Feijões Corados ou Feijões Borlotti

quarta-feira, 21 de abril de 2010

Hoje fomos dar um passeio em um hortifruti grande que conheço, mas que não é tão perto da minha casa e que eu possa ir a semana inteira, considerando a falta de tempo, o trânsito, só fica mesmo viável visitá-lo aos finais de semana ou feriados. Estava procurando um maço de rúcula hidropônica quando meus olhos batem em uma banca enorme, repleta de lindos feijões cor-de-rosa, ainda dentro das favas. Lindos, novinhos, fresquinhos e com ótimo preço já que Abril é o mês deles. Não tive dúvidas, trouxe um bom tanto pra casa e vou me deliciar com eles.
Para quem não conhece, os feijões borlotti, são típicos da culinária italiana, além de lindos e coloridos, são deliciosas cápsulas de purê de feijão (é como eu gosto de dizer). Infelizmente quando cozidos perdem esta bela aparência, e ficam na cor marrom claro, bem gordinhos e grandes. É um feijão que não produz caldo. A água do cozimento permanece a mesma até o final.
O feijão borlotti é da família das favas, as favas possuem uma boa quantidade de fibras solúveis (que ajudam a diminuir o colesterol), carboidratos complexos, vitaminas e minerais. Elas são ricas em proteínas, carboidratos e fibras, e possuem poucas gorduras, na sua maioria não-saturadas. As favas também são uma fonte importante de vitaminas do tipo B. As favas frescas possuem uma grande quantidade de vitamina C, que tende a diminuir depois da colheita, chegando a zero depois do processo de secagem
São deliciosas no preparo de sopas e caldos, mas para comer com arroz também! Prometo postar as receitas eleboradas com eles aqui pra vocês, ok? Se encontrar na sua feira ou supermercado compre, você vai adorar!
Fabiana Pinfildi

11 Comentários para “Feijões Corados ou Feijões Borlotti

  1. que feijões fotogênicos!!! lindas fotos.

    tava quase escrevendo 'boa semana', quando lembrei que amanhã ela ainda continua! que cara de domingo!!!

    beijo

  2. Oi Fabiana!
    Acompanho seu blog faz algum tempo já, mas só agora resolvi sair da minha toca e comentar, hehehe!
    O seu blog já virou referencia total para mim, principalmente pela pegada saudável e ao mesmo tempo sofisticada… não são muitos os blogs de culinária e gastronomia que são assim.
    Por isso virei leitora diária sua!
    Parabéns pela qualidade dos textos e das receitas!

    Abraços

  3. Fabiana é por isso que eu gosto de você :) Olha que lindas fotos você nos trouxe. Seus olhos captam o que há de mais belo em tudo o que nos rodeia. Poucas pessoas ficariam assim apaixonadas por favas de feijão.

    Eu sou uma dessas pessoas. Adoro passear-me nas bancadas de fruta e de vegetais. As cores e os aromas fazem-me sorrir. E venho da feira biologica de cesta cheia e alma renovada.

    Obrigada por esta partilha cor-de-rosa. Amei ambas as fotos. Nem sei de qual eu gosto mais, se da 1ªfoto das favas, se da 2ªfoto, dos feijões matizados. Liiindo, maravilhoso!
    Beijinho.

  4. Oi Querol, os feijões são lindos pessoalmente também, um encanto! O feriadinho teve mesmo "sabor" de domingão né!

    Tati, da próxima vez compre-os pois Abril é o mês deles, e comprar depois fora da época além de ser mais difícil não tem o mesmo sabor. Aproveite!

    Oi Lulu, que bacanas suas palavras! Fico feliz por gostar do Figos & Funghis, gosto de poder compartilhar o que eu como em casa e gosto de cozinhar para mim e minha família.

    Rute, exatamente! Você captou direitinho o que eu pretendi passar através destas fotos. Sou como você, meu melhor passeio é numa bela feira e fico horas apreciando a beleza dos vegetais, frutas, legumes, adoro! Que bom que gostou das fotos!

    Flá, você poderá encontrá-los também com o nome de feijões rajados. Eles são vendidos ainda dentro das vagens mesmo, e são assim, coloridos e lindos! Compre-os e depois você me conta.

    Bjinhos

  5. eu conheço êsse feijão e acho uma delicia mesmo!!!sabe onde acho deles?no ceagesp..aos sabados.. e aos domingos tambem..amo..amei sua lindas fotos…bjus..

  6. Sabe que eu nunca comprei esse feijão, que por sinal o danado é lindinho com essas cores, pq não imagino uma receita com ele, vou aguardar sua criatividade e confio no seu bom gosto. beijinhos

  7. Olá, alguém de vocês saberia me indicar onde posso comprar os feijões Borlotti em São Paulo? Minha tia tem uma cozinha italiana para a comunidade italiana de Curitiba e está louca atrás destes feijões borlotti pois todos estão pedindo este prato nesta época do ano…
    Agradeço desde já a ajuda. Um abraço, Alexandre Schultz alexandre@afterschool.com.br

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *