Época de Figos…

sexta-feira, 30 de abril de 2010

Já que estamos na época de figos e seguindo a minha meta de só comer ingredientes na sua época certa e assim conseguir uma alimentação sazonal e melhor (em todos os aspectos), resolvi fazer este post de hoje sobre os figos, e acho que é bem apropriado para o blog já que a frutinha é homenageada logo no título.
Eu gosto muito de figos, principalmente daqueles bem vermelhos e carnudinhos, e os doces que levam figos são ainda melhores do que o figo ao natural. Em casa nunca falta geléia de figos, é simplesmente uma delícia!
Ocorre que muitas pessoas não gostam de figo, ou acham o figo sem graça para comer sozinho como as outras frutas. Outro dia mesmo eu recebi um e-mail em que a pessoa dizia que nunca compra figos porque não sabe o que fazer com eles, já que sua família não gosta, mas que adoraria receber uma dicas para usar os figos em receitas para tentar mudar sua opinião a respeito. Fiquei pensando e percebi que um post com essas dicas poderia ser bem útil e resolvi advogar em favor do FIGO! Hahahaha. 
Então, para que a época de figos possa ser bem aproveitada, trago algumas sugestões de receitas facílimas para utilizar os figos lindos que você encontrar por aí.
Geléia de Figos Secos com Maçã
Figos Assados com Mel
Iogurte com Figos Cozidos
1)A geléia de figos secos com maçã é deliciosa, o método de preparo é o mesmo de qualquer geléia (água + açúcar), sendo que 10 maçãs do tipo fuji, sem casca e sem sementes, cortadas em cubos, somadas a 300g de figos secos rendem aproximadamente 100g de geléia. Coloque uma fava de baunilha (se gostar) durante o cozimento para dar um perfume diferente, e algumas gotinhas de limão para quebrar um pouco o doce da geléia.
2)Os figos assados com mel podem ser combinados com salada de folhas e queijos, é um casamento perfeito! Esta eu já fiz várias vezes e como até puro, quentinho, recém saído do forno. 
3)Já o Iogurte com figos cozidos pode ser uma ótima sugestão de sobremesa. Cozinhe os figos em água com 3 colheres de sopa de açúcar mascavo. Quando começar a ferver desligue, escorra a água, deixe esfriar e sirva com iogurte ou sorvete.
Será que consegui convencer alguém que figos são muito bons?
Imagens: Google
Bom final de semana à todos!
Fabiana Pinfildi

18 Comentários para “Época de Figos…

  1. Arrasou no post Fabi, ótimas sugestões de receitas para quem na sabe o que fazer com essa frutinha! Eu adorooooo… Bjokas

  2. Oi menina! Estou sempre visitando seu blog, que está cada dia melhor, mas não sei o que acontece que qdo. vou postar um comentário, abre uma página "esquisita",rss. Acho que o problema é do servidor…pq. costumo olhar os blogs do ipod pelo Safari, mas hj entrei pelo Google Chromi pelo computer e tudo certo!
    Aaaamo figos! Adorei suas dicas e fiquei com vontade de fazer toooodas as receitas. Mas, aqui na Venezuela, nunca vi figos para vender. Acredita? Qdo. estou no Brasil, costumo fazer Bruschettas de figo com queijo e presunto parma, fica uma "coisa de louco" rsss.

  3. Já eu sou doida por figos!!!
    Cá em Portugal ainda faltam uns mesinhos para a época, mas a minha sogra tem uma figueira que fica toda por minha conta. :) :)
    Adoro gelado caseiro de figo.

    Beijinhos.

  4. Fabi, há pouco mais de 1 ano fiz as pazes como figo… Prefiro-os ao natural ou caramelizados com mel, mas já fiz bombom chamado ficus noisette, que fizeram o maior sucesso. Se interessar, já publiquei.
    Apesar de ter passado a gostar, ainda não posso dizer que adoro figo.
    Bom final de semana!

  5. Vc nem faz idéia…eu amo figo em caldas..de todos! :)
    Poucos doces (pouquíssimos) me fazem brilhar os olhos…nem precisa de muito luxo…só aquela caldinha e já fico feliz…
    E vc, hein?! Toda entendida do assunto…gostei das dicas…
    Na roça é só compota né fia..rs
    Um bejim e um lindo final de semana!

  6. Eu adoro figos, mas engraçado que antes de provar tinha a ideia que não gostava…
    O que perdi até ter provado…
    Este post tem óptimas dicas e me deixou com água na boca, pois por cá ainda não é época de figos…

    Beijocas :)

  7. Eu acho uma fruta tão linda, mas eu nao consigo comer. Se em que eu só tentei comer a fruta in natura, quem sabe numa preparação eu goste né?
    Vou tentar.
    =)
    Beijos

  8. Muito legal suas receitas e suas idéias para o figo, eu tb não tenho muito costume de comprar figos não, apesar de gostar…
    Depois entra lá na minha cozinha que tem uma receitinha de torradas (do lado direito) com patê de figos.
    Adorei!!!
    bjocas

  9. Ola, cheguei aqui atraves do blog da Iliane.

    Adoro geleia de figos, principalmente figada mas nunca encontrei aqui. Figo fruta eh bem caro aqui e nao eh tao doce.

    beijinhos

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *