!
    Beijos!

  6. Meninas, gracias pelos comentários, adoro recebê-los, sempre tão carinhosos!

    Gina, quando a carne for mais fibrosa que o filé mignom ela pode ser selada como a da receita, mas depois pode sim ser cozida na pressão por uns 30/40 minutos. Mas sempre que eu faço uma carne na pressão gosto de finalizá-la no forno para secar um pouquinho e ficar com um aspecto mais douradinho por fora.

    Bjinhos

  7. lindas fotos e maravilhosa receita!!!gosto muito de filet e mandioquinha é muito bom!!!!otima reunião de domingo foi a sua..bjus querida e bom começo de semana…li

  8. Oi Fabi, tudo bem?

    Que delícia de carne hein? E os raminhos de alecrim me seduziram…rsss…Faço uma boa idéia do sabor e do aroma que eles deram…maravilha!

    Tbm concordo com vc, um almoço em família começa na cozinha, todos juntos preparando o que vão comer…é sempre muito bom!

    Um abraço pra você,
    Ótima semana!

  9. Fabiii, eu diria a vc, "estoteante", deve ser ótimo, qqer dia faço aqui
    Fiz o bolo de blueberry AMEI ja saiu no blog. Bjooo e um excelente começo de seman

  10. Todos que me conhecem sabem que jamais viraria vegetariana pois amo uma bela carne como esta!!! Testem é fácil e realmente fica uma delícia, além de, muuuuito macia!!! Obrigada pelos elogios das fotos!!! Beijocas, Juli Pinfildi.
    P.S. esta minha função de mexer é atividade "insalubre" fica vindo um cheirinho estonteante no meu rosto…hahaha

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *