Cajuína – o refrigerante de cajú do Piauí

quinta-feira, 15 de abril de 2010

(Imagem: google)
A postagem de hoje se deve ao meu saudosismo, ou melhor, se deve à vontade imensa que eu acordei hoje de beber cajuína! Para quem não conhece – e eu também não conhecia até ir para Teresina/PI em Agosto de 2008 – a cajuína é o refrigerante do cajú. É uma bebida típica do Piauí, que mais se parece com suco, na minha opinião, do que com refrigerante, já que não tem gás, embora por lá o povo só a reconheça por refrigerante. Sabem aquele suquinho de maçã argenino de que eu já falei aqui no blog?
Pois é, a aparência é muito semelhante àquela. Quando me apresentaram eu torci o nariz, confesso. Pensei comigo que não teria meios de um refrigerante de cajú ser bom….ledo engano meus caros, não só é bom como me apaixonei pelo tal, e agora estou aqui a pesquisar uma Casa do Norte em SP onde eu possa encontrá-lo e matar minha vontade. E você, quando cruzar com uma garrafinha desta na sua frente, não pense duas vezes: encha um copo de gelo e cubra com a mais deliciosa CAJUÍNA! Garanto que não irá se arrepender. Aliás, se tiver oportunidade de ir ao Piauí, vá! Me surpreendi com o que ví por lá, bem diferente do que imaginava. A arquitetura do centro histórico é maravilhosa, as feirinhas locais são de enlouquecer, o artesanato é bacanérrimo, o povo é muito caloroso e agradável, a comida é ótima, e o calor…bom, o calor é de “fritar ovo no asfalto” como me dizia o meu guia, que gentilmente me levava de carro à todos os lugares legais da cidade.
P.S. Se alguém souber de uma Casa do Norte aqui em SP me avisa por favor?!!
Fabiana Pinfildi

29 Comentários para “Cajuína – o refrigerante de cajú do Piauí

  1. amiga..deve ser delicioso mesmo..me deu uma vontade de provar!!!eu adoro suco de cajú!!e..casa do Norte aqui em SP?ah..conhece o mercado muncipal da lapa?lá tem casa do Norte !!!já comprei lá:feijão fradinho para fazer baião de dois,farinha de mandioca e mais coisas..ate manteiga de garrafa comprei lá..porque quando fui a Fortaleza..me apaixonei por essa manteiga para fazer farofa!!e..compro por lá!tambem no Brás..tem uma rua que só vende produtos do norte..perto da estação de trem!!!se tem tudo por lá!..deve ter tambem..quando for para aqueles lados vou ver se acho!!fiquei curiosa..espero ter ti ajuaddo..bjus

  2. Fabi aqui onde moro não tem não mas uma vez meu pai recebeu uma visita de um amigo da Bahia que deu uma caixa com várias garrafinhas para ele e te confesso não gostei naum rsrsrs gosto é assim né mas minha filha adorou então vou torcer para vc encontrar logo sua cajuína para comprar. Bjo grande.

  3. Fabiana, refrigerante de cají é novidade para mim. Aqui em Portugal deve ser dificil eu encontrar tal originalidade. Mas posso sempre tentar recriar um, não!?
    Boa dica! Obrigada.

  4. Oi Fabiana! Também já tomei cajuína, mas faz tanto tempo que nem lembro se gostei…rss. É que meu marido viajava muito pelo Brasil a trabalho e estava sempre trazendo "novidades". Pode deixar que se encontrarmos cajuína por aí te enviaremos uma garrafinha ok? bj.

  5. Fabi tem uma, ou pelo menos tinha, na Cardeal Arcoverde em pinheiros, perto do largo da batata. Vou ver se consigo comprar e te mando.
    Bj
    Dani

  6. Flá, obrigada pelo carinho querida.

    Ili, pode comprar se você achar e experimente, é uma delícia. Mas como disse a Camila, realmente é coisa de gosto. Nem tudo o que um gosta o outro tb vai gostar né. Obrigada pela indicação, nunca fui ao mercado da lapa.

    Rute, eu acho que você pode tentar sim. Imagino que tenha que ferver o cajú como se fosse fazer um chá. Depois coa-se, despreza o bagaço, adoça e deixa gelar. Não sei se é assim que faz, mas imagino que fique parecido.

    Mônica, que fofa! Obrigada!

    Dani, não conheço esta casa do Norte na Arcoverde, como moro bem na zona sul conheço muito pouco para aquele lado. Obrigada por me indicar. Não precisa se preocupar querida, vc é muito fofa né!

    Bjos meninas

  7. Sabe onde provei cajuína? Na feira de São Cristóvão no Rio de Janeiro, servida em lata ainda por cima… é bem refrescante!!
    Um grande abraço e apareça!

  8. Essa é uma das coisas boas de uma viagem, conhecer e experimentar as coisas típicas do local.
    Em São Luis tem o guaraná Jesus, que acabei não provando… Me arrependi.
    Bjs.

  9. Nunca tomei cajuína mas adoro cajú. Casa do norte aqui em SP deve ter várias mas não conheço. No Mercadão pode ser que tenha, nunca preste atenção!! Beijão

  10. Oi Fabiana, suco de cajú eu adoro e minhas filhas também, mas confesso que nunca tomei cajuina, devo gostar também não é.

    Beijinhos.

  11. Amiga, cajuína é uma maravilha!!! Encontro aqui em Natal no "Mundo Verde". Vem em uma garrafinha de vidro, sem gás e sem açúcar…delícia…

    Bjs

  12. Minha linda eu amooooooooooo Cajuína eu sou Piauiense e toda vez que vou ao meu querido Piaui trago cajuína e quando chega aqui não dá pra quem quer .

  13. Gnt só tomem mto cuidado, para não confundir a Cajuína genuinamente Piauiense com alguns “refrigerantes de cajú” fabricados no Ceará, é comum se confundir um refrigerante de cajú fabricado pela “São Geraldo no CE” com a Cajuína do PI, como bem falado pela autora, a Cajuína Piauiense não tem gás e é pura um produto 100% natural que só contém o mais puro suco de cajú clarificado! Eu moro na cidade vizinha (Ipiranga do Piauí, Fábrica Lili Doces) onde justamente é produzida a cajuína da foto aí em cima! é uma pena que seja tão caro pra te enviar mas se pudesse enviaria com todo gosto… quero que o mundo conheça as maravilhas desse lugar, Aliás retorne, venha conhecer não só Teresina, mas, a serra da capivara, o parque nacional de sete cidades e o delta das Américas. Abraços

    • Concordo com você João, Cajuína boa é Cajuína sem açúcar ;)
      E pode deixar que eu voltarei a Teresina sim para conhecer estas belezas naturais que são mesmo bem famosas!
      Abraços!

  14. Ola
    Meu nome é ronan e conheci o refrigerante cajuina sao geraldo quando fui ai a passeio
    Gostaria de comprar
    Moro em.minas e se puderem.me.informar onde eu compro ficarei grato
    Pode ser em.alguma loja virtual
    Grato
    Ronan
    31-9621 5158

  15. Fabiana, visite a feira de negócios http://www.piauisampa.com.br/, sempre nos meses de junho, no átrio do Shopping Eldorado SP, e encontre td de artesanato, músicas, e gastronomia do Piaui, trazem sempre a melhor cajuina, e tb o mel de lá reconhecido como o melhor do Brasil. Moro em Osasco, sou piauiense e me abasteço lá todos os anos,
    compro para os meus amigos. Boa sorte.
    Obs:. Cajuina não tem acúcar, tem fabricação artesanal, e eles n tem produção para uma demanda maior por isso é vendido sòmente lá no estado.

  16. Fabiana,ainda não tenho certeza, mas ouvi um comentário de que a PiauiSampa, foi cancelada, como dizia Tancredo Neves, a política são como as nuvens, toda vez que a gente olha ta de um jeito, provavelmente vai renascer em outro lugar com outro nome.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *